Revista Do Linux  
EDIÇÃO DO MÊS
 Produto
 LinuxTag
 Shell Script
 Entrevista
 CD do mês
 Capa
 Estudo de Caso
 Distribuições Diet
 Segurança
 Squid
 Corporativo
 Games

Rádio Linux

Fale com seu Linux

Se você é um tipo muito solitário, daqueles que tem uma timidez crônica, sem amigos, sem coragem ou talento para obtê-los, saiba que agora existe um remédio para extirpar o mal que lhe aflige. Isso é o que garante o IBM ViaVoice Dictation for Linux, garantindo que a partir de agora você poderá conversar com todo e qualquer pingüim, pilotando o Linux apenas com o gogó. Você ou vocês ditam, pois também é multiusuário, e o Linux digita, podendo transferir o que foi ditado para um processador de textos qualquer, e continuar formatando, colocando acréscimos, corrigindo, e elaborando um texto que ao final poderá ter uma assinatura estranha como: Cordialmente, Eduardo Mãos-de-Tesoura.

Um relógio que até mostra a hora

O site do Linux Journal mostrou recentemente um protótipo de um relógio-videofone baseado em Linux. A engenhoca alienígena foi projetada e construída pelo canadense Steve Mann em 98 e, num primeiro olhar, se parece com um desses Casio cebolões que são vendidos pelos camelôs de rua. Observando melhor o display do Wristwatch Videophone, vê-se uma tela VGA colorida que exibe imagens na velocidade de 8 quadros por segundo. Um transmissor experimental de rádio, que literalmente o operador veste, é um computador-vestimenta batizado por WearComp, que recebe as imagens de uma microcâmera e as retransmite para a Internet. Concomitantemente, recebe novas imagens da Web e as retransmite ao display do Wristwatch, que também exibe na tela um relógio semitransparente sob as imagens. Ele foi a grande sensação durante a videoconferência ocorrida na ISSCC 2000, impressionando a todos, que comentavam a amplitude de segmentos onde o Linux está fincando pé.

DVDs de 2ª geração

A Panasonic anunciou para breve o lançamento da sua segunda geração de DVDs regraváveis, com drivers otimizados para Linux/Unix e com acesso transparente aos DVD-RAM de 4.7 GB e 9.4 GB, single-sided e double-sided, respectivamente. Em parceria com a empresa MagnaVault, foram desenvolvidos drivers de alta performance e implementadas novas soluções para criar uma interoperabilidade entre sistemas de arquivos Linux/Unix e os atuais padrões de mercado. A Panasonic centra a defesa desse desenvolvimento na afirmação de que as máquinas de alto desempenho, principalmente aquelas comumente usadas na área de vídeo digital, geralmente têm um perfil mais adequado para esses sistemas, e alerta que ignorar esse fato é tapar o Sol com a peneira. Ela reconhece que o protecionismo das empresas componentes do consórcio DVD bate de frente com as exigências das soluções corporativas, que indiscutivelmente já abraçaram o Linux. Tanto bate até que fura!

Pingüim de TV

AOL, DirectTV, Philips e Sony são alguns dos pesos-pesados que adotaram a TiVo, um serviço de TV interativa totalmente baseado em Linux, que combina facilidade de uso, desempenho excelente e custo muito baixo. Essa empresa começou com Mike Ramsay e Jim Barton, que trabalharam em um projeto experimental de uma joint-venture da Time-Warner com a SGI, para elaborar um projeto de TV por demanda em larga escala, e que foi descontinuado abruptamente, o que levou os dois a procurarem duas novas parceiras, a Philips e a Sony, para criar um serviço de TV interativa para as grandes emissoras. Rapidamente a CBS, a ESPN, a NBC, a HBO, a Showtime, a ABC e a Dysney Company aderiram à proposta. Todo o projeto foi desenvolvido em cima do Linux, e quando as grandes empresas de sistemas proprietários tentaram vender suas soluções, foram vencidas pela preferência de um sistema independente, condição imposta pelas grandes emissoras. Hoje a TiVo já conta com 4.000 pontos de serviço espalhados nos Estados Unidos, e já vai começar suas operações, depois de um exaustivo período de testes.

Ponto de encontro

Uma dica para quem está sempre à procura de um driver para o Linux é o site lhd.datapower.com, o Linux Hardware Database. Lá o linuxer vai encontrar uma quantidade absurda de drivers para periféricos de todas as áreas, e já virou ponto de encontro da turma que faz instalações de Linux e que se depara com periféricos complicados. O volume de acessos é muito grande, e ele já desponta como um daqueles sites obrigatórios. Confira.

Alunos de GTK

Outro site que também tem tido um volume cada vez maior de visitações é o www.gtk.org/tutorial, e lá aprende-se os primeiros passos do uso da biblioteca GTK e sua interface com a linguagem C. Com o apelo do código aberto, os programadores estão adotando esta ferramenta, que provavelmente vai se tornar, em breve, um dos grandes padrões do mercado.

Certifique-se

The Linux Professional Institute é um site japonês que oferece certificação e cursos para empresas e profissionais, com excelência reconhecida por diversas corporações em todo o mundo. Seus certificados custam em geral US$ 100,00, e já são muitas as empresas, preocupadas com o perfil dos novos administradores de sistemas, que estão enviando seus funcionários para reciclarem seus conhecimentos. Confira em www.lpi.org, se você já tem o perfil requerido para os novos tempos, através de alguns exames exemplos, ou se está virando sucata.

Linux edifica

O sonho de muitos é construir a casa própria, mas todos temem se deparar com um "erro geral de construção" durante a fase de projeto, que geraria um reboot traumático, falhando, abortando ou cancelando todo o seu entusiasmo. Para evitar esse problema, recomendamos a adoção do Linux e o uso do software alemão de arquitetura CYCAS, um CAD 2D e 3D, que chega agora ao seu release 2, e entre seus recursos, exporta para os formatos DXF, POV-Ray e RPL (Real 3d). Um diferencial importante está em sua interface, que simula o uso de uma prancheta de desenho, não obrigando os usuários a aprender métodos atípicos de procedimento, muito diferentes da experiência adquirido com plantas de desenho e o uso do tecnígrafo. Visite www.cycas.de

IBM atualiza sua linha ThinkPad

A linha de ultraportáteis ThinkPad 240 da IBM será remodelada, e terá novos modelos e design. A empresa não confirma nem desmente, mas espera-se que a nova linha de ThinkPads seja equipadas com processadores Crusoé, da Transmeta. O interesse da IBM no Crusoé advém de seu pequeno consumo de energia, tornando possível uma utilização normal do equipamento com apenas uma carga diária de energia. Atualmente os ThinkPads pesam menos do que 1,3 kg, e são equipados com processadores móveis Pentium III ou Celeron. Não há indicação de que os processadores Intel serão abolidos da linha ThinkPad, entretanto, alguns modelos voltados para a durabilidade da bateria poderão ser equipados com os processadores da Transmeta.

Free Mitnick!

Kevin Mitnick conseguiu uma permissão federal para trabalhar como consultor de informática ou escrever artigos sobre tecnologia. Para quem não lembra, Mitnick foi perseguido pelo FBI por três anos, acusado de ter causado prejuízos de milhões de dólares a empresas por alterar e roubar informações contidas em servidores privados. Uma boa notícia para ele e para a comunidade hacker do mundo todo, uma vez que representa uma flexibilização sobre os termos do primeiro acordo judicial firmado há cinco anos. Por este acordo, Mitnick estaria impedido de ter contato com computadores, telefones celulares e acesso à Internet, mesmo que isso limitasse suas opções de trabalho. Além disso, Mitnick foi proibido de escrever artigos sobre tecnologia para a imprensa especializada. Com a permissão, dada por um juiz federal, Mitnick pode aceitar alguns tipos de trabalho envolvendo tecnologia, bem como escrever artigos técnicos para publicações de tecnologia e prestar consultoria para empresas.

 

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade