Revista Do Linux  
EDIÇÃO DO MÊS
 Produto
 Atualidades
 Slackware
 Entrevista
 CD do mês
 Capa
 Open Source
 Corporativo
 Programação
 Zope
 Digitalização

 

O et de varginha
Ele deixa de dormir para ler um livro novo, tamanha a importância que dá ao estudo, e no dia-a-dia não deixa problema sem solução, o que lhe valeu o apelido incomum de:

Ele deixa de dormir para ler um livro novo, tamanha a importância que dá ao estudo, e no dia-a-dia não deixa problema sem solução, o que lhe valeu o apelido incomum de:

Edison Figueira Jr. começou cedo, aos 14 anos, estagiando em uma empresa de assistência técnica e suporte, e ali ficou durante nove anos acumulando experiência como técnico em impressoras, técnico de campo, e depois especialista em rede Novell, para a qual não dispensa elogios. Depois de um tempo já dominando o ambiente Novell, passou a integrar o Netware com Unix e os mainframes da IBM.

A obrigação em dominar o Unix foi, segundo sua opinião, a mais importante de sua vida, e ele lamentava apenas não poder tê-lo em sua casa.

Nessa época foi designado para criar um departamento de projetos dentro da empresa. Pouco tempo depois explodia a Internet e ele foi contratado para montar um provedor, e foi nesse projeto que conheceu o Linux e se apaixonou.

Só que, em 1994, um provedor totalmente baseado em Linux enfrentava um incômodo problema: aplicativos. Foi aí que arregaçou as mangas e começou a desenvolver pequenos aplicativos para poder automatizar e administrar o provedor. Naquele momento ele era apenas um iniciante em C, e, buscando uma alternativa mais fácil, terminou tropeçando no Perl.

Aí começava uma compulsão. Passou a devorar os mais de 500 livros que compõem sua biblioteca. Seus colegas de trabalho constatam com admiração que ele deixa de dormir para poder ler um livro novo, tamanha a importância que dá ao estudo. Não há, no dia-a-dia, um problema para o qual ele não se empenhe em buscar a solução imediata. Como nunca faltou solução para qualquer dos problemas surgidos, terminou recebendo de seus colegas de trabalho o apelido de "ET de Varginha", pois eles sempre esperam que ele, usando seus métodos alienígenas, torne possível o que parecia impossível.

Edison acha que as distribuições de Linux ainda engatinham, e que ainda é cedo para submetê-las a um crivo mais crítico, mas espera que haja em breve uma compatibilização de pacotes e configurações, o que para ele facilitaria muito a vida dos desenvolvedores na hora de criar seus aplicativos. Ele também acredita que uma explosão mundial do Linux é iminente, mas observa que no panorama brasileiro há muitos críticos e poucos colaboradores.

Sempre com muita humildade, ele tem um objetivo: "levar para às pequenas empresas os grandes recursos que o Linux apresenta e que só eram desfrutados pelas grandes corporações".

Desde 1995, quando teve que resolver um problema de custo surgido com o sistema de e-mail da AT&T utilizado por uma grande empresa, Edison passou a juntar diversas soluções por ele desenvolvidas e que culminaram no projeto do BRmultiaccess, uma suíte que reúne em uma só ferramenta toda a configuração Web e que possibilita o controle do seu uso. Seguindo a filosofia do software livre, conseguiu seu espaço no prestigiado site www.linuxapps.com.

A suíte foi totalmente desenvolvida em Perl, e para as futuras versões Edison pretende unificar todos os recursos de compartilhamento de informações dentro de uma empresa, incluindo webdrive, salas de reunião, agenda e várias outras implementações, independente do tamanho. "E isso só é possível por ser uma solução baseada em Linux", garante.

 

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade