Revista Do Linux  
EDIÇÃO DO MÊS
 Programação
 CD do mês
 Corporativo
 Entrevista
 Capa
 Estudo de Caso
 Produto
 Distro
 Flagship
 Interbase
 Gerenciadores
 RPM
 Wine
 XML
 

Vida de médico
Sempre ocupado, atento às últimas novidades e patches de segurança, é sempre o primeiro a divulgá-los para os sites brasileiros

Renato Murilo Langona, 20 anos, nascido em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, trabalha como consultor de segurança *NIX e administrador de sistemas em diversas empresas no triângulo Rio de Janeiro/São Paulo/Pernambuco. Possui diversas certificações em administração de redes, Unix, Linux e segurança. Por causa do grande volume de oportunidades de trabalho, como palestras, cursos extracurriculares relacionados à administração e segurança e, ainda, diversos projetos que dirige ou que passou a integrar, acabou trancando a faculdade de Ciência da Computação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Entre os vários projetos que mantém, destaca-se o portal de notícias de segurança, o www.linuxsecurity.com.br.

Renato é o responsável por seu conteúdo, administração e, claro, segurança. Também administra e faz a moderação de uma lista de segurança voltada apenas para administradores, a security-l, que conta com mais de 60 administradores e consultores de provedores, prestadoras de serviços e upstreams. Ele é um dos linuxers mais ativos no Brasil nessa área, e é visto como fonte de referência, sempre compartilhando seu conhecimento com quem o procura.

Para Renato, um bom especialista em segurança deve ser um bom administrador do sistema sob sua responsabilidade. Ele diz que não é possível assegurar algo que não se saiba administrar corretamente. Por isso sempre que lhe pedem conselhos ou indicações de literatura na área de segurança sua primeira palavra está relacionada à administração em geral.

Somente depois disso é que Renato recomenda a leitura específica dessa área, firewalls, políticas de segurança, nunca restringindo a atenção apenas a receitas práticas de implementação ou FAQs. Sempre utiliza os apenas como ponto de partida para procurar mais assunto ou informações mais completas. Salienta que é preciso manter-se atualizado sobre equipamentos e sistemas através das informações dos próprios fornecedores. Ainda aconselha participar de listas de discussões.

O acompanhamento de projetos na área também é imprescindível não só para enriquecer o conhecimento como também para aprofundar as técnicas e obter melhor resposta em caso de incidentes ou situações já presenciadas e relatadas por outros administradores. E, acima de tudo, Renato recomenda um item básico: prevenção. Ele diz que não é preciso lembrar que para essa área o domínio do inglês técnico, pelo menos para leitura, é importantíssimo, já que a maior parte da literatura original e atualizada no assunto encontra-se nessa língua. Sugere aos interessados os seguintes sites, na sua opinião obrigatórios para qualquer profissional da área:

Network Security Library: secinf.net
SecurityFocus: securityfocus.com
Packetstorm: packetstorm.securify.com
SecurityPortal: www.securityportal.com
Oreilly net: www.oreillynet.com

A administração de seus horários é muito precária. Nunca dorme mais de 4 horas por dia e raramente consegue tempo para a família ou o lazer. Sempre que pode, ou tem uma linha telefônica disponível, procura colocar os projetos paralelos em dia e manter a LinuxSecurity Brasil atualizada. Quando aparece um tempo livre, aproveita para ler mais. Acorda sempre uma ou duas vezes no meio da madrugada para checar notícias, artigos em diversos sites e seu e-mail. Para ele, trabalhar na área de segurança é o mesmo que ser médico. Tem que estar disponível o tempo todo.

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux