Revista Do Linux
EDIÇÃO DO MÊS
 Gráficos
 Comandos Avançados
 Portáteis

 Capa
 Entrevista
 CD
 Distro
 GNU
 Evento
 Depoimento
 Programação

 

Cartas

Atraso na entrega
Primeiro gostaria de parabenizá-los pelo excelente nível da revista. A inclusão dos áudios de palestras é extremamente salutar. Mas, como nem tudo são flores, quero alertá-los quanto à distribuição da revista para assinantes na região do Rio de Janeiro. Estou ainda esperando pelas revistas de out/2000, nov/2000 e jan/2001, mesmo após contactar o suporte ao assinante por telefone. Agradeço, portanto, se os senhores as enviarem. E mais, gostaria de sugerir que seja divulgado o modo de como podemos ajudar na tradução dos manuais, FAQs, etc. dos programas do Linux. Grato pela atenção.
Francisco de Assis Pereira Cavalcante
edmi@reduc.petrobras.com.br

Estamos mandando suas edições e agradecemos sua advertência. Sempre estamos às voltas com inúmeros problemas de distribuição e pedimos desculpas pelo atraso na entrega das revistas. Pretendemos sanar todos os problemas de distribuição agora no primeiro trimestre. Quanto a colaborar com traduções, uma boa maneira é se juntar ao time do CIPSGA (www.cipsga.org.br) e da LDP-BR (ldp-br.conectiva.com.br)>

Linux para Mac
Pessoal, sendo fã de carteirinha do Linux e já aprendendo o suficiente para pelo menos usá-lo decentemente, estou numa rua sem saída. Tenho um Mac... Existe alguma previsão de vocês lançarem um CD com Linux para Macs? Como o Yellow Dog, o Linux-PPC, ou algo semelhante pra eu poder instalar algo ainda melhor no meu iBook G3? Tentei o Slackware (que uso em casa), mas nem pensar. Nada a ver! Valeu. Obrigado.
Douglas de Toledo Bozza
dbozza@ig.com.br

São poucos os usuários que nos solicitam distros para Mac porque a plataforma PC é hegemônica no Brasil, mas anotamos sua sugestão e estamos avaliando preparar um CD para os amantes do Apple.

Mala-direta no StarOffice
Li o artigo sobre StarOffice na RdL 10 e gostaria de saber se é possível aproveitar uma planilha com dados, transformando-a em um dbase para fazer a mala-direta (como no Word e Excel); se isso é possível, qual seria o procedimento?

Sim, é possível. O procedimento é o seguinte:
1) Primeiro verifique no menu Ferramentas/Opções/Geral/Atalhos em qual diretório estão configuradas as consultas a banco de dados; por default o StarOffice coloca em /home/seuhome/Office52/user/database.
2)Abra sua planilha, salve-a como DBF no subdiretório address que se encontra dentro de /home/seuhome/Office52/user/database.
3)Agora basta tornar a sua base de dados ativa indo ao menu Editar/Substituir base de dados... e dentro do subdiretório address escolher a sua base de dados.
4)Para visualizá-la e utilizar os dados lá existentes, basta ir ao menu Ver/Base de Dados Ativa, ou pressionar a tecla F4.

Opção de voto
Quando vocês perguntam "Qual a seção mais interessante da Revista do Linux?" temos de escolher uma apenas, porém, muitas vezes gostaríamos de votar em mais de uma. Por que não perguntam qual a avaliação de cada seção?
Adailton Lehmkuhl
alehmkuhl@yahoo.com

Obrigado pela sugestão. Vamos adotá-la nas próximas pesquisas.

Deus os abençoe
Senhores, peço-lhes que preparem uma edição da revista voltada para instalação de gravadores CD-RW, pois trabalho com MP3. O problema é que eu estou querendo abandonar definitivamente o Windows e uma das poucas coisas que faltam é a gravação de CDs. Acontece que eu não estou conseguindo muitos progressos nessa área, apesar de adorar fuçar o sistema e quase sempre acertar os problemas só com informações da Internet. E o pior: muitos dos programas que eu estou encontrando estão só com os fontes. Tentei compilar alguns e consegui algum sucesso, mas poderia ter sido melhor. Vocês poderiam mandar os pacotes RPM, não poderiam? Muito obrigado e Deus os abençoe!
Renato Siqueira
renatosiqueira@suporte.net

Renato, vamos atendê-lo em breve. Aguarde um pouco mais.

Instalação gráfica
Parabenizo vocês por essa grande revista, e pela divulgação desse grande e maravilhoso SO que é o Linux. Porém, também venho fazer uma crítica sobre a instalação gráfica do Conectiva Linux. Vocês deveriam fazer dela uma extensão da instalação texto, trazendo mais flexibilidade na escolha do tamanho das partições, pacotes a ser instalados. Eu aconselho a todos os usuários iniciantes que me consultam sobre informações da instalação a utilizar a instalação texto em vez da instalação gráfica. Novamente parabenizo a todos os colaboradores desta revista e vida longa ao Linux.
alexos@svn.com.br

Equívoco: a RdL é uma publicação da Conectiva, porém somos um veículo independente. Não influímos na área de desenvolvimento da empresa, e não podemos responder por isso. Podemos, sim, encaminhar seu e-mail.

Sugestão para Dicas e Dúvidas
Assino a revista desde a nº 1 e apesar da seção Dicas e Dúvidas, sugiro inserir algo como "o que saiu errado?", ou seja, malícias sobre as instalações/configurações ou até indicações de livros sobre os programas que farão com que os linuxers iniciantes "apanhem" bastante, apesar de várias receitas mostradas nas edições . Um exemplo é que até hoje, não consigo rodar o Samba, isto é, sempre que inicio o processo , verifico o status e venho a saber que o aplicativo está "parado". Já verifiquei tudo e não consigo descobrir onde está o problema.
Ewerson lage
ewersonl@zaz.com.br

Nessa edição temos uma seção Leitura que pode ajudar o leitor. A sugestão para a seção Dicas e Dúvidas é muito pertinente. Vamos estudar com carinho.

Proxy
Sou leitor desta Revista e também aposto no crescimento do Linux, especialmente no ambiente corporativo, no entanto tenho sentido a falta de matérias que abordassem algumas operações como, por exemplo, a montagem de um servidor Proxy.Ficaria muito grato se vocês publicassem algo sobre o assunto.
Kleber
kleber@wbuilding.com.br

Esse assunto é de extrema importância para as tecnologias que utilizamos atualmente. Uma matéria sobre a montagem de um servidor proxy com o Squid foi publicada na edição 8, página 58.

CD do Mês
Olá, eu não sou leitor da Revista do Linux há muito, porém já comprei algumas edições (uma delas a que vinha com o CD-ROM do SuSE 6.3). Eu gostei muito da revista e das abordagens, mas vocês precisam caprichar nos CDs, pois eles são o verdadeiro trunfo da revista (convenhamos que reportagens podem ser lidas em qualquer parte da Internet). Seria legal uma espécie de pesquisa na qual os usuários escolheriam entre 3, 4 CDs para serem vinculados na revista do mês. Minha sugestão desde já: Debian 2.2r2 (potato) ou Slackware 7.1, mas deixo com vocês.
Daniel M. Cavalcante
coldfish@bol.com.br

Não colocamos todos os meses CDs de distribuição, pois muitos usuários nos pedem para que haja um intervalo de pelo menos 2 meses para que os testes possam ser realizados. Por esse fato algumas distribuições demoram para entrar na revista. De qualquer maneira sua sugestão foi bem-vinda e anotada. Sugestões dos leitores para o conteúdo do CD sempre são esperadas aqui na redação.

Errata está no Site
Não sei se já foi reportado a vocês, mas estava lendo a parte de DICAS e DÚVIDAS da revista de jan/2001 e na dica sobre "Backups em disquete" tem um caminho errado no comando:
mkfs -t ext2 /dev/fd01440
O correto seria:
mkfs -t ext2 /dev/fd0H1440
Só um pequeno detalhe mas que pode fazer alguns usuários novatos quebrarem a cabeça.
Erick Okasaki
eriky@terra.com.br

A partir desse mês todas as erratas das edições da Revista serão publicadas em nosso site, acesse o endereço http://www.RevistaDoLinux.com.br/ed/errata/. Quem quiser colaborar conosco é só nos enviar um e-mail como fez nosso leitor Erick. Agradecemos pela ajuda!

Problemas de instalação
De acordo com a reportagem Oracle: instale e configure, págs. 22 a 26, da RdL 10, mais precisamente no que diz respeito a um arquivo denominado (orainstRoot.sh), que deveria constar segundo a reportagem no diretório /tmp/orainstall/, acho que esse arquivo não veio junto com os demais na distribuição do CD-5 do Linux, pois vasculhei todo o disco e não localizei o referido arquivo; e agora, o que eu faço? Pois sem esse arquivo não tenho como continuar a instalação do Oracle.
Marcelo A. Pacífico Cavalcanti
marcelo_cavalcanti@yahoo.com

Esse arquivo pode estar "escondido" dentro de um outro arquivo-pacote do CD-5, por isso você não o encontrou. Provavelmente esse arquivo foi descompactado em seu /tmp. Procure pelo arquivo orainstRoot.sh em seu diretório /tmp.

Linux para notebooks
Tenho um NoteBook IBM 486 sem CD-ROM com 8Mb de memória e HD de 540Mb. Gostaria de colocá-lo para funcionar novamente, porém ainda não encontrei nenhuma distribuição que instale somente o básico para iniciar o trabalho. Pretendo, após ter certeza de que o Linux irá funcionar, adicionar um CD-ROM externo pela porta paralela para poder tornar o equipamento efetivamente útil. Se possível, me orientem em relação a dar nova vida a este equipamento.
Wilson Oliveira da Fonseca
wilson.fonseca@cpm.com.br

Veja matéria sobre Linux em Notebooks na edição número 13 (janeiro). Consulte também o Linux LapTop HOWTO em www.linuxdoc.org. Veja ainda os seguintes sites: www.cs.utexas.edu/users/kharker/linux-laptop/ e www.linux.org/hardware/index.html

 

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux