Revista Do Linux
EDIÇÃO DO MÊS
 Gráficos
 Comandos Avançados
 Portáteis

 Capa
 Entrevista
 CD
 Distro
 GNU
 Evento
 Depoimento
 Programação

 

Converter faixas de áudio em arquivos WAV e MP3

MP3 de um lado e direitos autorais do outro. Alheios a isso, os usuários não param de converter seus CDs prediletos

Sem entrar no mérito do RIAA, Napster x Metallica ou direitos autorais, é interessante poder criar seus MP3 para ouvir em casa ou no trabalho, e não precisar levar seus CDs de um lado para outro. Não queremos aqui estimular a pirataria, muito pelo contrário.

A tecnologia existe e pode ser utilizada sem causar qualquer dano à propriedade alheia. Um artigo mais extenso sobre o assunto saiu na edição 5, página 60, e apresentamos aqui uma "receita de bolo" prática.

Para começar, será nescessário que você tenha dois aplicativos instalados em sua máquina: um conversor de CDDA para WAV, que retira as trilhas do CD e as transforma em arquivos .wav, e um aplicativo do tipo ripper, que converte os .wav em MP3. Obtivemos bons resultados utilizando o CD Paranoia e o Bladeenc. Esses aplicativos estão disponíveis na maioria das distribuições. Caso não estejam na sua, uma busca rápida no Freashmeat (www.freshmeat.net) resolve o problema.

O processo resume-se em dois passos principais:
1. Transformar uma faixa de áudio em .wav
2. Transformar o .wav em .mp3

Com o CD Paranoia e o Bladeenc instalados em seu sistema Linux, abra um console ou, se preferir, um terminal no X. Então, coloque o CD de áudio que deseja codificar.

Primeiro passo

Criação do Arquivo .wav

Digite no console:

$ cdparanoia -v "1"

Será criado o .wav da faixa 1 do CD de áudio, mude o "1" pelo número de outra faixa e você poderá transformar as outras faixas em .wav também. A opção -v pode ser omitida, ela serve apenas para mostrar na tela tudo o que o CD Paranoia está fazendo.

Você também pode criar um único arquivo .wav contendo várias faixas do CD de áudio, basta digitar o seguinte comando $ cdparanoia -v "1-5"

E você criará um .wav que contém da faixa 1 até à 5 do CD de áudio.

A opção - b extrai cada uma das faixas em arquivos diferentes. Assim, é possível em uma única operação extrair o disco todo em arquivos diferentes (quem é que quer um MP3 enorme com o CD inteiro?). Supondo que o CD contenha oito faixas, utilize o comando $ cdparanoia -v "1-" -B

Se você estiver tendo problemas com acesso a disco, utilize a opção -t.

Segundo passo

Criação do .mp3

Após terminar o primeiro passo, o CD Paranoia terá gerado os arquivos .wav.

Provavelmente eles se chamarão cdda_xx.wav, sendo xx o número da faixa, na ordem em que está no CD.

Agora, o que nos resta fazer é transformar esses .wav gigantes em minúsculos .mp3. Entra em cena o Bladeenc, basta digitar em seu console:

$ bladeenc cdda_xx.wav

E assim será gerado o arquivo MP3 com o mesmo nome e extensão .mp3.

Faça isso para todos os arquivos.

Agora, execute seu toca-MP3 favorito e ouça suas músicas.

 

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux