Revista Do Linux
EDIÇÃO DO MÊS
 Hardware
 Comandos Avançados
 Tecnologia

 Capa
 Entrevista
 CD
 Corporativo
 Sistema
 Evento
 Segurança
 Internet
 Programação

 

Cartas

Atualizações
Olá! Cada dia que passa aprendo mais de LINUX! Mas gostaria de ver nos CD’s as atualizações do CONECTIVA LINUX do momento, ou seja, cada atualização que lançassem para as versões CL colocassem no CD da revista.
Rogério Olegário Vilela
rovilela@hotmail.com
Jataí-GO

Apesar de a RdL ser editada pela Conectiva, somos um veículo independente. Nosso objetivo é tratar com igual cuidado todas as distribuições. Se colocarmos no CD todo mês as atualizações do Conectiva Linux, teríamos de colocar as atualizações também de todas as distribuições. Isso seria inviável, os CDs sairiam apenas com as atualizações e sempre alguma coisa ficaria de fora. Para saber como atualizar seu Linux, contate diretamente a empresa que mantém sua distribuição favorita. Eles sempre mantêm as atualizações disponíveis para download em seus sites oficiais.

Aviso aos navegantes
Um sistema operacional é uma ferramenta, logo, existem ferramentas profissionais e amadoras. O Linux é uma ferramenta concebida em ambiente universitário e, portanto, tem pormenores de qualidade que escapam da apreciação do público comum. Instalar o Linux no micro de um usuário leigo tem o mesmo efeito de dar um conjunto de chaves de fenda e de boca de aço-cromo-vanádio para alguém que não sabe nem o que são parafusos e porcas. Pouco adianta dizer que essas ferramentas são da classe mais nobre de ferramentas e que nunca irão enferrujar, se uma ferramenta chinesa muito mais barata resolve o problema. Igualmente, se o usuário quer apenas editar ou ler um texto ou jogar um jogo, pouco lhe adianta estudar a configuração de partição de um HD. Isso pode até irritá-lo. Neste ponto, digo ao usuário comum que o Windows resolve perfeitamente o problema de jogar, abrir um e-mail ou ler um texto. Acredito que o Linux somente crescerá mais se tiver várias facilidades da filosofia do Windows, mas a pergunta que deixo é, ele continuaria sendo Linux?
ivanv@brasilnet.net


Apesar de este não ser o principal objetivo do Linux, existem vários esforços para torná-lo mais amigável para o usuário leigo. O KDE2 e o GNOME já fornecem uma interface gráfica fácil de usar, toda baseada em menus e cliques de mouse. O Linux vem crescendo bastante nestes últimos anos, sem adotar nenhuma filosofia do Windows... por isso não tenha medo, o Linux não vai se render ao lado escuro da força e nem vai deixar de ser o que ele é: de livre distribuição, com código-fonte aberto e disponível na Internet. Uma mágica chamada GPL torna isso possível.

Sugestão I
Minha sugestão é que vocês publiquem na revista como instalar e configurar temas do KDE2, inclusive em modo de linha de comando. Cristiano
cvn@ig.com.br


Sugestão II
Aposto no crescimento do Linux, especialmente no ambiente corporativo, no entanto tenho sentido a falta de matérias que abordem algumas operações como, por exemplo, a montagem de um servidor Proxy. Ficaria muito grato se vocês publicassem algo sobre o assunto.
J.Kleber
kleber@wbuilding.com.br


Sugestão III
Andei acompanhando nas edições 12 e 13 da RdL matérias sobre o Debian GNU/Linux e já que a sua distribuição é livre, acho que milhares de leitores que também acompanharam a reportagem na revista gostariam de ver uma edição da RdL com o Debian 2.2r2 (ou a última versão disponível) no CD que acompanha. Nas revistas só vêm SuSE, Mandrake (de monte) e Conectiva.
Carlos Alberto Mazzer
funtable@uol.com.br


Sugestão IV
Em um número anterior da RdL foi publicada uma matéria sobre o "monopólio" que existe por parte dos fabricantes de software. Gostaria que fosse publicada uma matéria semelhante falando sobre o rendimento dos PC’s rodando Linux. Por exemplo, uma comparação entre os processadores Pentium, AMD, Cyrix e Celeron com o Linux.
Giuliano
giu@acib.com.br


Agradecemos as sugestões dos leitores e estamos estudando essas possibilidades. Continue colaborando com a RdL.

Kernel I: a pergunta
Sobre a atualização do kernel mostrada na edição de número 13, acredito que devemos copiar o novo arquivo System.map para o diretório de boot, a fim de pegar as configurações adequadas do novo kernel. Essa cópia não foi mencionada na reportagem. Gostaria que, se realmente não for necessária essa cópia, me avisassem, pois sempre efetuo essa cópia nas atualizações de kernel que executo.
Rodrigo Albuquerque
albuquerque@landesigners.com.br


Kernel II: a resposta
Na reportagem da RdL 13, encontramos alguns probleminhas que as pessoas poderão ter ao tentar instalar o novo kernel: na hora de criação da imagem e instalação dele, é necessário utilizar o mesmo nome; vocês colocaram zImage e bzImage. Se o usuário não copiar o arquivo System.map para o diretório de /boot, a instalação do kernel apresentará problemas.
Állan Senna Porto
suporte@sennaporto.eti.b


Agradecemos ao atencioso leitor por apontar essa falha no artigo. A cópia do System.map para /boot é necessária para a correta instalação de um novo kernel.

Empresa de software
Recentemente vi uma notícia na RdL sobre uma empresa que desenvolveu um software para automação de prefeituras. Cheguei a visitar o site, mas não lembro mais do nome. Vocês poderiam me dizer o nome da empresa?
Evandro Cesar de Almeida
evandrocalmeida@ig.com.br



O programa se chama Gestão Municipal e a empresa que o desenvolve é CCA — Consultoria e Administração. Procure mais informações em

My Configurator 2000
Lendo a RdL 13 encontrei uma nota falando sobre o My Configurator. Resolvi testá-lo e conforme dizia na nota, estou enviando minhas impressões. No quesito aparência ele é nota 9, muito bonitinho. No quesito funcionalidade eu daria nota 6,5. Não que ele não funcione direito, mas é como dizia na nota e na HP, é só para configurações básicas. Eu diria que ele é interessante para os usuários que querem brincar de Internet estando off-line. A configuração que ele faz é básica mesmo, mas é funcional. Só uma dica: se você já possui os serviços configurados, não o utilize, pois ele apaga todas as configurações presentes na máquina. Mais uma dica para os interessados no assunto: procurem o webmin (www.webmin.com), que é free como o My Configurator e é bem mais técnico nas configurações; além de ter recurso para configurar praticamente tudo, se não tudo, que existe para ser configurado. É como um Linuxconf, mas a interface é web.
Kadu
kadu@linuxcachoeiro.org


Agradeçemos a sua participação e sinta-se bem-vindo para colaborar, enviando sua opinião para colabore@RevistaDoLinux.com.br

Debian
Olá, gostei muito das duas reportagens que vocês fizeram sobre o Debian e gostaria de saber se vocês pretendem colocar um CD na revista com essa distribuição, pois gostaria muito de poder usar o Debian.
Iuri
iuri@bol.com.br


Estamos avaliando essa possibilidade e esperamos em breve poder distribuir o Debian na RdL.

Parabéns
Quero parabenizar a todos que participam da edição desta maravilhosa revista. Eu sou usuário do Linux há dois anos e finalmente encontrei uma revista de ótima qualidade e que se dedica e trata de assuntos sobre o nosso amado LINUX.
phantom.linux
phantom.linux@bol.com.br


Obrigado pelos elogios, a RdL agradece o seu apoio.

StarOffice 5.2
Instalei com êxito o StarOffice 5.2 que veio no CD-ROM da Revista do Linux nº 11. Ele funciona muito bem. Entretanto ele leva quase dois minutos para carregar. Isso é normal? Caso negativo, qual a causa dessa demora e o que pode ser feito para resolver?
Nuno Vasconcellos
caminada@domaindlx.com


Pelas avaliações que fizemos, o StarOffice é inicializado rapidamente em máquinas Pentium III com 128Mb de RAM. Em máquinas mais modestas, a demora na inicialização é normal, pois trata-se de um programa bastante pesado. Como o código do StarOffice foi aberto, esperamos que as novas versões sejam mais leves e rápidas.

   

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux