Revista Do Linux
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês

 Capa
 Entrevista
 Corporativo
 Editoração
 Segurança
 Hardware
 Produtos
 Programação
 Sistema
 

O Nautilus zarpa

Testamos o último preview release do gerenciador de arquivos que vai substituir o GMC na próxima versão do Gnome. Trata-se de uma obra de arte!

O Nautilus é o gerenciador de arquivos que vai causar uma revolução no desktop do Linux, pois apresenta facilidade de uso e recursos poderosos aliados a uma refinada e bonita interface.

É desenvolvido pela Eazel, empresa fundada em agosto de 1999 por ex-integrantes do grupo que projetou e desenvolveu o primeiro MacOS da Apple: Mike Boich e Andy Hertzfeld, responsáveis pelo projeto e grande parte do código; Susan Kare, que desenhou os primeiros ícones de desktop do Mac, e Bud Tribble, que também trabalhou como chief technology officer na Sun.

Sua licença é GPL e, além de ser um gerenciador de arquivos, ele é também um navegador Internet. A interface foi construída com GTK e substituirá o GMC na versão 1.4 do Gnome.

Instalamos e testamos a última versão preview release (PR3), incluída no CD deste mês.

Interface

O cuidadoso trabalho gráfico aliado à ergonomia produziu o mais belo gerenciador de arquivos da atualidade. A Eazel se preocupou bastante em facilitar a vida do usuário.

Na barra de ferramentas encontram-se os botões para navegação, para acionar a ferramenta de busca e para acesso ao Eazel Services. A barra local serve para digitar URLs ou diretórios, para rápido acesso a esses locais. A barra lateral possui quatro ferramentas distintas: a tradicional árvore de diretórios, histórico das pastas e sites visitados, sistema de ajuda que engloba man/info pages e notas para auxiliar na organização das pastas. A barra de estado mostra informações úteis sobre as ações do Nautilus. Dentro do painel principal encontram-se os ícones dos arquivos.

Existem vários modos de visualização, tais como lista, ícones e outros. Os ícones também exibem o conteúdo dos arquivos; por exemplo, se o arquivo for uma imagem, o Nautilus vai exibir um pequeno thumbnail como ícone. Um recurso inédito é o "emblema de arquivo". Trata-se de uma coleção de pequenos emblemas para serem colocados junto ao ícone, para indicar atributos, como, por exemplo: "favorite", "secret", "personal" e "special", entre outros. Também é possível personalizar a aparência do Nautilus escolhendo temas e mudando ícones ou fundo de tela.

Outra característica são os três níveis de interface: iniciante, intermediário e avançado. Para usuários iniciantes, ícones em alta resolução; para os avançados, configuração de todos os itens do diálogo de preferências. No trabalho de internacionalização do programa, praticamente todas as mensagens e elementos da interface já estão traduzidos para português e espanhol.

Funcionalidades

O Nautilus possui visualizadores embutidos para exibir o conteúdo de vários tipos de arquivos e também utiliza aplicativos externos para essa tarefa. Segundo o site da Eazel, os formatos de arquivos suportados incluem texto ASCII, HTML (por meio do uso do Mozilla), páginas man/info, gráficos (png, gif, jpg etc.), Postscript, RPM, compactados (zip, bZIP2, gZIP, tar) e de música (todos os formatos tocados pelo mpg123).

As operações de arrastar e soltar são totalmente suportadas entre o Nautilus e aplicações escritas para o Gnome. Por exemplo, um arquivo texto pode ser arrastado e solto em qualquer editor de textos que utilize a biblioteca GTK. Cores e texturas também podem ser arrastadas para o desktop ou painel principal. Diversas operações com arquivos são acessíveis por meio de um menu de contexto, que aparece quando se clica com o botão direito do mouse sobre um ícone, painel ou desktop. Os ícones podem ser redimensionados, e existem vários níveis de zoom.

Apesar de o Nautilus ser graficamente belo, ainda é um pouco lento para uso cotidiano, e seu desempenho pode frustrar os mais impacientes. Esperamos que a versão final seja mais rápida e ágil para realizar tarefas triviais como mudar de diretórios e exibir seus conteúdos instantaneamente.

Eazel services

A Eazel oferece serviços on-line em seu site, como o armazenamento remoto de arquivos (diretórios ou pastas virtuais) e instalação/atualização de software. O Nautilus é integrado com o serviço de armazenamento de arquivos, e baixar ou enviar arquivos é simples, basta arrastar e soltá-los. Bastante útil para quem precisa ter seus arquivos à mão em qualquer lugar com uma conexão Internet, pois é possível baixar e enviar arquivos a partir de outros browsers e outras plataformas.

Outro serviço é o Eazel Installer, que facilita a instalação e atualização do software existente em seu sistema Linux. Para utilizar esses serviços é necessário criar uma conta no site da Eazel, após responder ao questionário on-line.

Definitivamente o Linux pode ser amigável e fácil de usar, com a pequena ajuda do Gnome e do Nautilus. E máquinas mais recentes e modernas vão obter um desempenho melhor do programa.

AVISO aos navegantes

O PR3 é uma versão de testes e não garantimos que funcione. Este preview release deve ser testado por usuários experientes que sabem como resolver sozinhos os problemas apresentados, podendo até reportar os bugs para a Eazel e ajudar no desenvolvimento do Nautilus. Caso necessite de ajuda, entre em contato com os desenvolvedores e beta testers no canal #nautilus do servidor irc.gnome.org. Os pacotes são especificamente para RedHat 6.X e 7. Antes de instalar os pacotes do CD, instale e atualize o Ximian Gnome.

Para saber mais
Site da Eazel: www.eazel.com
Site do Gnome: www.gnome.org
Site da Ximian: www.ximinan.com


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux