Revista Do Linux
 
  
  
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês


 Capa
 Entrevista
 Estudo de Caso
 Serviço Público
 Documentação
 Hardware
 Passo a Passo
 Programação
 Redes
 Ferramenta
 Solução
 Estudo de Caso
 

Causando uma boa impressão

Imprimir imagens com qualidade fotográfica no Linux é possível, e fácil!

Até pouco tempo atrás, o suporte a impressoras jato de tinta no Linux era algo meio “problemático”. Poucos modelos eram suportados, a maioria com apenas alguns recursos básicos disponíveis, baixa qualidade de impressão e, em alguns casos, consumo excessivo de tinta. O cenário mudou com o surgimento da dupla CUPS+Gimp-Print, que abriu aos usuários Linux as portas do mundo da impressão com qualidade fotográfica.

Software

O segredo para a impressão de imagens com boa qualidade no Linux está nos drivers da impressora. O projeto GIMP-Print, iniciado em 1999 como um plugin de impressão para o Gimp, que oferecia suporte à Epson Stylus Photo EX, hoje oferece um pacote contendo drivers Open Source para várias impressoras, de fabricantes como Epson, HP, Canon, Lexmark e Compaq.

Instalar o GIMP-Print é simples. A versão mais recente, no momento em que este artigo é escrito, é a 4.1.99-rc1, que apesar de ainda não ser considerada estável, é bastante funcional. Basta baixar o código fonte e compilá-lo seguindo as instruções descritas no arquivo README que acompanha o pacote, sendo que o único “extra” necessário para isso é o pacote GIMP-devel (presente na maioria das distribuições Linux). Após instalado, o GIMP-Print aparecerá como um plug-in dentro do Gimp. Para acessá-lo, clique com o botão direito na imagem a ser impressa e escolha Arquivo -> Print... Uma caixa de diálogo, como a vista na Figura 1, será mostrada.

É aqui que todos os recursos do GIMP-Print aparecem. Para configurar sua impressora, basta clicar em New Printer e selecionar o modelo na lista que surge. A partir daí, é possível escolher o tamanho e tipo de papel no qual a imagem será impressa, a resolução a ser usada pela impressora, a orientação da imagem (paisagem ou retrato) e posicioná-la no papel simplesmente arrastando seu “preview”. Em Image/Output Settings, é possível escolher o modo de impressão, se você quer impressão a cores, em escala de cinza ou em preto e branco. Para uma qualidade de impressão ainda melhor, clique no botão Adjust Output... e você terá acesso a controles para ajuste individual de cada uma das três cores básicas (ciano, magenta e amarelo), brilho e contraste da imagem, além de ajustes de saturação, densidade e gama, e seleção do algoritmo de “dithering” a ser usado na conversão das cores.

Mas todos estes recursos só estão disponíveis dentro do Gimp. E se quisermos utilizá-los para imprimir a partir do Netscape, ou do AbiWord? É aí que entra o CUPS, sigla de Common Unix Printing System. Trata-se de um sistema de impressão Open Source que facilita, e muito, a tarefa de adicionar impressoras e controlar a fila de impressão de seu sistema, tudo através de uma interface de administração via Web, que pode ser acessada com qualquer navegador no endereço localhost:631/ de sua máquina.

Ao instalar o GIMP-Print, drivers de impressão para o CUPS são automaticamente instalados. Para configurar sua impressora, acesse a interface web do CUPS, clique em Manage Printers, Add Printer e dê um nome e descrição para sua impressora. A seguir, indique o dispositivo ao qual a impressora está conectada (provavelmente ela será automaticamente detectada e seu nome aparecerá na lista em uma das portas paralelas ou, se for o caso, USB), o fabricante e, na hora de escolher o driver, escolha um dos identificados como CUPS+GIMP-Print. Note que na lista de drivers podem existir várias “repetições” do mesmo driver, com uma sigla entre parênteses ao final do nome. Essa sigla determina a linguagem do driver, en representa o inglês. A escolha de linguagem não interfere no funcionamento da impressora, apenas indica o idioma a ser usado nas caixas de diálogo de configuração desta. Após a instalação, vá a Printers na interface do CUPS para ter acesso as suas impressoras. A partir desta opção, você pode iniciar ou parar os serviços de impressão, imprimir uma página de teste, gerenciar a fila de impressão, ou modificar as configurações da impressora, com quase todas as opções disponíveis no GIMP, clicando em Configure Printer.

Por estar se tornando um meio muito popular de gerenciamento de impressoras, são grandes as chances de que sua distribuição já inclua uma versão do CUPS. Se você usa o KDE, vale a pena fazer o upgrade para a versão 2.2.1, ou superior, que oferece integração total com o CUPS e, como conseqüência, com o GIMP-Print.

Hardware

Para testar a qualidade de impressão utilizando a combinação CUPS + GIMP-Print, escolhemos uma impressora HP DeskJet 840C, bastante popular no mercado nacional. Indicada para uso doméstico e em microempresas, a DeskJet 840C possui uma resolução máxima de 600x1200 DPI (Dots Per Inch, pontos por polegada) e velocidade de impressão de até 8 ppm (páginas por minuto) em preto e 5 ppm em cores. Pode imprimir com qualidade fotográfica em papel especial, e também faixas (banners) em formulário contínuo. Para conexão com o computador, a impressora dispõe de interfaces paralela e USB.

Instalamos em nossa máquina de testes o Conectiva Linux 7.0, CUPS 1.1.8 e GIMP 1.2.1 (ambos presentes na distribuição da Conectiva) e o GIMP-Print 4.1.99-rc1, compilado a partir do código fonte baixado do site oficial. Em nosso primeiro teste, impressão da imagem em baixa resolução, configuramos o GIMP-Print como mostrado na Tabela 1.

Como podemos ver na Figura 2, o resultado é aceitável, mas nada impressionante. Algo a se esperar, já que esta resolução é equivalente ao modo “Econofast” no Windows. As cores parecem meio “lavadas” e os pontos que formam a imagem ainda são visíveis. Este modo é ideal para impressão de “rascunhos”, ou trabalhos que não exigem grande qualidade de imagem. A velocidade de impressão é boa, cerca de 2 minutos e 02 segundos.

Para nosso segundo teste, utilizamos praticamente a mesma configuração do primeiro, mas alteramos a resolução de impressão para 600x600 DPI.

Aqui, as coisas melhoraram muito. As cores estão muito mais fiéis à nossa imagem original (embora um pouco “escuras”), e a imagem tem um visual muito mais uniforme. Com um pequeno ajuste no controle de brilho do GIMP-Print pode-se obter um resultado ainda melhor. O tempo necessário para impressão da imagem aumentou para, 3 minutos e 3 segundos, e o consumo de tinta, claro, também é maior. Use este modo para imprimir aquele trabalho escolar, ou uma apresentação a ser entregue para esse seu cliente importante.

Em nosso terceiro e último, teste, decidimos testar a impressão em papel especial. Utilizamos “papel foto” fosco, configurado no GIMP-Print como Premium Paper. A resolução de impressão continuou a 600x600 DPI, com todas as outras configurações idênticas às do primeiro teste. Veja o resultado na Figura 4.

Nota-se que as cores estão mais “vivas” do que nas impressões anteriores, embora ainda um pouco mais escuras que o original. Os pontos que compõem a imagem são pouco visíveis. Notável foi o tempo gasto para a impressão da imagem, apenas 1 minuto e 19 segundos. Isso mesmo, menos tempo do que o necessário para imprimir a primeira imagem em modo “rascunho”. Isto provavelmente se deve ao fato de que menos tinta (portanto, menos passadas da cabeça de impressão) é necessária, já que o papel mais “pesado” absorve pouca tinta.

Como é possível notar, o conjunto CUPS e GIMP-Print oferece uma excelente solução para impressão de imagens com boa qualidade no Linux, e a impressora HP DeskJet 840C completa muito bem o trio. Já temos um sistema operacional de alta qualidade e baixo custo, impressoras de boa qualidade, suportadas por ótimos drivers... Agora só precisamos de boas (e baratas) câmeras digitais para fazermos a festa!

Tabela 1

Configurações do Teste

Printer ModelHP DeskJet 840C
Media SizeA4
Media TypePlain
Media SourceStandard
Ink TypeStandard
Resolution300x300 DPI
CenterBoth
Scale byUse Original Image Size
Image TypePhotograph
Output TypeColor
Dither AlgorithimAdaptative Hybrid


Para saber mais

GIMP-Print: gimp-print.sourceforge.net
CUPS: www.cups.org

HP Deskjet 840C - Preço sugerido pelo fabricante: R$ 399,00
Mais informações: www.hp.com.br

Incluímos no CD deste mês o código fonte do CUPS e do GIMP-Print. Eles estão em software/CUPS e software/GIMP-Print, respectivamente. Para obter instruções de compilação e instalação, leia os arquivos README dentro de cada pacote.


Rafael Rigues
rigues@RevistaDoLinux.com.br


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux