Revista Do Linux
 


 
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês


 Capa
 Entrevista
 Estudo de Caso 1
 Estudo de Caso 2
 Software
 Programação
 Ferramenta
 Serviço Público
 Comunidade
 Emulador
 Banco de Dados
 WEB
 Corporativo
 Distro
assinantes
 

RÁDIO LINUX

Teddy Borg

“O que acontece quando você cruza um urso de pelúcia e um switch de rede?” Foi buscando a resposta a esta pergunta que alguns estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), aparentemente sem nada melhor para fazer em uma tarde de sábado, criaram o Teddy Borg. Trata-se de um urso de pelúcia (para chamar a atenção das garotas, dizem os estudantes) com um switch de rede embutido. Nos olhos foram colocados os leds de Link e Power. Do pescoço saem, no mais puro estilo Matrix, os cabos de força e uplink e das patas as portas para a conexão de até 4 máquinas. Infelizmente, o resultado final, o primeiro urso de pelúcia realmente “on-line”, ainda não atraiu nenhuma garota.

draco.mit.edu/teddyborg/

Que tal um PC com o Lycoris Desktop pré-instalado?

A Lycoris (ex Redmond Linux) está vendendo PCs com sua distribuição, o Lycoris Desktop/LX, pré-instalada. São máquinas Hewlett-Packard 6830e, com um processador Intel Celeron de 700 MHZ, 128 MB de RAM, 20 GB de HD, vídeo onboard, AGP, com 8 MB de VRAM, drive de CD de 56X, som, modem 56K, placa de rede, teclado, mouse, drive de disquetes e um ano de garantia da HP, além de uma cópia da versão “em caixinha” do Lycoris Desktop/LX. Tudo isso por um precinho (lá fora) muito camarada: Apenas US$ 499,99 dólares, sem monitor. Atenção fabricantes nacionais: que tal aproveitar a idéia? Mais informações em: www.lycoris.com/products/pcs.php

Advantage Ingres

A Computer Associates lançou, no final de Fevereiro, a versão 2.6 de seu banco de dados relacional Advantage Ingres. Esta nova versão, que foi desenvolvida tendo em mente seu uso em sistemas Web, oferece melhorias significativas em desempenho e escalabilidade, conectividade ODBC e JDBC, e simplifica a implementação de sistemas Web em múltiplas linguagens, graças ao suporte à Unicode. O Advantage Ingres está disponível para processadores Intel e mainframes IBM zSeries, e mais informações podem ser obtidas no site da Computer Associates, em ca.com.

HP e o Linux

Aproveitando o vácuo deixado pela Dell, a HP está vendendo sistemas com o Linux pré-instalado. As máquinas, por enquanto voltadas ao mercado de workstations corporativas, utilizam o Red Hat Linux 7.1 como sistema operacional, com configurações que vão desde as HP Workstation x1000, com um Pentium 4 de 1.7 GHZ, 20 GB de HD e 128 MB de RAM, até as poderosas HP Workstation x4000 , equipadas com um processador Intel Xeon de 2.2 GHZ, 4 GB de RAM e um disco rígido de “meros” 73 GB. As máquinas, por enquanto, estão disponíveis apenas no mercado norte-americano.

www.hp.com/linux/

CUPS Aqua?

Um Press Release divulgado em março informa que a Apple licenciou, na Easy Software Products, o CUPS (Common Unix Printing System), já utilizado como o principal sistema de impressão em várias distribuições Linux, para uso em seus sistemas operacionais. Uma versão “padrão” do CUPS deve ser distribuída nas próximas versões do Darwin (sistema operacional Open Source da Apple, que forma a base para o Mac OS X), enquanto uma versão modificada, aproveitando os recursos da interface Aqua, será incluída no Mac OS X. Espera-se que esta medida resulte em melhorias no sistema de impressão do Mac OS X, que ainda sofre da falta de drivers para uma variedade de impressoras populares, e melhore, ao mesmo tempo, a conectividade com servidores de impressão baseados em Unix e Windows.

linuxpr.com/releases/4544.html

Captain Crunch ataca novamente

John T. Draper ficou famoso na década de 70, quando era conhecido como “Captain Crunch”, ao descobrir, quase por acidente, que os apitos distribuídos com brinde nas caixas de cereal do mesmo nome geravam um tom de exatos 2600 Hz, que “destravava” o sistema telefônico da AT&T e possibilitava ao usuário realizar chamadas telefônicas para praticamente qualquer lugar do mundo sem pagar (diz a lenda que, certo dia, ele e Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple, usaram este truque para ligar para o Vaticano e tentar falar com o Papa). A mais nova empreitada de John é a “CrunchBox” um PC dedicado a funcionar como firewall com filtro de pacotes, sistema de detecção de tentativas de invasão e módulo de resposta automática, com administração segura via Web. Tudo em um gabinete rack mountable com 1U de altura. O sistema foi construído com base no OpenBSD e ferramentas Open Source, como o Snort IDS, e, segundo alguns, é praticamente “inquebrável”. Para quem se interessa por segurança, há uma demo online do sistema disponível no site oficial do produto, bastando se registrar (gratuitamente) e pegar uma senha para experimentar.

shopip.com/product.html

Atenção todas as unidades: um lagarto gigante se aproxima!

Não, não estamos falando do Godzilla, mas de seu “primo” Open Source, o Mozilla. O navegador que surgiu das cinzas do Netscape parece estar finalmente atingindo seu objetivo inicial, após cerca de três anos em desenvolvimento. A esperada versão 1.0 deve ser lançada, se tudo correr bem, em meados de abril. Em entrevista ao site NewsForge, Chris Blizzard, que freqüentemente assume o papel de coordenador do lançamento de novas versões, fala um pouco sobre o projeto, sobre os planos para a versão 1.0 e o futuro do Mozilla. Entre eles, um objetivo interessante: Gostaríamos de ser responsáveis pela “desmonopolização” da Internet.

Entrevista com Chris Blizzard: www.newsforge.com/article.pl?sid=02/03/04/047229&mode=thread

Mapa de desenvolvimento do Mozilla: www.mozilla.org/roadmap.html

Parabéns a você...

No dia 1o de Março de 2002, o PHP-GTK, criado por Andrei Zmievsky, completou um ano. No dia 25 de Fevereiro de 2002, entrou em produção na Univates o maior projeto do mundo escrito em PHP-GTK: o sistema de atendimento do projeto GNUTECA. Na sexta-feira, dia 1o de Março, o GNUTECA teve sua primeira apresentação com o ambiente em produção, para uma delegação da SEC-RS. PHP-GTK - gtk.php.net/

Projeto GNUTECA - gnuteca.codigolivre.org.br

Free as in Freedom

Este é o nome da biografia de Richard Stallman, publicada recentemente pela editora O'Reilly (www.oreilly.com/catalog/freedom/). O livro cobre vários períodos da vida do fundador da Free Software Foundation, desde a criança retraída até o defensor feroz da liberdade, e conta com entrevistas detalhadas com o próprio Stallman, familiares e amigos. O site OnLamp.com, parte da O'Reilly Network, publicou recentemente uma entrevista com Sam Williams, autor do livro, onde ele expõe seus pontos de vista sobre o passado, presente e futuro do Free Software e como ele acredita que Richard Stallman será visto pelas futuras gerações.

www.onlamp.com/pub/a/onlamp/2002/02/28/williams.html

2666 MHZ são suficientes para você?

O site Tom's Hardware possui um artigo relatando o que foi visto em recente visita de sua equipe a um dos laboratórios de desenvolvimento da Intel. Entre outras coisas, uma chamou a atenção: uma máquina, ainda em desenvolvimento, com um processador Pentium IV rodando a incríveis 2.6 GHZ (2666 MHZ, pra ser exato). Os pentes de memória RDRAM utilizados no sistema rodam a uma freqüência tão alta (533 MHZ) que necessitam de refrigeração própria (um aviso diz: Não toque, superfície quente!), e o processador utiliza um sistema de refrigeração a água. Os testes de performance, que englobam desde criação de MP3 e compactação de grandes arquivos a encoding de vídeo MPEG-2 e renderização de cenas complexas em 3D, mostram resultados impressionantes. Mas não se anime. Na melhor das hipóteses, o processador só chega ao mercado no final deste ano. Veja mais em: www6.tomshardware.com/cpu/02q1/020225/index.html


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux