Revista Do Linux
 


 
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês


 Capa
 Entrevista
 Estudo de Caso 1
 Estudo de Caso 2
 Desenvolvimento
 Programação
 Segurança
 REDES
 Comunidade
 Lançamento
 Internacional
 Mascote
 Corporativo
 Distro
assinantes
 

Linux pelo mundo

Descubra como ele é trabalhado no país de seu criador, a Finlândia

País de longa tradição democrática e tecnológica, não é de se estranhar que o Linux tenha surgido na Finlândia. Em 1991, Linus Torvalds, deu início à criação do sistema operacional que revolucionaria o mundo da informática. No início, era apenas um hobby de um universitário, mas em poucos anos ganhou dimensões que o próprio Linus não poderia imaginar. Atualmente, ele é motivo de orgulho para seus conterrâneos, tanto pela maneira como sua criação é desenvolvida como pela opção que o Linux representa diante de outros sistemas operacionais.

Hoje, Linus Torvalds já não mora na Finlândia, mas o país continua a ser um grande celeiro para inovações e para a disseminação do Linux e outros softwares de livre distribuição. Tanto universidades quanto grupos de usuários Linux desenvolvem alternativas aos sistemas de código proprietário. Atualmente, existem pelo menos 6 grupos de usuários Linux na Finlândia. Em Helsinque, destacam-se o Faysal e o FLUG, com intensas atividades na propagação do Linux. Além desses, existem outros em cidades como Tampere e Turku (antiga capital).

Com o impulso obtido no meio acadêmico, principalmente nas Universidades de Helsinque e Tampere e no CSC, centro finlandês para estudos de computação de alta performance, mantido pelo Ministério da Educação, o Linux ganhou espaço na esfera governamental finlandesa. Já está definida a sua utilização em Turku, cidade com cerca de 200 mil habitantes, e outras localidades menores. Essa campanha, que pretende mudar os softwares utilizados nas repartições públicas municipais tem como principais objetivos a redução com TCO e fundamentalmente ampliar a confiabilidade de seus sistemas de informação. Seu sucesso foi suficiente para motivar um estudo do governo federal finlandês sobre a viabilidade da implementação do Linux em todos os órgãos federais. Essa pesquisa indica que, caso o Linux e outros softwares de livre distribuição venham a ser implementados, haverá uma economia anual de 26 milhões de euros, o que justifica a expectativa de Olli-Pekka Rissanen, responsável pelo projeto Linux. Ele afirma que o Linux deverá ser cada vez mais utilizado em servidores das administrações públicas finlandesas.

A Finlândia é também o berço de uma distribuição Linux, a SOT's BestLinux. Entre seus destaques, pode ser citado o fato de ser o quinto produto Linux com maior número de downloads no Tucows. Além disso, ela é líder no mercado finlandês, com grande representatividade no mercado Linux dos países nórdicos e bálticos. Curioso mesmo é o enorme número de línguas suportadas pelo SOT's BestLinux, que vão do nativo finlandês ao distante indonésio. São 22 línguas, incluindo-se as ainda não completamente suportadas.

O Linux ainda está um pouco distante da maioria dos usuários comuns, mas é amplamente difundido entre servidores corporativos, segmento em que o Linux tende a representar 60% do mercado, segundo um representante da SOT's Best Linux. Como se vê, o Linux tem um futuro promissor em sua terra natal.

Nokia Media Terminal

A Nokia, gigante finlandesa das telecomunicações, também se interessa pelo Linux. O sistema operacional criado por Linus Torvalds está sendo usado, juntamente com vários outros programas Open Source, como o navegador Mozilla, como base para o Nokia Media Terminal. Trata-se de um aparelho com avançadas capacidades multimídia, que funciona conectado a uma TV comum. Com ele, é possível navegar na Internet, armazenar (e reproduzir) áudio e vídeo digital e jogar avançados jogos 3D. O Nokia Media Terminal também funciona como um Personal Video Recorder (PVR): em seu HD é possível armazenar digitalmente até 9 horas de programação da TV, e até mesmo pausar TV ao vivo, além de ter acesso a um guia de programação interativo.

Um diferencial é o sistema de desenvolvimento que está sendo utilizado pela Nokia: As especificações do aparelho e seus componentes, tanto hardware quanto software, são abertas, o que possibilita a qualquer interessado criar conteúdo para o Media Terminal, sem a necessidade da aquisição de caras licenças de desenvolvimento.

O Nokia Media Terminal está atualmente em testes na Suécia e deve ser lançado na Europa em meados de 2002. Mais informações podem ser obtidas em www.nokia.com/multimedia/mediaterminal.html ou, para os desenvolvedores, em www.ostdev.net.


Guilherme Lemos - guilhermelemos@yahoo.com.br


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux