Revista Do Linux
 


 
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês


 Capa
 Entrevista
 Estudo de Caso
 Desenvolvimento
 Programação
 Segurança
 Internacional
 Mascote
 Corporativo
 Distro
assinantes
 

RADIO LINUX

WineX 2.0

A TransGaming, empresa criadora do WineX, lançou a versão 2.0 de seu produto. Nesta nova versão, o WineX permite executar no Linux mais de 80 jogos para Windows. Entre os jogos suportados, sucessos como The Sims, Max Payne e Diablo 2.

O WineX não emula o jogo em si, o que tornaria o sistema pesado, mas basicamente, traduz as chamadas às funções 3D contidas no Direct X 8.0 para um equivalente Open GL, sendo que tudo é feito de forma transparente para o usuário final.

“Este foi outro avanço para a TransGaming. Nenhuma outra companhia pode fazer o que nós fazemos. Em fevereiro, nós trouxemos as capacidades do DirectX 8 para a plataforma Linux, demonstrando quão rápida e efetivamente nossa tecnologia pode se manter no mesmo ritmo de desenvolvimento da Microsoft” observa Gabriel State, CEO e CTO da companhia.

  • slashdot.org/articles/02/04/18/0431237.shtml?tid=127

  • www.transgaming.com/showthread.php?news=31

    HP desenvolverá super-computador baseado em Linux

    A Hewlett-Packard iniciará o desenvolvimento de um super computador para o Departamento de Energia dos Estados Unidos, que custará cerca de US$ 24,5 milhões e deverá ser utilizado, entre outras pesquisas, para estudos geoquímicos e bioquímicos, genômicos, detecção, armazenamento e gerenciamento de lixo químico e radioativo.

    O computador contará com 1400 processadores Itanium, e terá uma performance de mais de 8,3 teraflops. Terá também 1,8 terabytes de memória e 170 terabytes de espaço em disco. Cálculos, que atualmente levam um mês para serem feitos, poderão ser realizados em um dia no novo sistema.

    A criação de super computadores não representa uma grande fonte de lucro para os fabricantes, mas pela complexidade do trabalho desenvolvido, a empresa ganha credibilidade e põe seu nome em destaque em todo o mundo.

  • www.olinux.com.br/news/open_news.phl?id=5977

  • www.hp.com/hpinfo/newsroom/press/16apr02a.htm

    Programador cria um meio de limitar o uso do sistema Carnivore

    O Carnivore é um sistema desenvolvido pelo FBI, que permite rastrear redes de comunicações em busca de qualquer tipo de informação suspeita de envolvimento com atividades criminosas, como tráfico de drogas e crime organizado. Porém, se utilizado de forma errada, este sistema pode buscar qualquer tipo de dados, mesmo que não tenham envolvimento com crimes.

    Alex Iliev, estudante de pós-graduação do Dartmouth College, desenvolveu um sistema que permitirá controlar quais dados podem ou não ser acessados pelo sistema de escuta eletrônica. Apresentada durante o workshop Privacy Enhancing Technologies, a proposta tem como objetivo armazenar pacotes de maneira segura, para que só possam ser acessados através do mecanismo de segurança imposto por um “cofre”. Os dados ficariam guardados e a única maneira de decodificá-los seria com a chave guardada no cofre.

    Um agente do FBI que quisesse acessar os dados teria que obter um mandado de busca assinado digitalmente por um juiz. O cofre poderia identificar esta assinatura e liberar apenas as informações solicitadas pela justiça. Assim, com o cofre bem programado, não haveria a menor chance de o mandado ser extrapolado.

    No caso do cofre ser apreendido fisicamente, os agentes não conseguiriam recuperar nenhum dado. O programa utiliza o criptoprocessador IBM4758, produzido pela IBM, que se autodestrói na tentativa de qualquer tipo de violação.

    O site do Dartmouth traz o código-fonte do cofre, que funciona com o sistema operacional Linux.

    Saiba mais:

  • www.fbi.gov/hq/lab/carnivore/carnivore2.htm

  • www.cs.dartmouth.edu/~pkilab/papers/bb.pdf

  • www-3.ibm.com/security/cryptocards/

    Sun Oferece software gratuito ao MEC

    Kim Jones, vice-presidente mundial de educação e pesquisa da Sun Microsystems, ofereceu ao Ministério da Educação cópias gratuitas do Star Office 6.0 para serem implantadas em todas as escolas públicas do país. A proposta foi feita em uma reunião com técnicos do MEC, e tem como base o mesmo plano que foi implantado na China, onde há cerca de um ano, 240 milhões de computadores utilizam o StarOffice. No Brasil, 25 milhões de alunos seriam beneficiados com o projeto.

    Kim Jones também informou que, até novembro, o software já estará disponível em português, o que possibilitará sua implantação nas escolas já no próximo ano letivo. A adoção do Star Office também resolveria o problema com gastos que seriam ocasionados pela atualização de hardware, visto que o StarOffice roda em máquinas atuais e também em máquinas consideradas “obsoletas” para o padrão atual. Além disso, não há a necessidade de pagamentos para uma renovação de licenças de softwares. Executivos da Sun afirmaram que o MEC mostrou-se interessado na proposta.

    Saiba mais:

  • www.computerworld.com.br/templ_textos/noticias.asp?id=18754

    Clusters Linux

    O site Clusters Top500 tem uma lista dos 100 clusters de computadores mais rápidos existentes. Esta lista, apesar de não oficial, está ordenada por velocidade máxima teórica do cluster.

    Entre os 100 Clusters mais rápidos, o Linux é o sistema operacional escolhido para 91 deles. Entre os 9 restantes, há 3 clusters rodando em True64, 3 em Solaris, 1 em NT e 2 em que o sistema operacional não é informado. Os 10 clusters mais rápidos também funcionam com Linux.

    O Cluster Linux mais rápido tem 960 nodos e 1920 processadores. Utiliza máquinas Pentium III dual de 1GHz. Esse cluster tem uma capacidade de processamento teórica de 1920 GigaFlops.

    Para maiores detalhes:

  • clusters.top500.org

  • clusters.top500.org/db/entry.php3?id=191

    Lançado o Red Hat 7.3

    Foi lançada no dia 6 de maio a versão 7.3 da distro americana Red Hat. A versão traz novas ferramentas de produtividade, software de vídeo-conferência e configuração de firewall pessoal durante a instalação do sistema.

    Entre as novidades inclusas na nova versão estão o Evolution (cliente de e-mail e gerenciador de contatos); MrProject (software para gerenciamento de projetos); Mozilla (navegador Web); GNOME Meeting (software para vídeo conferência); o servidor Web Apache 1.3; utilitários para configuração de um firewall; os ambientes de desktop KDE 3.0 e Gnome 1.4 e ferramentas de configuração para os servidores Apache e BIND.

    O sistema é vendido em duas versões, Personal e Professional. A versão Personal inclui 30 dias de suporte via web. Já o Red Hat Professional oferece direito a 60 dias de suporte via web e telefone. Também é possível fazer o download de imagens ISO da distribuição e gravar seus próprios CDs.

  • www.redhat.com

  • www.redhat.com/download/mirror.html

  • A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
    Todos os Direitos Reservados.

    Política de Privacidade
    Anuncie na Revista do Linux