Revista Do Linux
 


 
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês


 Capa
 Entrevista
 Estudo de Caso
 Desenvolvimento
 Programação
 Segurança
 Internacional
 Mascote
 Corporativo
 Distro
assinantes
 

Navegação livre

Com o Crossover Plugin, você não precisa mais se aborrecer quando um website pedir um plugin disponível apenas para Windows

É inevitável. Você está navegando na Internet quando, justamente aquele site que mais lhe interessa, exibe a mensagem: “Para entrar neste site, você precisa do plugin xxxx”. E lá se vai você, internauta, atrás do tal plugin, só para descobrir que ele só está disponível no Windows. E agora, o que você faz? Deixa de visitar o site? Vai para o Windows?

Com o Crossover Plugin, produzido pela CodeWeavers, você fica no Linux e visita o site. Isso porque, graças a uma versão modificada do Wine, ele permite que você instale em seu navegador Linux os mais populares plugins do mundo Windows.

Instalando

A instalação do programa é muito simples, e pode ser feita de dois modos: como root você torna o CrossOver Plugin disponível a todos os usuários de sua máquina e, quando instalado por um usuário comum, ele fica disponível somente a quem o instalou. Não há segredos, basta executar o instalador (sh install-crossover-plugin.sh) e clicar no botão Begin Install. Mas antes disso, você deve concordar com a licença do software.

Ao término da (rápida) instalação, clique no botão Configure Now para chamar o utilitário PluginSetup, responsável pela instalação e configuração de cada um dos plugins suportados pelo programa. Para instalar um destes plugins, clique em seu nome na lista e no botão Add. Uma janela do Wine será aberta e o instalador do plugin selecionado será executado dentro dela, exatamente como se você estivesse no Windows. Ao final da instalação você pode escolher a qual browser associar o plugin. Em alguns casos, como, por exemplo, o Quicktime, é necessário fazer o download dos arquivos de instalação via Internet. Portanto, é recomendável que você esteja conectado à Internet ao executar o PluginSetup.

Entre os plugins suportados pelo Crossover Plugin, estão Quicktime 5, Macromedia Shockwave 8.5, Windows Media Player 6.4, RealPlayer 8 Basic, Authorware Web Player 6, Word/Excel/Power Point Viewer (97 e 2000), Trillian, iPIX 6, MGI 3.2, Chime 2.6, MODPlug, VP3 for Quicktime e eFax Messenger 2, além de um conjunto de 11 fontes TrueType freqüentemente usadas na Internet. Novos programas são constantemente adicionados, e basta clicar no botão Refresh para atualizar a listagem. Os navegadores mais populares do mundo Linux, como o Mozilla, Netscape Navigator, Konqueror, Opera e Galeon, são suportados pelo programa.

Usando

Após instalar o CrossOver Plugin, aparentemente nada muda em seu navegador. Ao visitar um site que utilize, por exemplo, o Quicktime, o Crossover Plugin irá carregá-lo automaticamente (há um pequeno, mas aceitável, atraso na inicialização dos plugins, devido à necessidade de carregar o Wine e bibliotecas de suporte antes do plugin propriamente dito). Instalamos o Quicktime, Windows Media Player, Macromedia Shockwave e Real Player 8 em uma máquina de testes (um AMD K6-2 450 MHZ com 64 MB de RAM) e navegamos por vários sites sem maiores problemas. A estabilidade dos navegadores em que o plugin foi instalado não foi afetada.

Se você realmente quer aproveitar a parte multimídia da Internet no Linux, o CrossOver Plugin é mais do que recomendado, pelo menos até os principais produtores de software começarem a se mexer e produzir versões de seus plugins para Linux. A versão registrada custa US$ 19.95, e há uma versão demo disponível para download, com todas as funções da versão paga, mais um extra: “banners” aparecem de tempos em tempos sobre a janela do plugin que você está usando para lembrá-lo de registrar o programa.

Crossover Plugin Codeweavers
www.codeweavers.com
Demo disponível para download
US$ 19,95


Rafael Rigues - rigues@RevistaDoLinux.com.br


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux