Revista Do Linux
 


 
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês


 Capa
 Entrevista
 Estudo de Caso
 Desenvolvimento
 Programação
 Segurança
 Internacional
 Mascote
 Corporativo
 Distro
assinantes
 

VARIEDADES

Realizado em Porto Alegre, entre 2 e 4 de Maio de 2002, o III Fórum Internacional do Software Livre foi um sucesso! Tanto que ao final, depois que a comissão organizadora já tinha decidido que o próximo só seria em 2004, a aclamação da platéia forçou-os a decidir, ainda no palco, que teriam de começar a trabalhar para um novo evento no ano que vem.

Este ano trouxe muitas novidades: mais eventos simultâneos, laboratórios, tutoriais e a mostra de soluções que revelam já existirem muitas empresas investindo na oferta de serviços e produtos em software livre. Um novo modelo de negócios em que é possível ganhar dinheiro em um mercado altamente competitivo já está se provando - este, aliás, foi um tema recorrente nas palestras de Bob Chassell e John Maddog Hall.

Já não é mais surpresa que este é um evento que atrai muitos hackers e desenvolvedores. Palestras como a de Andrei Zmievski (PHP-GTK), Ralf Nolden (Kdevelop), Paul Everitt e Shane Hathaway (Zope e Python) e Larry Wall (PERL) tiveram um excelente público, mesmo quando realizadas na manhã de sábado, depois de uma festa que foi até as cinco da manhã. Andrei, Ralf, Paul e Shane, além de darem palestras, também conduziram tutoriais e laboratórios onde aprofundaram os temas de suas palestras. O tutorial de Kdevelop, que deveria durar das 9 às 12, estendeu-se até as duas da tarde, e só terminou porque já havia outra sessão programada para o laboratório.

A maior surpresa do Fórum foi a palestra de Peter Salus, o historiador. Com muito humor, Peter mostrou as raízes do movimento pelo software livre, do Unix e do Linux, começando pelo final dos anos 50 e chegando aos dias de hoje. Um desconhecido para a grande maioria, mas já um ídolo daqueles que acompanham seu trabalho como autor e editor de livros como “25 Years of Unix” e “Casting the Net”, Peter conquistou a todos, deixando o conforto do anonimato e posando para fotos com um grande número das pessoas que assistiram à sua palestra no último dia do evento.

Se, porém, eu tiver que escolher as sessões que deram cara ao evento, vou ficar com as dos grupos de usuários. Slackware e Debian tiveram sessões individuais, e outra congregou todos os grupos de usuários presentes, ensinando a todos os interessados a organizar seus próprios grupos. Porto Livre, Taquarix, GNURIAS, OpenSystem, GU-Floripa e tantos outros deram seus depoimentos explicando a razão de existirem e sua história. Não posso deixar de destacar as GNURIAS por seu trabalho de levar o software livre a grupos de pessoas da terceira idade, adolescentes e crianças. Um fato interessante é que as fotos das GNURIAS tiradas pelo fotógrafo do evento foram todas adquiridas antes que elas tivessem a oportunidade de vê-las.

Maddog, o padrinho do Linux (e das duas filhas mais novas de Linus e Tove Torvalds), carismático como sempre, encerrou o evento com o público em pé entoando o mantra “Software Livre, Software Livre” - foi de arrepiar!

Para quem não pôde comparecer, todas as palestras estão no site do evento, em www.softwarelivre.rs.gov.br/forum. Esperamos você em 2003!


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux