Revista Do Linux
 
  
  
   

EDIÇÃO DO MÊS
  Para assinantes

  CD do Mês
  Capa
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Desenvolvimento
  Programação
  Internacional
  Distro
assinantes
 

DICAS E TRUQUES

Dicas do Piter

Piter Punk - piterpk@terra.com.br

Configurando a sua placa de som no Slackware

Configurar a placa de som no Slackware é um processo um pouco trabalhoso. Não chega a ser uma engenharia de foguetes, mas requer um pouquinho de prática. Se a sua placa for PCI, as coisas ficam mais fáceis. O primeiro passo é rodar o lspci e verificar o modelo dela:

punk@poseidon:~/RdL$ /sbin/lspci | grep audio 00:0a.0 Multimedia audio controller: Ensoniq ES1371 [AudioPCI-97] (rev 06)

Se a sua placa for ISA, pode ser que o pnpdump consiga pegar o seu modelo, as IRQs e o IO. Tenha estes dados em mãos na hora de carregar os módulos. Por via das dúvidas, dê uma olhada na documentação dos módulos (/usr/src/linux/Documentation/sound) para conhecer as opções da sua placa. É um bom chute tentar carregar um módulo com o nome da placa, por exemplo:

  • es1370 (Ensoniq ES1370)
  • es1371 (Ensoniq ES1371)
  • cs4281 (Cirrus Logic Crystal CS4281)

    Depois de já descoberto o módulo, as coisas ficam bem mais fáceis. Carregue o módulo com o comando modprobe. Por exemplo:

    # modprobe es1371

    E depois dê as permissões corretas para os dispositivos de som:

    # chmod 666 /dev/dsp /dev/mixer /dev/audio /dev/sequencer

    Por último, inclua uma linha no seu /etc/rc.d/rc.modules carregando o módulo de som correto (ou "descomente" uma das que está lá). Assim, você garante que o módulo será carregado toda vez que sua máquina for iniciada.

    Habilitando hifenização no LaTeX

    Valter Ferraz Sanches - vfs@mail.com

    Problemas com hifenização no LaTeX? Coloque a seguinte linha em seu documento (sim, `portuges' sem `u'!)

    \usepackage[portuges]{babel}

    Certifique-se de que a hifenização em português esteja habilitada: execute, como root, o comando texconfig, procure a entrada referente a HYPHEN -> latex e procure a linha

    %portuges pt8hyph.tex

    Apague o sinal %, se existir, e salve o arquivo. Caso não exista esta linha no arquivo, adicione-a. Por outro lado, se não existir o sinal % no início da linha, a hifenização já deve estar habilitada.

    Logins Mal Sucedidos

    Carlindo M. Massari Da Costa - carlindo@definitylinux.com.br

    Esta é uma dica muito interessante quanto à administração de logins mal sucedidos no Linux. Trata-se de um recurso capaz de controlar e reportar ao administrador de sistema e também ao usuário a quantidade de vezes que seu login sofreu um acesso não autorizado.

    O primeiro passo é criar um arquivo no diretório /var/log chamado faillog vazio com o comando touch /var/log/faillog. Feito isto, é interessante mudar sua permissão, impedindo acesso por parte de qualquer usuário do sistema, a não ser o root.

    Pronto, cada vez que o usuário informar a senha incorreta, isto será anotado nesse arquivo recém-criado. Caso o administrador deseje saber como estão sendo feitos os logins, basta executar o comando: faillog, onde os serão apresentados, em ordem de data, usuário e quantidade de vezes que foi realizada a tentativa de login.

    Quando o usuário informa corretamente os dados para efetuar o login, o arquivo é zerado e é apresentado para ele a quantidade de vezes que seu login foi mal sucedido. Dessa forma, ele saberá que outros usuários estão tentando acessar sua conta e pode informar o administrador sobre tal fato.


  • A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
    Todos os Direitos Reservados.

    Política de Privacidade
    Anuncie na Revista do Linux