Revista Do Linux
 
  
  
   

EDIÇÃO DO MÊS
  Para assinantes

  CD do Mês
  Capa
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Desenvolvimento
  Programação
  Internacional
  Distro
assinantes
 

Mozilla 1.0

Em fevereiro de 1998, a Netscape anunciava o início do projeto Mozilla. Este projeto contava com um time de programadores que iriam levar adiante o desenvolvimento do navegador da Netscape de uma forma aberta. Atualmente, o projeto conta com a ajuda de várias empresas, como a Red Hat, e de vários integrantes da comunidade Open Source.

Desde a liberação do primeiro código-fonte em março de 1998, o navegador foi sendo aperfeiçoado e conquistando cada vez mais usuários ao redor do mundo. E agora podemos, finalmente, desfrutar de sua versão estável. O Mozilla 1.0 já está disponível para download e apresenta muitas melhorias.

A configuração é fácil, e caso você já tenha o Netscape instalado, ele converterá os perfis de usuários, as informações de configurações de proxy e até mesmo os seus marcadores.

Algumas mudanças ocorreram na interface do navegador, como a reorganização dos menus de contextos e da barra de menus. Também foi acrescido acesso a tecnologias que ainda não eram suportadas, como LDAP sobre SSL. O suporte a JavaScript também foi melhorado e o tão esperado suporte à CSS2 foi incluído.

Para quem não estava contente com o gerenciador de downloads do Mozilla, agora pode agradecer. Um novo gerenciador, que pode ser acessado a partir do menu Tools, foi incluído nesta versão. O tamanho mínimo das fontes que serão exibidas em páginas carregadas também pode ser configurado.

Os atalhos agora utilizam a tecla Ctrl no lugar da tecla Alt. Ctrl+C para copiar e Ctrl+N para abrir uma nova janela são alguns exemplos.

A nova versão do Mozilla Composer, ferramenta para a criação de páginas HTML que acompanha o Mozilla, também ganhou suas novidades. O aplicativo agora conta com a opção Publishing, que permite ao usuário salvar seus arquivos HTML diretamente no website em que ele tenha uma conta.

Além do Linux, também existem versões do Mozilla para vários sistemas operacionais, incluindo o Windows e Mac OS (Clássico e X). Esta é uma boa oportunidade para quem sempre quis testar e utilizar softwares livres, mas ainda não tem o Linux instalado. Com certeza este é um dos maiores projetos Open Source existentes e merece a atenção de desenvolvedores e usuários de todo o mundo para continuar a evoluir. Você pode encontrar mais informações sobre como colaborar com o projeto no site oficial do Mozilla, em www.mozilla.org.

Netscape 7

A America OnLine liberou recentemente a versão 7PR1 do navegador Netscape, que segundo os analistas está mais fácil de usar e pode ser um forte concorrente para o Microsoft Internet Explorer. Entre as novidades da nova versão do navegador está a possibilidade de guardar um conjunto de sites em um único marcador, permitindo, por exemplo, que se carregue com um único clique todos os sites de notícias que o usuário visita diariamente. Também foram adicionadas novidades ao sistema de downloads, que agora podem ser pausados e continuados mais tarde.

A disputa entre Netscape e Internet Explorer promete esquentar novamente, já que a AOL está estudando a utilização do Mozilla, e não do Internet Explorer, como base para o navegador em seu kit de acesso à Internet, como já acontece em versões beta dos kits de acesso da norte-americana Compuserve, também de propriedade da AOL.


Felipe Arruda - felipe@RevistaDoLinux.com.br


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux