Revista Do Linux
 
  
  
   

EDIÇÃO DO MÊS
  Para assinantes

  CD do Mês
  Capa
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Desenvolvimento
  Programação
  Internacional
  Distro
assinantes
 

Distros desconhecidas

Você conhece essas distros?
Pingüins para sistemas embarcados, cristãos e também endiabrados. Saiba mais sobre algumas distros pouco conhecidas.

ECniw Embedded Linux

A empresa Linpus Technologies, Inc. foi fundada em Taipei, no ano de 1997, como a primeira companhia asiática a entrar para o mercado de desenvolvimento em Linux. Ainda hoje, a Linpus alcança uma grande cobertura do mercado chinês, e, em 1998, a empresa lançou a primeira loja virtual chinesa especializada em produtos relacionados ao sistema operacional Linux.

Atualmente, a Linpus atua com alguns produtos no mercado e, além do Linpus Linux versão servidor e desktop, está o ECniw Embedded Linux, que é uma solução com kernel rápido e indicado para dispositivos especiais, como PDAs, Tablet PCs e Smart Phones. O ECniw é compatível com processadores iX86, StrongARM, MIPS e ARM7. A compatibilidade com outros processadores, como o X-Scale e o ARM9, será lançada em breve.

Ocupando cerca de 550kB para a interface gráfica e 512kB para o Kernel, esta distro acaba sendo uma das melhores opções para dispositivos que necessitem de um sistema Linux embarcado. Alguns outros aplicativos acompanham a distribuição, como um sistema de reconhecimento de escrita a mão para o idioma chinês e inglês, aplicativos para multimídia e jogos, que juntos ocupam cerca de 9 MB de espaço.

Para saber mais:
www.linpus.com/

EvilEntity Linux

“Muitos dizem:, 'O MS Windows venceu, e o Linux em desktop está morto!' Mas o Linux para desktop não está mais morto, e levantou-se de seu túmulo em busca de sangue virgem”.

Este é um pequeno trecho, talvez o menos ofensivo deles, do texto inicial que está no website da Undead Linux. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento da EvilEntity Linux, uma distro que não promete ser a solução para seu servidor, e também avisa que a plataforma de estações de trabalho corporativas não é seu lugar. Segundo eles, a EvilEntity (também chamada de EvilE) é simplesmente a ferramenta mais útil e divertida que você poderá instalar em seu PC.

A EvilE não utiliza o KDE ou o Gnome como seu gerenciador de janelas padrão, mas sim o Enlightment. Além disto, a distro traz alguns softwares para “ripar” MP3s, “queimar” CDs, assistir DVDs e TV e editar vídeos e modelos 3D.

No website você encontra a imagem ISO para download, além da possibilidade de compra de um CD-ROM contendo a distro. Parece que desta vez o mal ganhou e acabou lançando sua distro antes de sair uma versão cristã do Linux (Vide box).

Para saber mais:
www.undeadlinux.com
www.undeadlinux.org

JESUX

Há algum tempo atrás, um website divulgava a criação de uma distro Linux para usuários cristãos: o Jesux. Com um slogan sugestivo (“A distribuição que não levará você à tentação”), o Jesux prometia ser a distro ideal para hackers cristãos, igrejas, escolas e famílias, e seria baseada no Red Hat.

O Jesux teria algumas características “incomuns” para manter a boa moral cristã. O Enlightment ganharia uma série de temas cristãos com imagens de Jesus, o comando kill e palavras como daemons e abort seriam modificadas, o Netscape possuiria bookmarks pré-gerados com links para sites cristãos; e nem o emacs escaparia das reformas: o comando M-x doctor seria substituído por M-x pastor.

Mas tudo não passava de uma brincadeira criada por George Jones, que acabou disponibilizando no site os e-mails que ele recebeu sobre o Jesux. Alguns são um pouco mal-humorados, e outros chegam até a colaborar com idéias, sugerindo, por exemplo, a criação de man pages para trechos da bíblia.

Para saber mais:
www.geocities.com/ResearchTriangle/Node/4081/


Felipe Arruda - felipe@RevistaDoLinux.com.br

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux