Revista Do Linux
 
 

Caderno Digital

Microcomputadores portáteis que rodam Linux estão sendo utilizados experimentalmente por alunos do Colégio Estadual do Paraná

O governo do Estado do Paraná lançou recentemente o projeto Caderno Digital, pelo qual alunos da rede pública de ensino receberão microcomputadores portáteis com Linux instalado para auxílio nos estudos. Na fase experimental, alunos do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, participarão do projeto. “O Caderno Digital visa a garantir aos alunos da rede pública e suas famílias o acesso à informação digital, fazendo com que todos os paranaenses possam contar com o apoio da Internet, ferramenta fundamental na nova sociedade do conhecimento”, diz o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Ramiro Wahrhaftig.

Para a implementação do projeto foram investidos R$ 500 mil, provenientes de recursos públicos e privados. Os gastos envolvem treinamento de professores, criação da infra-estrutura de rede e construção dos microcomputadores. A fase experimental terá a duração de um ano. Nesta primeira etapa, 40 alunos e 15 professores do Estadual receberão um microcomputador cada, que poderão utilizar tanto em casa como na escola. A intenção é que, a partir do próximo ano, a conexão à Internet passe a ser feita por meio da rede elétrica, em projeto desenvolvido pela Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Os micros são fabricados pela empresa TWT Embedded Solutions e quem coordena o projeto é um dos fundadores do Grupo de Usuários Linux OpenSystem, de Curitiba, Alessandro de Oliveira Binhara.

Segundo a diretora do Colégio Estadual do Paraná, Adélia Ribeiro, alunos e professores serão os maiores beneficiados. “As aulas são elaboradas diretamente no computador”, conta. Para a fase experimental do programa, foram desenvolvidos e fabricados 70 computadores de baixo custo e fácil portabilidade. Uma rede de informação vai permitir a comunicação freqüente e virtual entre seus usuários. Dessa forma, o Caderno Digital transforma-se num poderoso aliado do professor para a disseminação do conhecimento ao aluno. Além disso, o aluno terá acesso a softwares educativos e outros recursos disponibilizados pela Internet, como dicionários e bibliotecas virtuais.

O aluno utiliza o computador em casa enquanto estiver matriculado na escola. A idéia é que cada computador possa ser utilizado por três ou quatro estudantes até o fim de sua vida útil, calculada em oito anos pela coordenação do projeto. O equipamento será constantemente atualizado por uma equipe especializada em manutenção de computadores. Para gerar conteúdo digital e definir metodologias para o uso do Caderno Digital, foi criado um grupo de reflexão composto, em sua maioria, por professores do Colégio Estadual.

O Caderno Digital faz parte do projeto Educação Digital, criado pelo Programa W-Class (Programa Paraná Classe Mundial em Tecnologia de Informação e Comunicação), que funciona no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia. O Educação Digital foi planejado para contribuir para a implantação de uma dinâmica de ensino mais produtiva e adequada às modernas tecnologias.

“Ao oferecer ao aluno da rede pública condições de acesso a informações disponibilizadas na rede, o projeto Educação Digital dá o primeiro passo para expandir seus benefícios a toda a sociedade”, diz Wahrhaftig. “Em um cenário futuro, o estudante será o principal multiplicador do conhecimento que adquiriu ao fazer uso das novas tecnologias, contribuindo para a democratização do acesso à informação.”


Rodrigo Asturian - asturian@RevistaDoLinux.com.br


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux