Revista Do Linux
 
 

Um controle remoto para sistemas Linux

Por apenas R$ 4,00 você pode montar seu próprio controle e sair clicando pela sua casa

Com ajuda deste texto, você poderá montar um circuito eletrônico bem simples e de baixo custo, que permite que um PC comum, através de uma porta serial, receba comandos de controles remotos infravermelhos. Com raras restrições, qualquer controle remoto que você possuir (TV, Vídeo, Som, entre outros) poderá ser usado.

Dentre as muitas funções do LIRC, podemos destacar o controle do ponteiro do mouse através de um controle remoto, a possibilidade de enviar combinações de teclas a qualquer programa e a possibilidade de executar um programa a partir de um botão pré-programado.

Não é preciso entender eletrônica para montar este circuito, mas um conhecimento básico ajuda. O custo total do projeto ficou em torno de R$ 4,00, e os componentes foram comprados em uma loja de peças para manutenção de aparelhos de televisão. Os itens de maior custo, entretanto, são coisas como cabos, conectores, matriz de contatos, caixas, etc.

Como usei uma caixa de uma fonte velha e um cabo de um modem antigo, não precisei comprar estes itens. Embora o projeto LIRC também permita montar um transmissor de infravermelho para que o computador controle equipamentos com controle remoto, tema este que não abordamos aqui.

Preparação

O componente mais importante para esta montagem é o módulo receptor de infravermelho. Teoricamente, qualquer um deve funcionar, mas não é bem assim. Antes do circuito atual funcionar, tentei usar dois sensores (um de um drive de CD ROM da Creative com controle remoto e outro de um receptor de TV a cabo), que não funcionaram. Finalmente, obtive sucesso usando um receptor SFH506, que encontrei em uma loja de eletrônica.

Os componentes necessários para a montagem são:

(IC1) 1 receptor infravermelho SFH506 (ou compatível)
(C1) 1 capacitor eletrolítico de 4.7uF
(D1) 1 diodo 1N4148
(IC2) 1 regulador de tensão 7805
(R1) 1 resistor de 4k7ohms

Além dos componentes, você precisará de um cabo DB9 ou DB25 para conectar à porta serial do PC, ferro e fio de solda (estanho) e uma matriz de contatos (proto-board), ou ponte de terminais para interconectar os componentes.

A montagem que fiz usou uma matriz de contatos, pois o circuito fica mais organizado e fácil de fixar. Portanto, as ilustrações seguirão este método, embora muita gente prefira montar o circuito diretamente, soldando os próprios terminais dos componentes entre si.

Montagem do hardware

O site oficial do LIRC possui um esquema elétrico do circuito em ASCII Art. Para fazer a montagem em uma matriz de contatos, ou proto-board, use como referência a figura 1. As linhas Preta, Amarela e Azul são os fios.

Software para usar seu controle remoto

Existem vários programas que você pode, e em alguns casos deve, usar para poder aproveitar ao máximo seu novo controle remoto. Veja abaixo alguns deles.

irrecord

Se o controle remoto infravermelho que você for usar já tiver um arquivo de configuração, não precisará deste programa. Para verificar isto, procure no site oficial do projeto o arquivo remotes e verifique se o seu controle está lá. Caso não esteja, usando o irrecord, você poderá “ensinar” o LIRC a entender o seu controle.

Este é o único programa do projeto LIRC que deve ser executado sem o lircd (Daemon) estar rodando. O programa é auto-explicativo e lhe pedirá para ir apertando cada botão do controle e informando os nomes desses botões.

lircd

Este é o daemon, e deve estar sempre rodando para usarmos o LIRC. Ele é responsável por receber e interpretar os dados do controle remoto e responder a requisições de outros programas via /dev/lirc. Para executá-lo, basta rodar lircd, já com o arquivo de configuração de seu controle remoto, em /etc/lircd.conf.

irexec

O irexec simplesmente executa programas ao receber um comando do controle remoto. Através do arquivo de configuração ~/.lirc, especificamos que programa cada botão do controle irá executar.

irxexec

O irxexec pode ser usado de maneira complementar ao irexec. Ele possui várias funções, sendo a mais interessante a de enviar comandos, cliques de mouse e combinação de teclas para programas. Dessa forma, se você usar um programa que não suporte o LIRC, ainda assim poderá controlar este programa pré-programando combinações de teclas para serem enviadas a ele.

irmix

Apesar de não acompanhar o pacote do LIRC, o irmix pode ser obtido no link Software na própria página oficial do projeto. Seu funcionamento é bem interessante, e após programar dois botões (um para aumentar o volume e um para diminuir), podemos rodar o irmix. Ao apertar estes botões no controle, o volume de sua placa de som é controlado e aparecerá na tela uma barra de volume idêntica à das televisões. O irmix usa a libOSD.

ircmd

O ircmd simula uma porta de mouse no /dev, que pode ser configurada no XFree, por exemplo. Dessa forma, é possível usar um controle remoto como mouse.

irmenu

Em conjunto com o sintetizador de voz festival, permite navegarmos em um menu interativo, via voz. Este menu pode ser usado para dizer a hora, escolher entre vários programas, desligar o computador, etc.

winlirc

Com o winlirc é possível utilizar seu circuito no Windows, mas nunca usei este programa.

Pinagem Cabo RS-232 (usando conector DB-9)
CorPinoFunção RS-232Função Lirc
Amarelo5GNDTerra
Azul7RTSFonte
Preto1DCDSinal
Laranja4DTR(*)
(*) Para uso futuro no transmissor de infravermelho

Para saber mais:
Página oficial do LIRC - www.lirc.org
Modding: Remote Control - www.heatseekerz.net/?page=articles&articleid=4&page_number=1
The Festival Speech Synthesis System - www.cstr.ed.ac.uk/projects/festival/
Exemplos dos arquivos de configuração ~/.lircrc e /etc/lircd.conf estão disponíveis no CD desta edição, em doc/lirc


Rafael Vidal Aroca - rva@grad.icmc.usp.br

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux