Revista Do Linux
 
 

Um novo formato de DVD

A Toshiba e a NEC anunciaram que estão desenvolvendo um novo padrão de armazenamento para DVDs, baseado na tecnologia de laser azul, que pode chegar ao mercado já no próximo ano, aumentando a capacidade dos discos enquanto mantém a compatibilidade com todo o conteúdo atual (discos) baseado na tecnologia de laser vermelho.

Entretanto, a nova tecnologia será incompatível com o padrão Blu-Ray, proposto pela Sony, Matsushita Electric e outras empresas neste ano. Mas a Toshiba não descarta a idéia de haver uma compatibilidade com o Blu-Ray no futuro. “A princípio, nossa visão é a de que seria melhor manter a compatibilidade com os DVDs já existentes. No futuro, os dois padrões não necessariamente precisam ser concorrentes”, disse uma representante da empresa.

As indústrias japonesas de tecnologia estão investindo no laser azul devido ao aumento na capacidade de armazenamento de dados por ele proporcionado, de 4,4 gigabytes em um DVD atual para quase 27 gigabytes de informações em um disco. Entre as outras vantagens do laser estaria também a maior precisão de leitura.

Para saber mais
news.com.com/2100-1040-955255.html?tag=fd_top

Pequeno Notável

A Atlam lançou recentemente o menor notebook do mercado nacional. O Atlam Jr. tem aproximadamente 24 centímetros de comprimento, 18 de profundidade e 3 centímetros de altura, e pesa apenas 1,3 Kg. É equipado com processadores Intel Celeron ou Pentium III, indo desde 600 a 850 MHZ, placa de vídeo SiS 630 com 8 MB de memória compartilhada, monitor LCD, com matriz sensível ao toque de 8,4 polegadas, com resolução de 800x600, disco rígido de 10 GB ou 30 GB, 128 MB de RAM, expansíveis até 512 MB, modem de 56 Kbps, placa de rede de 10/100 Mbps e áudio compatível com o padrão AC97 2.1. Com a adição do Port Replicator, é possível conectar, por exemplo, drives de CD-ROM, DVD-ROM ou CD-RW e um teclado PS/2. Entre os sistemas operacionais suportados estão o Windows NT, ME, 2000 e XP (alguém se candidata a experimentar o Linux?). A máquina pode ser adquirida diretamente da Atlam, a um preço sugerido de R$ 4.500,00.

Para saber mais
www.atlam.net

Saborosas Maçãs

A TerraSoft Solutions, produtora da distribuição YellowDog Linux para máquinas PowerPC, está oferecendo uma alternativa para aqueles que gostariam de unir o útil ao agradável e ter um Mac rodando Linux, mas sem ter o trabalho de instalar o sistema. No site da empresa estão disponíveis iMacs, iBooks e PowerMacs com o YellowDog Linux pré-instalado e pronto para uso. Ao comprador resta apenas criar um usuário, configurar a resolução de vídeo e usar a máquina. Além do Mac, os compradores também recebem os CDs do Yellow Dog Linux e 60 dias de suporte técnico via Web. Os preços começam em US$ 1.274,00 pelo iBook de configuração mais simples, apenas 75 dólares acima do preço sugerido no site da Apple.

Para saber mais
www.terrasoftsolutions.com

Informações escondidas em seu monitor

A empresa japonesa IDK desenvolveu um novo monitor que pode ajudar algumas instituições a impedir que dados importantes sejam vistos por pessoal não autorizado. Os dados exibidos pelo monitor LCD só podem ser vistos por quem estiver usando óculos especiais. Qualquer outra pessoa que olhar para o monitor não verá nada. “Para os outros, você parecerá alguém de óculos de sol trabalhando em frente a uma tela vazia”, disse um oficial de desenvolvimento da IDK.

A imagem é “invisível” devido à ausência do filtro de polarização presente em todos os monitores LCD. No caso do sistema da IDK, este filtro está nas lentes dos óculos utilizados para a visualização das informações. Embora pareça seguro, Marcus Kuhn, pesquisador da Universidade de Cambridge, afirma que um simples par de óculos, desses que se usam para assistir filmes em 3D, pode ser o suficiente para quebrar a segurança do sistema.

Para saber mais
www.newscientist.com/news/news.jsp?id=ns99992751

Música para viagem

A Creative Labs já lançou no Brasil a terceira versão de seu MP3 Player, chamado Nomad Jukebox 3. O aparelho, agora disponível em versão com disco rígido de 40 GB, capaz de armazenar até oito mil músicas, utiliza a interface SB1394 para conexão com PC, uma implementação da tecnologia FireWire (também conhecida por alguns como IEEE1394, ou i.Link), o que garante uma taxa de transferência de dados de menos de um segundo por música. Quem não possui uma porta FireWire no micro ainda pode conectar o Nomad Jukebox 3 via USB 1.1, mas com velocidade menor de transferência de dados.

Entre os recursos disponíveis estão os perfis de equalização baseados na tecnologia EAX, normalização de volume e gravação de áudio em tempo real nos formatos WAV e MP3. Além disso, o Nomad Jukebox 3 conta com uma bateria de lítio-íon com duração estimada de 11 horas e espaço para uma segunda bateria, o que garante um total de 22 horas de áudio contínuo longe das tomadas. Para sincronização das músicas com o PC, usa-se o software Creative PlayCenter 3 e, para sincronia de dados (sim, o Nomad pode ser usado como um HD portátil), o Creative File Manager, ambos incluídos no produto.

Para saber mais
brasil.creative.com

Digite sem o teclado

O Dasher é um software desenvolvido por dois britânicos, David MacKay e David Ward, na Universidade de Cambridge, que permite aos usuários de computadores portadores de deficiência digitar textos e interagir com o computador sem a utilização do teclado.

O programa permite que as letras do alfabeto sejam selecionadas visualmente na tela do computador para formar as palavras. O software pode ser operado através do mouse, rolerball ou de um equipamento que rastreia os movimentos dos olhos dos usuários. O programa também tem a capacidade de auto-completar palavras e frases.

A interface do software funciona como uma espécie de jogo. Você aponta para a letra desejada e um efeito de zoom traz novas letras para formar a palavra, que vai sendo escrita na tela. Esta interface é mais rápida do que as demais operadas por rastreamento dos movimentos dos olhos existentes. Você pode ver um exemplo da interface em funcionamento no endereço: www.inference.phy.cam.ac.uk/dasher/DasherSummary2.html.

Testes mostraram que, com prática, o usuário pode escrever até 25 palavras por minuto com o software, que também possui suporte ao idioma japonês.

No website do projeto você encontra mais informações sobre o funcionamento do software, screenshots e até mesmo vídeos do programa sendo executado em hardware portátil, como um PDA Compaq iPaq.

Para saber mais
www.inference.phy.cam.ac.uk/dasher/

Pingüins invadem a Venezuela

O governo venezuelano anunciou oficialmente que utilizará exclusivamente Software Livre em sua administração. “Open source sempre que possível, software proprietário somente quando necessário”, afirmou Dr. Felipe Pérez-Martí, Ministro do Desenvolvimento e Planejamento. O anúncio também afirma que todos os softwares desenvolvidos pelo governo serão lançados sob a licença GPL.

José Luis Rey, um dos conselheiros de Pérez-Martí, disse que antes de o anúncio ser feito o Comitê Executivo do país foi consultado e a maioria estava a favor do plano. O anúncio também diz que o governo irá combater a pirataria de softwares retirando todas as cópias não licenciadas de seus escritórios. Um novo sistema de acesso à Internet para a comunidade, onde serão utilizadas máquinas com Linux, também foi anunciado.

Um dos grandes motivos mencionados por Pérez-Marti para a utilização de Softwares Livre é que cerca de 75% dos fundos destinados a licenças de softwares vão para nações estrangeiras, 20% para empresas estrangeiras de suporte e somente 5% ficam com os programadores venezuelanos.

Para saber mais
linuxtoday.com/news_story.php3?ltsn=2002-08-30-011-26-NW-LL-PB



A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux