Revista Do Linux
 
OUTRAS SEÇÕES
  Cartas
  Variedades
  Rádio Linux
  CD do Mês
  Coluna do Augusto
  Leitura
  Dicas e truques
  Opinião
 

Corporativo

O primeiro passo

O servidor Sun LX50 vem com o sistema operacional Linux instalado e, ao que tudo indica, a Sun trará novidades para a comunidade Open Source em breve

O mercado de servidores agora conta com um integrante de peso. A Sun apresentou para a imprensa especializada o servidor Sun LX50, que, entre outras características, já vem com o Linux pré-instalado. Até que a empresa lance sua própria distro, a máquina virá com o Sun Linux, baseado no Red Hat Linux 7.2. O modelo foi lançado recentemente nos Estados Unidos e começa a ser vendido no Brasil em outubro de 2002. A versão de entrada do produto custará US$ 3,5 mil. Disposição e otimismo é algo que não falta à Sun. “O mercado de servidores no Brasil é muito importante para a Sun e temos feito investimentos significativos no país”, afirma o diretor mundial de Marketing de produtos baseados em Linux, Peder Ulander. Ele destaca também o crescimento da demanda por soluções baseadas no Linux na área governamental. Para a empresa, os órgãos estatais estão buscando o Linux como forma de reduzir os custos com licenças de softwares.

A estratégia da Sun para atrair as empresas para os seus produtos se concentra na integração dos seus serviços. “As vantagens econômicas proporcionadas pelo software livre são muito atraentes para o mercado brasileiro, porém, há um ponto que se refere ao serviço de suporte das aplicações”, ressalta Ulander. De acordo com ele, a Sun está implantando uma política mais agressiva para o Brasil, focada nas necessidades dos consumidores que buscam a redução do custo total de propriedade. “Para isso, estamos integrando os serviços de suporte técnico, aplicações e hardware”, complementa.

Dentro dessa concepção de negócios, o servidor LX50 é o primeiro em seu segmento a ser vendido com programas e aplicações pré-integrados e otimizados - incluindo a linha Sun ONE, os sistemas operacionais Linux e Solaris e a tecnologia Java. Integração parece ser a palavra de ordem. Para a Sun, cerca de três milhões de desenvolvedores Java e XML e centenas de milhares de desenvolvedores Solaris e Linux podem agora desenvolver, implementar e gerenciar suas aplicações em um sistema integrado.

Cada servidor LX50 pode ter até dois processadores x86 de 1.4 GHz e ser configurado com mais de 6 GB de memória RAM e 216 GB de espaço em HD. As aplicações de software incluem Java 2 SDK Standard, Sun ONE ASP para Linux, TomCat (JSP), MySQL, Apache, WU-FTPD, Sendmail, Bind, Sun Grid Engine e Sun Streaming Server, que podem ser usados para web serving, e-mail, grid computing, streaming media, banco de dados e aplicações de e-commerce. De acordo com a Sun, o LX-50 permite usar o alto desempenho e a escalabilidade da arquitetura Sun ONE para diminuir o custo total de propriedade (TCO) no desenvolvimento, implementação e entrega de Web services nas plataformas Linux e Solaris.

Também está sendo lançada uma nova versão do Sun Control Station, um sistema que simplifica a administração das bases Solaris e Linux. O Control Station foi projetado especificamente para suportar um grande volume de implementações e pode monitorar a saúde do sistema, avaliar o desempenho, determinar a relação de hardware e monitorar o trabalho do software. O Sun Control Station permite gerenciar até 250 servidores LX50.

Desktop Sun Linux

A Sun promete movimentar o mercado de desktops Linux no ano que vem, com o lançamento de um projeto de Enterprise Desktop que integrará o sistema operacional do pingüim, Gnome, StarOffice, Ximian Evolution, além de suporte e serviços da própria Sun. Ao ser perguntado sobre a iniciativa, Peder Ulander não quis revelar mais detalhes e apenas adiantou que essa iniciativa deverá oferecer ao mercado um significativo retorno de investimento. “A solução terá o menor custo total de propriedade do mercado”, afirma. Para Ulander, o movimento Open Source é uma oportunidade fascinante da qual a Sun participa ativamente, principalmente com os programas StarOffice e OpenOffice. “O Linux é um elemento do termo 'a rede é o computador' e a realização dessa visão envolve todos os aspectos da tecnologia da Sun e a sua adesão aos padrões abertos”, assinala. (RA)

legenda: Ulander: o mercado brasileiro é muito importante para a Sun


Rodrigo Asturian - asturian@RevistaDoLinux.com.br


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux