Revista Do Linux
 
  
  
 

OUTRAS SEÇÕES
  Cartas
  Variedades
  Rádio Linux
  Mensagem ao Leitor
  CD do Mês
  Coluna do Augusto
  Dicas e Truques
  Opinião
 

Linux no Desktop

Gostaria de dar meus parabéns ao ilustre Fernando Lozano sobre a sua matéria Linux no Desktop. Achei sensacional toda a desenvoltura do assunto e fico feliz em ver que tem pessoas com este ideal com tanta coerência. Meus sinceros parabéns e gostaria, se possível, de mais matérias neste âmbito, pois isto vem a mostrar e quebrar diversos mitos e lendas sobre a "dificuldade em se usar o Linux".
Fabiano Soares Rech - fabianorech@ieg.com.br

Curso de Java

Em primeiro lugar, parabéns por alocar um espaço da revista para um curso de Java. Esta linguagem está cada vez mais sendo adotada pelos programadores do mundo inteiro. Todavia, estou escrevendo para dizer que acho que o autor do texto misturou os conceitos de programação orientada a objetos ao fazer sua explanação sobre a linguagem na Parte I do curso, publicada na Revista do Linux nº36, de dezembro de 2002. Falo especificamente dos tópicos de sobrecarga de métodos e operadores e polimorfismo.

O conceito de polimorfismo com o qual eu trabalho é bem mais amplo que o apresentado. O polimorfismo pode ser aplicado a valores e variáveis, a métodos e funções e também a tipos. No contexto da linguagem Java, os principais tipos de polimorfismo implementados são: polimorfismo de inclusão (quando uma classe filha sobrecarrega um método ou atributo da classe mãe), polimorfismo de sobrecarga (quando um mesmo método é sobrecarregado em uma mesma classe com diferentes assinaturas, ou seja, mesmo nome, mas número e tipo dos parâmetros diferentes) e polimorfismo de coerção (onde um cast ou coerção força uma variável de um tipo a passar por outra, por ex., quando fazemos um cast de um Object para String). Assim, a sobrecarga de funções, como foi apresentado, não é algo disjunto de polimorfismo, mas sim uma maneira de obter o polimorfismo de sobrecarga.

Acho que sempre é complicado abordar conceitos clássicos (e complexos) da programação orientada a objetos em um curso introdutório sobre qualquer linguagem orientada a objetos. Estes conceitos são melhor explorados em um curso de análise comparativa de linguagens, pois dificilmente uma linguagem só vai implementar todas as variações dos conceitos. Por isso, é bom tomar cuidado ao fazer construções como "[O polimorfismo] é a troca de mensagens entre...". Para quem quiser ler mais sobre isso, existe um bom paper do Luca Cardelli e Peter Wegner que foi publicado na Computer Surveys, vol 17, nº4 de dezembro de 1985 (anterior ao surgimento do Java). Um link válido hoje (22/01/2003) para o paper é: citeseer.nj.nec.com/cardelli85understanding.html.
Sergio Henrique Guerra de Sousa - shgs@superig.com.br

Realmente o leitor tem razão, no entanto meu objetivo foi falar sobre o polimorfismo de forma introdutória. Podemos sim, utilizá-lo sobre variáveis, métodos etc. No entanto, dado o escopo do curso, isto não coube, pois aumentaria muito o número de páginas e tornaria mais complexa a explanação.
Abraços,
Rodrigo Mello

Sou assinante da RDL e fiquei muito feliz com o início do curso de Java da edição 36. Gostaria de sugerir que nos próximos capítulos deste curso o CD da edição trouxesse alguns IDE's como o Jedit ou o Eclipse ou, quem sabe, até uma ferramenta CASE como o ArgoUML. Ou alguns links para ferramentas sugeridos pelo autor para que possamos praticar com o referido conteúdo.
Maurício Quoos Hoehne - mauricio.hoehne@consyste.com.br

Sugestão

Li com grande prazer a edição número 36 (Dezembro 2002) da Revista do Linux e gostei da sugestão do leitor Francisco: Lendo a Revista Do Linux!. Gostaria de colaborar sugerindo uma coluna na home page da revista que exibisse vários links para websites que possuem programas Linux para download. Estou com o Linux instalado e tenho incentivado muitas pessoas a adotarem o sistema. Mas sempre surgem dúvidas, e as mais comuns são quanto a onde encontrar programas específicos para astrologia, CAD, etc.
Fleury Gerola - flegle@uol.com.br

Fleury, sua sugestão está anotada. Enquanto isso, podemos recomendamos uma visita ao FreeSoftware Directory (www.gnu.org/directory/), onde há uma extensa lista de softwares GNU divididos por área de interesse. Além deste, você também pode dar uma olhada no endereço www.linuxstart.com, um site que possui até mesmo um sistema de busca para facilitar suas pesquisas. Além destes dois, você também poderá fazer algumas buscas no bom e velho Freshmeat (www.freshmeat.net), um website que lista centenas de projetos em Software Livre, não só para o Linux, mas também para plataformas como os *BSD, Mac OS X e até mesmo Windows. Errata - Edição 37

O leitor Luis Alberto Garcia Cipriano nos avisa que no artigo "Líderes do Software Livre permanecem unidos", publicado na edição 37 da Revista do Linux, página 28, faltaram os créditos dos revisores Leonardo Boiko (leoboiko@linuxbr.com.br) e Raphael Perret Leal (rperret@ufrj.br).


Fale conosco

Cartas

A seção C@rtas (cartas@RevistaDoLinux.com.br) é destinada ao leitor para que opine sobre o conteúdo da Revista do Linux, enviando suas sugestões ou comentários. As cartas podem ser resumidas por questão de espaço.


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux