Revista Do Linux
 
  
  
 

OUTRAS SEÇÕES
  Cartas
  Variedades
  Rádio Linux
  Mensagem ao Leitor
  CD do Mês
  Coluna do Augusto
  Dicas e Truques
  Opinião
 

Enxergando melhor com o pingüim

Com um investimento de R$ 450 mil, o objetivo da Essilor é levar a solução OptiClick, baseada no Linux, aos maiores laboratórios do País

O Linux está presente no fabricante de lentes óticas Essilor do Brasil e ajudando a empresa na busca de soluções criativas que facilitem a comercialização de seus produtos. A Essilor utilizou infra-estrutura de hardware e software IBM para o desenvolvimento de uma solução para interligar seus laboratórios e óticas. Foram usados os softwares WebSphere Application Server rodando em dois servidores xSeries e o banco de dados DB2 EE em um servidor da família pSeries. Com esses recursos de software e hardware, a Essilor criou o site OptiClick, que está em operação desde abril de 2002.

Líder mundial no mercado de lentes e equipamentos oftálmicos, a Essilor buscou a parceria com a IBM, pois queria uma solução definitiva, que rodasse em Linux e fosse multiplataforma, já que a empresa possui servidores das famílias iSeries, pSeries e xSeries. A IBM desenvolveu a infra-estrutura e o parceiro YKP ficou responsável pelo desenvolvimento e manutenção/atualização das versões dos produtos para o site.

O objetivo do OptiClick é diminuir o tempo de entrega dos óculos para o cliente, evitando o trabalho de envio das armações para o laboratório e a posterior devolução.

A metodologia para a produção de óculos segue uma rotina: o cliente dirige-se a uma ótica, escolhe a armação para seus óculos e deixa o receituário médico. A ótica envia o receituário e a armação ao laboratório, que, então, prepara a lente, monta os óculos e devolve para a ótica, que encerra o processo com a entrega ao cliente.

Com a solução OptiClick, todas as etapas para a confecção de um par de óculos são executadas via Internet: a ótica envia ao laboratório as informações sobre a armação escolhida pelo cliente (através de uma leitura tridimensional do aro da armação), juntamente com os dados do receituário. O laboratório verifica o pedido, verifica a viabilidade de atendimento e realiza o download das informações para a confecção das lentes. Após a conclusão do processo, o laboratório envia as lentes à ótica que, então, realiza o encaixe na armação e entrega ao cliente. "Este processo permite uma maior rapidez no atendimento ao cliente. Em alguns casos, observamos uma economia de mais de 50% no tempo total de entrega. Além disso, tanto o laboratório quanto a ótica podem consultar o estado de toda a operação, a qualquer hora", explica Valéria Pessoa, gerente de TI da Essilor Brasil.

O site OptiClick é um instrumento facilitador na comunicação entre os laboratórios e óticas, mas, para ser eficiente, requer um alto nível de precisão na confecção das lentes. "Para isso, associamos a utilização desta solução à compra da facetadora Compass, equipamento que faz a leitura do perímetro da lente para conferir com a armação" afirma Valéria, que tem objetivos ousados para o novo serviço: "Queremos estar em 100% dos maiores laboratórios brasileiros", ressalta. A solução foi lançada em abril de 2002 e já está sendo utilizada por três laboratórios. Até o final de 2004, o objetivo é que esteja em 17.

Liderança no mercado de lentes

O grupo francês Essilor existe há 150 anos e é líder mundial do mercado de lentes e equipamentos oftálmicos, atendendo diretamente a distribuidores, laboratórios e redes ópticas. Seu produto de maior sucesso e o mais conhecido no Brasil é a linha de lentes Varilux®.

Presente em vários países, a Essilor International conta atualmente com 22 mil funcionários. No Brasil, além de um escritório comercial no Rio de Janeiro e de centros de apoio em seis estados brasileiros, a empresa possui uma fábrica em Manaus, considerada a melhor do mundo em produtividade e certificada pela ISO 9002 e ISO 14000.

Para saber mais:
Site Opticlick: www.opticlick.com.br


Da redação da Revista do Linux

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux