Revista Do Linux
 
  
  
 

OUTRAS SEÇÕES
  Cartas
  Variedades
  Rádio Linux
  Mensagem ao Leitor
  CD do Mês
  Coluna do Augusto
  Dicas e Truques
  Opinião
 

As novidades do KDE 3.1

Com a chegada da versão 3.1 do ambiente desktop KDE, a pergunta na mente de muitos é "O que há de novo para mim?" Basicamente, há novidades para todos os gostos e tipos de usuário. Continue lendo e conheça os novos recursos e aplicações que o KDE 3.1 traz até você

Gerenciamento de Informações Pessoais (PIM)

O cliente de e-mail KMail ganhou várias melhorias nas áreas de segurança e privacidade, com o suporte aos protocolos S/MIME, PGP/MIME e X.509v3. O trabalho foi realizado em conjunto com o Projeto Ägypten, um projeto de segurança de informação sendo desenvolvido sob contrato com o governo Alemão. O suporte a OpenPGP também foi melhorado. Por exemplo, agora é possível habilitar a criptografia das mensagens com uma chave diferente para cada destinatário.

O software de calendário e agenda KOrganizer contém um grande número de novos recursos e melhorias quanto à compatibilidade:

~U Um novo plugin para acessar dados de um calendário armazenado em um servidor Exchange 2000.
~U Suporte a iMIP, um padrão da indústria usado pelo Outlook, Lotus Notes e Evolution, incluindo funções de agendamento em grupo para To-Do's e eventos.
~U Suporte melhorado ao protocolo de calendários e agendamento iCalendar, outro padrão da indústria.
~U Integração melhorada com o KDE Address Book.
~U Templates personalizáveis para eventos e To-Do's e alarmes para To-Do's.

Livro de Endereços

A Address book library (libkabc), usada em todo o KDE, possui as seguintes melhorias importantes:

~U Um novo módulo de controle para configuração de múltiplos recursos, incluindo LDAP;
~U Um campo de entrada de endereços de e-mail integrado ao LDAP;
~U Suporte completo ao padrão vCard, incluindo importação de vCards versão 2.1;
~U Um novo e versátil mecanismo de plugins; e
~U Um formato binário (opcional) para a base de dados, para acesso rápido a grandes livros de endereços.

O KAddressbook ganhou a habilidade de obter informações de contatos em um ou mais servidores LDAP, imprimir informações de contatos, acessar múltiplos livros de endereços e importar/exportar contatos no formato vCard, padrão da indústria. Além disso, a interface recebeu um grande número de melhorias de usabilidade, como uma barra de acesso rápido, em ordem alfabética, a entradas e categorias.

O aplicativo de integração com PDAs baseados no sistema Palm OS (KPilot) fornece vários novos conduítes, incluindo AvantGo, KAddressBook e sincronia de data/hora.

Grandes Empresas

O KDE 3.1 introduz o novo framework lock down, que é essencialmente um sistema baseado em permissões para gerenciar opções de configuração de aplicativos. Empresas, Internet Cafés e usuários com necessidades similares deverão apreciar as melhorias no framework Kiosk, que proporciona uma forma simples de desabilitar certos recursos do KDE para criar um ambiente mais controlado. Por exemplo, um administrador de sistema pode impedir que os usuários mudem o papel de parede ou itens do menu iniciar. A implementação deste framework atualmente requer a modificação de alguns arquivos texto simples, e espera-se que o KDE 3.2 traga uma interface gráfica amigável para o gerenciamento destas tarefas. O suporte básico ao framework Lock Down já existe na versão atual do KDE e, dependendo da reação dos usuários, espera-se que esteja completo no KDE 3.2.

Para aqueles que mudam de estação de trabalho freqüentemente, o KDE oferece um novo framework de compartilhamento de desktop, compatível com o VNC (KRfb, KRdc). Para o KDE 3.1, seu uso principal é o suporte técnico remoto, ou simplesmente mostrar seu desktop a outros usuários, com a possibilidade de ver e controlar o desktop remotamente. Com o KDE 3.2 será possível aos usuários compartilhar seu desktop através de múltiplas máquinas em uma rede heterogênea.

Navegação

Os muitos fãs da navegação em múltiplas abas ficarão felizes em saber que este é o mais novo recurso adicionado ao navegador do KDE, o Konqueror. E para ocasiões em que uma sessão de navegação termina abruptamente, um novo plugin ajudará a restaurar a sessão anterior quando o navegador for aberto novamente.

Para simplificar o download de um grande número de arquivos, um novo gerenciador de downloads, KGET, passa a fazer parte do pacote kdenetwork. Similar ao GetRight e ao Go!Zilla, ele é capaz de gerenciar um grande número de downloads em uma única janela. Transferências de arquivos podem ser adicionadas, removidas, pausadas, continuadas, agendadas ou colocadas em uma fila, e listas de transferências podem ser importadas e exportadas. Uma caixa de diálogo mostra o status da transferência, incluindo progresso, tamanho do arquivo, velocidade e tempo estimado até o término. E o melhor de tudo: ele se integra completamente ao navegador e gerenciador de arquivos do KDE, o Konqueror.

O novo plugin kio_fish, construído sobre a poderosa arquitetura de acesso a dados do KDE, chamada KIO, permite o acesso a sistemas de arquivos remotos utilizando a tecnologia secure shell (SSH). Isto significa que, com autenticação adequada, qualquer aplicativo compatível com o KDE pode acessar e modificar, de forma segura e transparente, arquivos localizados em uma máquina remota, sem a necessidade de instalação de software especial nesta máquina, além de um servidor SSH.

O engine de renderização HTML do projeto KDE, KHTML, tem recebido muita atenção recentemente, já que foi escolhido pela Apple para ser a base de seu navegador, o Safari. Embora alguns dos esforços dos desenvolvedores do Safari já façam parte do KDE 3.1, a grande maioria das melhorias de performance, renderização de páginas e interpretação de JavaScript feitas pelos desenvolvedores da Apple que serão incorporadas ao KHTML estão programadas para o KDE 3.2.

Visual

Os colaboradores artisticamente inclinados do projeto KDE nos apresentam um monte de novos temas e ícones de encher os olhos. O Keramik é um novo, e completamente original, estilo para os elementos da interface. De botões a listas e decoração de janelas, o Keramik dá ao KDE um novo visual, que destaca ainda mais as novas habilidades do ambiente desktop. O conjunto de ícones Crystal é usado como tema padrão do KDE 3.1. Embora nesta versão os ícones sejam imagens PNG pré-renderizadas, eles são, na verdade, implementados usando a tecnologia de Scalable Vector Graphics (SVG), que permitirá em futuras versões sua representação em qualquer tamanho e combinação de cores, sem perda de qualidade de imagem. E claro, um extenso conjunto de ícones alternativos, incluindo o antigo tema padrão, HiColor, está disponível no pacote kdeartwork e no site KDE Look (www.kdelook.org).

Para gerenciar todos os seus temas, o KDE fornece um novo gerenciador de temas, com novos previews para estilo de temas e esquemas de cor. E para quem tem CPUs poderosas e processamento de sobra, uma série de novos recursos adiciona mais interatividade e beleza ao desktop: menus, por exemplo, podem gerar sombras sobre o desktop, e os ícones do painel suportam animações quando o cursor do mouse está sobre eles.

Multimídia

O framework para multimídia (kdemultimedia) ganhou um novo decodificador de vídeo, baseado no Xine. O Xine é um framework de vídeo que provê suporte a vários formatos, como o AVI, DiVX, Cinepak, Sorenson Video, MPEG 1, 2 e 4, Quicktime/MOV, ASF e outros. Além disso, um gerador de thumbnails para arquivos de vídeo foi integrado ao gerenciador de arquivos, recurso similar ao já encontrado no Windows XP.

O sistema multimídia do KDE (aRts) fornece um grande número de novos recursos para gravação de som, incluindo um novo utilitário para "ripar" CDs e um frontend para um codificador de áudio (KAudioCreator). O media player Noatun possui um novo plugin que lhe permite fazer buscas por trechos específicos dentro da letra de uma música.

Gráficos

O visualizador de imagens (KView) possui agora um plugin para geração de slideshows. Além disso, há outras melhorias, como suporte completo ao disco de rolagem do mouse, redimensionamento automático e impressão melhorada.

O Desktop

Entre os novos recursos do Konqueror, estão ícones que refletem o conteúdo das pastas que representam e um gerador de thumbnails para arquivos de vídeo. Há também suporte a um grande número de plugins para criar, editar e/ou visualizar meta-dados sobre vários tipos de arquivo, como as tags ID3v3 em arquivos MP3, imagens, pacotes binários, dados do livro de endereços, e-mails, arquivos de vídeo, arquivos de configuração do desktop e código fonte. O utilitário de buscas embutido no gerenciador de arquivos pode fazer buscas por estes meta-dados, o que torna possível a busca em arquivos multimídia. Melhorias relacionadas, como os grandes ícones de visualização (agora em 256x256 pixels) acentuam os novos recursos.

Foram implementados dois novos métodos de notificação para apresentar mensagens ao usuário de forma não intrusiva: Uma janela de pop-up passiva (KPassivePopup), que surge próxima ao ícone do aplicativo na barra de tarefas do painel (sem "roubar" o foco do mouse) e mensagens que aparecem na barra de título da janela do aplicativo (KWindowInfo)

Um grande número de outras melhorias é simplesmente parte de um esforço em andamento para tornar o desktop mais fácil de usar e configurar, missão do KDE Usability Project. Por exemplo, o Application Finder (KAppFinder) possui agora um útil modo de visualização em árvore (tree view) para selecionar os aplicativos a serem incluídos na hierarquia de menus do desktop KDE. O uso de desktops múltiplos está mais fácil com a opção de alternar entre eles usando o disco de rolagem do mouse. O editor de bookmarks agora suporta seleção de múltiplos itens.

O KControl, centro de controle do KDE, recebeu mudanças no visual e melhor organização dos itens. Alguns novos módulos também foram adicionados, incluindo um que permite a mudança de resolução do monitor e outro para correção de gamma. Outros módulos foram aperfeiçoados ou redesenhados, como os que controlam o uso de fontes. Por último, os manuais do usuário para os módulos do Control Center têm melhor integração com o Help Center (KHelpCenter)

Entre os novos recursos do Kicker, painel do KDE, estão os menus completamente personalizáveis, vários relógios (para monitorar diferentes fusos horários) e agrupamento inteligente de itens na barra de tarefas.

Educação

Esta versão inclui o novo pacote 'Edutainment', mantido pelo KDE Edutainment Project, com softwares e jogos educativos, alguns fazendo parte do projeto KDE pela primeira vez:

O FlashKard é uma ferramenta para treino de vocabulário e terminologia, que também contém uma versão do clássico jogo da forca, onde o aluno tenta adivinhar uma palavra letra por letra. O Kiten é uma ferramenta para o aprendizado e referência do idioma japonês e o KVerbos ensina as formas verbais no idioma espanhol. Uma nova ferramenta para o aprendizado de linguagens para crianças e adultos, o KLettres, enfatiza o aprendizado do alfabeto e dos primeiros sons de uma nova linguagem (atualmente com suporte ao dinamarquês, ao holandês e ao francês). O Kalzium é uma ferramenta para ajudar os estudantes a memorizar a tabela periódica de elementos e o KmPlot é um traçador de funções matemáticas com um poderoso interpretador de funções embutido. Há também um aplicativo simples para ajudar os alunos a melhorar suas habilidades no cálculo de porcentagens, chamado KPercentage.

Jogos

Para os que gostam de jogar, o KDE 3.1 traz um pacote opcional, porém muito completo, com jogos de estilos variados. O Kolf é um jogo de golfe que está fazendo sua estréia no projeto KDE, e o Atlantik é um jogo similar ao banco imobiliário (Monopoly), com capacidade de partidas em rede e vários e originais temas para o tabuleiro. Outros jogos novos no KDE 3.1 são um jogo de BlackJack (Megami) e o Klickety, similar ao Same Game.

Debaixo dos panos

É claro que o KDE 3.1 também foi melhorado internamente. Quanto à performance, há um grande número de melhorias, como carregamento de ícones sob demanda para acelerar a inicialização dos aplicativos, tempo reduzido de inicialização para o Konqueror e geração de thumbnails mais "esperta". E quanto à estabilidade e consistência, as equipes de desenvolvimento acabaram com mais de 1.000 bugs desde a versão 3.0.

A dedicação do projeto KDE em prover um ambiente seguro é tão grande quanto o desejo de implementar as últimas tecnologias no desktop. O KDE 3.1 corrige todos os problemas de segurança conhecidos desde a versão 3.0, e sofreu uma completa checagem de segurança antes de seu lançamento. O projeto KDE encoraja qualquer um que encontrar falhas de segurança a reportá-las à KDE Security Team.

Administração do sistema

O mecanismo de comunicação entre processos (IPC) do KDE (DCOP) continua a expandir suas capacidades nesta versão. Um cliente de linha de comando melhorado dá a aplicativos sem interface gráfica acesso ao amplamente usado sistema DCOP, o que é particularmente útil para criação de scripts para o desktop, usando shell scripts, cron jobs e controle de processos do sistema. Além disso, a escalabilidade da IPC foi acrescida da habilidade de enviar mensagens a múltiplos usuários e/ou sessões simultaneamente. Isto permite, por exemplo, que um administrador de sistema envie mensagens a todos os usuários via caixa de diálogo ou aplicativo apropriado.

O emulador de terminal do KDE (Konsole), sofreu melhorias em vários pontos:

~U A possibilidade de se iniciarem novas sessões em uma URL marcada como favorita, inclusive URLs como ssh://user@host e telnet://host.
~U O diretório inicial ou corrente é salvo como parte do gerenciamento da sessão.
~U Sessões podem ser destacadas da janela principal
~U A gravação e o gerenciamento de perfis foram foi melhorados.
~U Foi adicionado suporte a dispositivos Unix98 ptty.
~U A busca no histórico foi melhorada, incluindo o suporte a expressões regulares.
~U Foi adicionada uma entrada de menu para copiar itens para a segunda área de transferência.
~U A seleção de teclado e esquema foi melhorada.
~U Foi adicionada a configuração gráfica de atalhos, assim como novos atalhos.
~U O controle de fluxo (Scroll Lock) através das teclas Ctrl+s e Ctrl+q ficou desabilitado por padrão
~U Foi ampliado o menu pop-up para operações de arrastar e soltar, com a adição de entradas para os comandos cp, ln e mv.

Desenvolvimento

Pela primeira vez, um ambiente rápido para desenvolvimento de conteúdo para a Web, o Quanta Plus, faz parte do projeto KDE. Entre seus recursos estão:

~U Suporte completo a HTML 4.0, CSS (Cascading Style Sheets) e JavaScript (EMCAScript), incluindo gerenciamento de DTD.
~U Integração com o PHP para geração de conteúdo dinâmico, incluindo debugger, destaque de sintaxe, complemento de nome e listas e funções e variáveis.
~U Templates para arquivos, código e imagens e criação de novos templates via arrastar e soltar.
~U Envio de arquivos e diretórios para o seu servidor e integração com o CVS.
~U Grandes possibilidades de personalização.

O editor de texto para desenvolvedores, Kate, agora possui suporte a XML. Além de melhorias no autocomplementação de código XML, também há um validador de código, baseado no xmllint.

Internacionalização

O KBabel foi melhorado em vários aspectos, sendo o principal a validação e destaque de código XML. Há também um assistente básico de tradução e correção ortográfica em múltiplos arquivos. A seleção de data foi adequada ao padrão ISO 8601 para seleção e exibição do número da semana. O primeiro dia da semana agora pode ser ajustado para qualquer dia. Graças ao trabalho de uma equipe de trezentas pessoas, o KDE 3.1 está disponível em 70 idiomas diferentes (contra 54 da versão 3.0.4).

KDE, K Desktop Environment, KDevelop e KOffice são marcas registradas de KDE e.V. AvantGo é marca registrada de AvantGo, Inc. Exchange 2000, Microsoft, Exchange e Outlook são marcas registradas da Microsoft Corp. nos Estados Unicos e/ou em outros países. GetRight é marca registrada de Headlight Software, Inc. Linux é marca registrada de Linus Torvalds. Lotus Notes é marca registrada de IBM-Lotus. Palm é marca registrada da 3Com Corporation ou suas subsidiárias.Trolltech e Qt são marcas registradas de Trolltech AS. UNIX é marca registrada de The Open Group nos Estados Unidos e outros países. Todas as outras marcas registradas, nomes de serviços ou produtos aos quais este texto faz referência são propriedade de seus respectivos donos.

Para saber mais:
Projeto KDE - www.kde.org KDE 3.1 Feature Guide - promo.kde.org/3.1/feature_guide.php KDE News - dot.kde.org KDE Look - www.kde-look.org Lista de Mirros e Servidores FTP para Download - www.kde.org/info/3.1.html#binary


Escrito por Andreas "Dre" Pour para a KDE League Inc.
Traduzido para o português e adaptado por Rafael Rigues - rigues@revistadolinux.com.br

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux