Revista Do Linux
 
  
  
 

OUTRAS SEÇÕES
  Cartas
  Variedades
  Rádio Linux
  Mensagem ao Leitor
  CD do Mês
  Coluna do Augusto
  Dicas e Truques
  Opinião
 

Roteador novo na praça

O Cyclades NL1000 VPN Router é indicado para a construção de VPNs (Redes Virtuais Privadas) e utiliza o protocolo IPSec

A Cyclades, tradicional fornecedora de hardware para Linux, apresentou ao mercado o novo roteador Cyclades NL1000 VPN Router. Entre as novidades anunciadas pelo fabricante, destacam-se o design compacto, segurança e desempenho do roteador. Ele é ideal para construção de VPNs (Redes Virtuais Privadas), utilizando o protocolo IPSec, nativo do Linux. Esse protocolo tem a vantagem de proporcionar total interoperabilidade com equipamentos de outros fabricantes.

O equipamento possui uma interface LAN Ethernet 10/100BT e uma WAN síncrona de 2 MB. Além disso, o novo roteador da Cyclades traz uma porta assíncrona com funcionalidade dial-backup. "Esses recursos garantem alta disponibilidade das conexões de missão crítica", afirma Rodolfo Gobbi, diretor geral da Cyclades Brasil. De acordo com ele, o produto pode ser adotado por clientes que desejam construir soluções de alto desempenho com custos menores. Com o Linux, funções como o QoS e SMTP foram agregadas ao roteador NL1000 VPN Router. "Todas as funcionalidades disponíveis para o Linux têm condições de estar presentes em nossos roteadores", salienta Gobbi.

O lançamento da Cyclades tem outras facilidades de uso. De acordo com o fabricante, o usuário não precisa ter conhecimentos avançados de Linux para operar o roteador. "A interface de configuração é gráfica e amigável, podendo ser acessada via web browser", diz.

Crescimento

Pequenas e médias empresas são o alvo da Cyclades, que recebe há oito anos consecutivos o prêmio de melhor hardware para Linux, concedido pela publicação norte-americana Linux Journal. A empresa assumiu o sistema operacional Linux como padrão em seus equipamentos em 1995, quando o pingüim não era tão conhecido como é atualmente. "Mesmo a crise no setor de telecomunicações não afetou nossa atuação. Estamos vivendo nosso melhor período de crescimento e acreditamos que estamos seguindo o caminho certo", diz Gobbi.

Tal otimismo se justifica com o porte dos projetos que a empresa está implantando no Brasil. Uma das empresas que está adotando as soluções da Cyclades é a Drogasil, uma rede de 130 farmácias espalhadas pelo Estado de São Paulo. A empresa adquiriu recentemente nada menos que 150 roteadores da Cyclades para interligar sua rede de lojas à matriz. O projeto tem como objetivo manter a comunicação interna 24 horas por dia. Outra grande empresa que tem um grande projeto com a Cyclades é o HSBC Bank Brasil S.A. - Banco Múltiplo. Cerca de 900 roteadores foram implementados nas agências do HSBC, permitindo uma redução no tempo de atendimento e o incremento do sistema de comunicação interna do banco. Os roteadores fazem a ligação, por meio de links frame relay fornecidos pela Telemar, Telefônica e Brasil Telecom, de suas agências, PAB'S (postos de atendimento bancário) e ATM's (caixas automáticos). Vários testes foram realizados em laboratórios em Curitiba (onde fica a sede do banco) e nos Estados Unidos, durante um ano e meio, até que a solução fosse implantada


Da redação da Revista do Linux


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux