Revista Do Linux
 
  
  
 

  CD do Mês
  Capa
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Curso de Java
  Comunidade
  Internacional
  Especial
assinantes
 

Seguros com UnitedLinux

A Phenix Seguradora, de Minas Gerais, torna-se a primeira empresa brasileira a adotar a solução Conectiva Linux Enterprise Edition (CLEE), do consórcio internacional UnitedLinux

Seguro é coisa séria e, agora com o Linux, o trabalho das seguradoras ficou ainda mais...seguro! A Phenix Seguradora, empresa do grupo Fiat, sediada em Nova Lima-MG, é a primeira empresa no Brasil a adotar a solução Conectiva Linux Enterprise Edition - Powered by UnitedLinux (CLEE). Com a alteração do processo de gestão de informática da empresa - até então, todo o setor de informática era terceirizado e estava sob a responsabilidade de uma empresa do grupo Fiat - a Phenix está investindo na montagem de uma estrutura de informática independente.

"Anteriormente, a Phenix utilizava, em conjunto com seus servidores corporativos, servidores compartilhados do Grupo Fiat. Para melhorar a qualidade dos serviços, desenvolvemos um projeto e indicamos o Linux por se tratar de uma plataforma segura e adequada às necessidades da empresa", diz Jean Concílio, responsável pela infra-estrutura da informática da Phenix Seguradora.

Com 25 funcionários trabalhando no desenvolvimento desta nova área de tecnologia, a Phenix está investindo R$ 2 milhões para garantir uma maior qualidade nos seus serviços. "A Phenix é a única seguradora a emitir a apólice na ponta, ou seja, o segurado sai com a apólice no momento da aquisição do seguro e como todo o processo é efetivado via acesso à Internet, toda parada do sistema pode ser crítica", afirma. A solução CLEE - Powered by UnitedLinux que está sendo implantada na Phenix engloba aumento dos níveis de segurança da rede local e dos servidores da Phenix, firewall, IDS, servidores de logs, web, backup de arquivos e de e-mail, proxy, base de autenticação de usuários em LDAP, webmail e a operação e administração do sistema. Além disso, a Conectiva irá prestar consultoria à empresa para análise, auditoria de segurança e apoio para instalação do sistema "Talibã", desenvolvido em Perl, cujo objetivo é obter informações via protocolo SNMP dos servidores Windows NT e alterar regras do firewall para redirecionar as conexões dos sistemas usados pelos corretores de seguros para o servidor menos sobrecarregado.

Para a operacionalização do projeto, a Phenix já adquiriu 31 servidores Itautec, mais equipamentos de rede Cisco, que, juntos, formarão o novo backbone da empresa, cuja gestão de informática passará a ser própria. "A missão atual é controlar e garantir a continuidade do ambiente de infra-estrutura e desenvolvimento além de gerenciar o novo projeto de estruturação", diz.

O Linux não é exatamente uma novidade na Phenix e os resultados das experiências anteriores da empresa com o pingüim foram fundamentais para que ela avançasse nos níveis atuais de aproveitamento da tecnologia de ponta. Em 1999 o próprio Jean instalou o 1º. Servidor Linux oficial do grupo na América Latina, desempenhando missão crítica. Em 2002, a empresa implantou um projeto que regularizou a situação nas sucursais com uma solução Linux com funções de firewall, servidor de arquivos e e-mail, DNS, DHCP e proxy. "O resultado foi extremamente positivo, tanto em relação a custos como em relação a suporte", diz Jean. Para ele, o Linux tem vantagens por ser um sistema aberto, verificado a todo instante em todas as partes do mundo, altamente configurável e com capacidade de adequar-se às necessidades da Phenix.

Tecnologia da solução CLEE - Powered by UnitedLinux

Plataforma usada: UnitedLinux

Servidor de banco de dados: Pervasive 8

Outras tecnologias existentes: MS-SQL, PostgreSQL, SMAP, sistemas em Clipper e VB, Metaframe, balanceamento de carga através de SNMP via Linux.

Número de usuários concorrentes: 80 internos, 30 sucursais e 1400 corretores de seguros efetivando transações diariamente.

Hardware

Servidores - Configuração Mínima: Firewall e IDS (HA): PIII 800MHz, 256MB de memória RAM, 5GB de disco rígido, 2 interfaces de rede 3Com ou Intel eepro100.

Firewall interno com o sistema "Talibã": PIII 800MHz, 256MB de memória RAM, 5GB de disco rígido, 2 interfaces de rede 3Com ou Intel eepro100.

E-mail relay com antivirus: PIII 1.4GHz, 512MB de memória RAM, 20GB de disco rígido (de preferência SCSI), 1 interface de rede 3Com ou Intel eepro100.

Web relay: PIII 1.4GHz, 256MB de memória RAM, 20GB de disco rígido, 1 interface de rede 3Com ou Intel eepro100.

Proxy: PIII 1.4GHz, 512MB de memória RAM, 20GB de disco rígido (de preferência SCSI), 1 interface de rede 3Com ou Intel eepro100.

E-mail (boxes), Servidor de Logs, banco de dados SQL e web (para relatórios do IDS): PIII 1.4GHz, 256MB de memória RAM, 40GB** de disco rígido, 1 interface de rede 3Com ou Intel eepro100.

Servidor de Arquivos e LDAP: PIII 1.4GHz, 512MB de memória RAM, 40GB** de disco rígido SCSI, 1 interface de rede 3Com ou Intel eepro100.

Servidor de backup: PIII 1.4GHz, 512MB de memória RAM, 40GB** de disco rígido SCSI, 1 interface de rede 3Com ou Intel eepro100 e 1 unidade DLT.

Backup frio: PIII 1.4GHz, 512MB de memória RAM, 40GB** de disco rígido SCSI, 1 interface de rede 3Com ou Intel eepro100.

* Sistemas desenvolvidos pela equipe de TI da Phenix.

** O tamanho do disco rígido poderá ser maior que o indicado dependendo do volume de dados a serem armazenados.

Software

Antivirus McAfee (utilizado do servidor de e-mail relay), Sistema de monitoramento de rede, Sistema Talibã, Conectiva Linux Enterprise Edition (CLEE) - Powered by UnitedLinux

Sobre a Phenix

Fundada em 1979, com sede em Porto Alegre, a Phenix é uma das principais seguradoras do país. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Fiat, quando uma das mais modernas e bem conceituadas seguradoras do Grupo na Itália, a Toro Targa Assicurazioni, adquiriu seu controle acionário. A partir da aquisição da Phenix pela Toro Targa, teve início um processo de transferência de know-how e tecnologia e se estabeleceu um direcionamento claro e ousado para o futuro da empresa no Brasil, oferecendo produtos que são desenvolvidos de acordo com a necessidade específica de cada cliente. A Phenix conta hoje com 280 mil clientes, e tem escritórios em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campinas, Nova Lima, Brasília, Rio de Janeiro e Recife. Recentemente, foi destaque na pesquisa "As empresas que mais crescem no Brasil", realizada pela Deloitte Touche Tohmatsu e divulgada pelo jornal Valor Econômico, onde figurou como a quinta empresa que mais cresceu no setor financeiro em 2002.

Jean Concílio


Rodrigo Asturian - asturian@RevistaDoLinux.com.br

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux