Revista Do Linux
 
  
  
 

  CD do Mês
  Capa
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Curso de Java
  Comunidade
  Internacional
  Especial
assinantes
 

Voluntários Livres

Com muita boa vontade e a ajuda de Softwares Livres, o pessoal do Projeto Metá:Fora ajuda a comunidade promovendo projetos que envolvem tecnologia e liberdade

Na edição 36 da Revista do Linux, dezembro de 2002, publicamos na seção Variedades uma nota que divulgava o trabalho da Free Geek (www.freegeek.com), uma organização norte-americana, sem fins lucrativos, que doa computadores, treinamento e disponibiliza pontos de acesso à Internet em troca de algumas horas de serviços voluntários. Tudo isso utilizando o Linux como sistema operacional. No fim da nota deixamos claro que teríamos um grande prazer em divulgar algum projeto brasileiro que fizesse um trabalho semelhante ao da organização. Pois bem, isto já acontece no Brasil.

Nos últimos meses o Projeto Metá:Fora vem ganhando a atenção de websites especializados em informática, notícias e serviços sociais. Criado há cerca de 8 meses em um brainstorm entre Hernani Dimantas e Felipe Fonseca, o Metá:Fora, como definido no próprio website do projeto, é um catalisador de projetos colaborativos em diversas áreas de conhecimento, baseados na idéia de CopyLeft. As ações são planejadas e discutidas através de um Wiki, um website onde qualquer pessoa pode editar e criar novas páginas facilmente, e de uma lista de discussão bastante movimentada.

"Não temos objetivos traçados. Nossa idéia não é criar uma grande lista de debate. Pelo contrário, pensamos em utilizar interfaces web colaborativas. Por isso, a opção de utilizar o wiki como plataforma de edição de conteúdo é interessante. Todas as pessoas podem interagir com o projeto e colocar suas idéias e opiniões diretamente na página do projeto", diz Hernani. "Não pretendemos nos institucionalizar. Acreditamos que cada braço pode se transformar em projetos independentes e tocados por pessoas que tenham interesse no desenvolvimento. A Metá:Fora cria condições para outros projetos acontecerem", complementa.

O grupo abriga e apóia diversos projetos que abordam tecnologia, arte, mídia tática, universalização do acesso a informação e educação, como é o caso do GASLi (Grupo de Argumentação para o Software Livre), MetaOng, um site de informações para o terceiro setor moderado pela própria comunidade de usuários, Buzzine (www.buzzine.tk), uma revista digital de inspiração open source, e muitos outros.

Entre os projetos hospedados pelo grupo está o MetaReciclagem, que tem como principal objetivo "reciclar" microcomputadores adquiridos através de doações e encaminhá-los a instituições que não possuem condições de comprar os equipamentos.

"Em determinado momento, percebemos que estávamos criando um monte de idéias que poderiam ajudar as pessoas, desde que essas pessoas tivessem um computador. Um dos grandes problemas é que parecia que os nossos projetos não sairiam do mundo da internet alternativa, de classe média "de vanguarda". Alguém comentou sobre a accrc, a lowtech e outras organizações que remanufaturam computadores usados. Outra pessoa sugeriu que requisitássemos uma doação. Um outro propôs que fizéssemos o mesmo no Brasil", conta Felipe Fonseca, explicando como a idéia do MetaReciclagem surgiu.

O projeto funciona recebendo a doação de computadores quebrados ou obsoletos, que são reciclados pelo pessoal do projeto. Quando os computadores estão quebrados, aproveitam-se algumas peças e elas são utilizadas para que outros computadores sejam montados. Em ambos os casos, uma coisa é certa: será instalado o sistema operacional GNU/Linux e aplicações que sigam a licença GPL.

Segundo Hernani Dimantas, "Projetos similares existem, mas utilizam plataforma proprietária para a recuperação dos computadores. Isto é ineficiente, uma vez que os programas proprietários normalmente necessitam de uma capacidade muito maior da máquina. A utilização de softwares livres, escalonáveis nos dá mais liberdade de adequar os computadores para a utilização final"

A escolha do Linux como sistema operacional para o projeto torna-se ideal por dois motivos:

  1. O sistema se adapta melhor a computadores com pouco poder de processamento, possibilitando que softwares mais leves sejam escolhidos para substituir alguns programas "comedores de recursos";
  2. Evita que o pessoal do projeto se complique sendo acusado de pirataria por parte dos fabricantes de sistemas operacionais proprietários.

Em janeiro deste ano, o projeto MetaReciclagem firmou uma parceria com o Agente Cidadão, uma organização sem fins lucrativos que faz o papel de elo de ligação entre doadores e as instituições beneficentes, aumentando assim a quantidade de doações para o projeto. Além disso, um espaço foi disponibilizado pelo Shopping SP Market para que o grupo possa trabalhar na recuperação das máquinas. O técnico responsável pela montagem do laboratório de reciclagem é Dalton Lopes Martins, engenheiro elétrico e mestrando em engenharia de computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Além disto, Dalton também é o responsável pela elaboração do material de treinamento que está sendo desenvolvido sobre os softwares instalados nos computadores.

O MetaReciclagem, por enquanto, atua apenas em São Paulo, porém, "como o Metá:Fora é um projeto aberto, nada impede que qualquer pessoa se candidate a repetir a experiência em outras cidades ou mesmo em São Paulo", completa Felipe Fonseca.

E como eu ajudo??

Para doar computadores ao projeto, basta se cadastrar no Agente Cidadão (www.agentecidadao.com.br). O projeto também precisa do serviço voluntário de técnicos que estejam dispostos a trabalhar na recuperação das máquinas. Quem estiver interessado em ajudar pode entrar em contato com o Felipe através do e-mail metaf@joelhasso.com.br. Além disto, aproveite e participe das discussões que acontecem na lista, crie novos projetos, divulgue os já existentes, enfim, colabore da maneira que puder. Todos acabam ganhando no final.

Agente Cidadão

O Agente Cidadão começou como um projeto chamado Roupa Velha, criado por José Roberto Canto Porto, Renata M. Canto Porto, Luiz Roberto de Azevedo Soares Cury e Ike Moraes e com os trabalhos iniciados em julho de 2000.

Através de um site na Internet, doadores podiam escolher as instituições cadastradas para as quais eles gostariam de doar roupas ou outros itens. Depois disto, o pessoal do Roupa Velha coletava estas doações e entregava à instituição escolhida, enviando um recibo ao doador com o nome da instituição, nome do funcionário que recebeu a doação e o número de peças doadas.

Depois de dois anos e a participação de Bettina Lenci, Phelipe Spielmann e Maria Eugênia Duva Srur no projeto, o Roupa Velha se tranformou em Agente Cidadão, uma organização sem fins lucrativos que faz o elo de ligação entre doadores e instituições.

Para saber mais: www.agentecidadao.com.br

"Em determinado momento, percebemos que estávamos criando um monte de idéias que poderiam ajudar as pessoas, desde que essas pessoas tivessem um computador",

Felipe Fonseca

Os computadores doados são levados ao laboratório do projeto, no Shopping SP Market, onde são reaproveitados

Para saber mais:
Projeto Metá:Fora: www.projetometafora.tk
Lista de discussão - br.groups.yahoo.com/group/metafora
Projeto MetaReciclagem - www.metareciclagem.tk


Felipe Arruda - felipe@RevistaDoLinux.com.br

Colaborou:
Luis Alberto Garcia Cipriano


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux