Revista Do Linux
 
  
  
 

  CD do Mês
  Capa
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Curso de Java
  Comunidade
  Internacional
  Especial
assinantes
 

Conectiva Linux 9

Chega ao mercado neste mês de Abril a nova versão da distribuição Linux da Conectiva, o Conectiva Linux 9, disponível em duas versões, Standard Edition e Professional Edition. Com esse lançamento, a Conectiva tem o objetivo de oferecer aos usuários Linux um sistema operacional de alto desempenho, escalabilidade e segurança, para uso como desktop, workstation ou servidor.

A versão Standard é voltada aos usuários domésticos e escritórios de pequeno porte, que têm interesse em atividades como o acesso à Internet (navegação, e-mail, bate-papo), criação de textos, planilhas e apresentações, edição de imagens, reprodução de conteúdo multimídia (música, tanto em CDs quanto em formatos como o Ogg Vorbis e MP3, vídeos, imagens), etc.

O pacote é composto por quatro CDs contendo os binários do sistema operacional, um guia rápido de instalação, um guia do usuário e um cartão de registro para o suporte. A interface gráfica é baseada no novo KDE 3.1 (veja as novidades desta versão na edição 39 da Revista do Linux, página 56), em português e com modificações feitas pela própria Conectiva. A suíte Office utilizada é o OpenOffice.org, em versão para o português do Brasil.

A versão Professional é uma edição mais completa e sofisticada, com escopo mais amplo de suporte e documentação avançada, voltada para empresas médias a grandes e usuários avançados. Destacam-se nessa versão o suporte a múltiplas funcionalidades de rede, os recursos avançados de segurança e a alta disponibilidade.

A base sobre a qual o Conectiva Linux 9 foi construído é o Kernel 2.4.20, com suporte nativo a SMP (Symetric Multi-Processing - Multiprocessamento simétrico, utilizado em máquinas com dois, quatro ou até mesmo oito ou mais processadores) e customizações desenvolvidas pela própria equipe Conectiva a fim de garantir maior agilidade (com versões otimizadas para processadores AMD Athlon e Intel Pentium IV) e estabilidade do sistema.

O sistema de arquivos utilizado por padrão é o Ext3 (Extended Filesystem 3), versão aprimorada do consagrado Ext2, que implementa recursos úteis, como o Journaling, que permite a recuperação rápida do sistema de arquivos em caso de desligamento inadequado ou inesperado da máquina, evitando a perda de dados. Administradores de sistemas multiplataforma podem se interessar pela linux-ABI, que permite a execução de binários de outros sistemas operacionais UNIX, como o BSD, Solaris ou SCO-Unix, no Linux. A segurança de rede pode ser melhorada com o FreeS/WAN, que utiliza o IPSec como base para a criação de VPNs seguras e túneis criptografados, por onde os dados podem trafegar com segurança.

O Conectiva Linux 9 segue os padrões da LSB - Linux Standard Base, que padroniza as diferentes distribuições Linux, permitindo que softwares de aplicações funcionem em quaisquer distribuições Linux. Essa padronização significa também que a Conectiva atende aos padrões determinados pelo "Free Standards Group". Com a implementação do suporte a LSB, a Conectiva se coloca ao lado de outras distribuições Linux e grandes empresas de tecnologia que acreditam no desenvolvimento do sistema operacional.

O produto estará à venda em lojas especializadas a um preço sugerido de R$ 149,00 pela versão Standard e R$ 349,00 pela versão Professional. Como de costume, imagens ISO dos CDs de instalação, bem como o código fonte da distribuição, estarão disponíveis para download nos servidores da empresa, e em vários mirrors espalhados pelo globo.

Para saber mais:
Conectiva - www.conectiva.com.br
As novidades do KDE 3.1 - www.revistadolinux.com.br/ed/039/assinantes/especialKDE.php3



A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux