Revista Do Linux
 
  
  
 

  Evento
  Serviço Público
  Fórum
  Especial
  Tutorial Foomatic
  Tutorial Cluster
  Tutorial Fax
  Tutorial FrameBuffer
  Tutorial Kiosk
  Software Eclipse
  Software Coranto
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Internacional
  Distro
assinantes
 

Inovação sem resistências

O Linux chega à rede de supermercados Angeloni, reduz os custos operacionais e proporciona melhor estabilidade e segurança dos sistemas de informática

Bastaram cinco dias de treinamento para que todos os funcionários da rede de supermercados Angeloni se convencessem das vantagens na mudança do sistema operacional utilizado no trabalho. Com a recente migração da empresa para o Linux, todas as estações passaram a apresentar os mesmos aplicativos, que antes só estavam disponíveis para determinados usuários, conforme necessidade que justificasse o custo do investimento. "O acesso aos aplicativos foi motivo suficiente para que todos fizessem um pequeno esforço e começassem a utilizar a nova ferramenta", conta o gerente de informática da rede, Ronaldo Bilésimo. Com isso ele acredita numa melhora de produtividade dos funcionários, mesmo não sendo este o objetivo desta primeira etapa de mudança de sistema.

Para a empresa, que sempre trabalhou com diferentes versões do Windows, o aumento da quantidade de software disponível em todas as estações é apenas o complemento dos resultados obtidos com a iniciativa. Logicamente, a drástica redução de custos com informatização das sedes e imobilização de capital está no topo da lista de vantagens. Com a economia, a rede planeja direcionar seus investimentos em informática a ações como desenvolvimento de sistemas, telecomunicações e instalações. A meta é investir no setor U$ 100.000 até o final deste ano.

Além da contenção de gastos, a substituição da plataforma utilizada há décadas pela empresa foi bem recebida pelo departamento de informática por razões burocráticas. "A não necessidade de controles de licenciamento e pirataria é umas das principais vantagens dos softwares livres", cita Ronaldo Bilésimo, lembrando que esse era o maior problema enfrentado pela rede com relação aos produtos Microsoft. Entre os outros benefícios da mudança de sistema comemorados pela área de informática estão a redução de custos e atividades de suporte, melhor estabilidade e segurança do sistema, dificilmente atingido por invasões.

A migração da rede Angeloni para o sistema Linux se deu de forma lenta e bem planejada. "Acompanhamos o desenvolvimento de ferramentas Linux durante muito tempo. Depois que decidimos trocar o ambiente para uma plataforma mais barata e com menor necessidade de intervenção, cerca de um ano e meio foram necessários para que tivéssemos produtos capazes de substituir as atividades disponíveis na plataforma Microsoft", completa o gerente. Durante esse tempo, o uso do ambiente Linux foi testado em diversas estações de trabalho com o objetivo de substituir as atividades mais comuns na empresa, como planilhas, processadores de textos e correio. Hoje o software livre está instalado em 150 estações PC em todas as unidades da empresa. Outras 300 estações continuam funcionando em plataforma Windows. Também foi avaliada, durante o processo de migração, a compatibilidade com padrões de arquivos nos formatos mais comuns, como doc, ppt e xls. Outra consideração técnica envolvida no procedimento foi a homologação para os periféricos utilizados na rede, como impressoras, monitores, placas de rede e placas de vídeo. De acordo com Ronaldo, foram avaliadas as ferramentas StarOffice e OpenOffice, além de outros produtos que acompanham o Linux. Em todas as estações onde foi instalado o software livre estão sendo utilizados Open Office, KDE e Acrobat Reader, sem necessidade, até agora, de aplicações proprietárias.

Sobre a empresa

O Angeloni Supermercados, hoje uma das principais empresas de varejo de Santa Catarina, iniciou suas atividades em 1958 na cidade de Criciúma, onde atuava comercializando fiambres. Em apenas um ano, o conceito de auto-serviço, ainda inédito no interior catarinense, conquistou os moradores e transformou a pequena loja dos irmãos Antenor e Arnaldo Angeloni em um mercado de 280 metros quadrados. O modelo deu certo e a empresa começou a se tornar uma marca forte e conceituada. Com a implantação dos departamentos de marketing e informática, que sempre procuraram apresentar soluções modernas e arrojadas, a nova rede de supermercados acabou transformando-se, desde o início de suas atividades, em um modelo de comércio. Esse conceito, centrado na melhoria constante no atendimento ao consumidor, começou a conquistar outros mercados. No final do ano passado, a rede inaugurou em Curitiba a primeira loja fora do estado de Santa Catarina, onde possui outros 17 supermercados, distribuídos em centros como Florianópolis, Blumenau, Joinville e outras cidades do interior. A rede Angeloni também dispõe de dez farmácias, três postos de combustíveis, uma beneficiadora de arroz e dois centros de distribuição.

A não necessidade de controle de licenças é uma das principais vantagens do Software Livre

A rede Angeloni quer investir US$ 100 mil em informática até o final do ano


Michele Müller - michele@qwnet.com.br

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux