Revista Do Linux
 
  
  
 

  Evento
  Serviço Público
  Fórum
  Especial
  Tutorial Foomatic
  Tutorial Cluster
  Tutorial Fax
  Tutorial FrameBuffer
  Tutorial Kiosk
  Software Eclipse
  Software Coranto
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Internacional
  Distro
assinantes
 

Coranto, um jeito fácil de gerenciar conteúdo

Software escrito em Perl permite que qualquer usuário atualize um website complexo, mesmo sem saber HTML

Coranto é um script escrito em Perl que permite o gerenciamento de um website ou de uma intranet, com recursos avançados, como suporte a múltiplos usuários, busca por palavra-chave e geração de páginas dinâmicas ou estáticas.

Desenvolvido originalmente em 1995 por um programador norte-americano chamado elvii, o script era então denominado Newspro e já permitia que qualquer usuário, sem conhecimentos em HTML, fosse capaz de atualizar uma página complexa.

Embora não seja formalmente designado como software livre GNU ou GPL, o Coranto acabou caindo em domínio público, uma vez que o mantenedor original descontinuou o desenvolvimento. Entretanto, como o software era bom e ficou popular, o Coranto ganhou as contribuições de dezenas de desenvolvedores, e hoje é um programa robusto e confiável, com um recurso de autobackup formidável, ao ponto de ser capaz de controlar um grande website, como o do governo do Paraná (www.pr.gov.br).

Como instalar

A instalação do Coranto é relativamente simples, uma vez que até os servidores web mais comuns suportam CGI e rodam Perl, que são os requisitos básicos. Tanto em plataforma Unix como Windows NT, a instalação segue o mesmo procedimento básico. O ideal, no entanto, é que você utilize Apache+Perl+PHP, para poder tirar todo o proveito do software.

Publique todos os arquivos num novo diretório no seu cgi-bin, usando FTP ou SSH, em formato ASCII. Em seguida, altere as permissões de escrita e gravação dos arquivos, como indicado abaixo:

• chmod 755 para o diretório onde você publicou os scripts
• chmod 666 ou 777, para leitura e escrita, nos arquivos crcfg.dat, newsdat.txt, nsettings.cgi e nsbk.cgi 
• chmod 755, para execução, nos arquivos coranto.cgi e viewnews.cgi

Tudo pela web!

Daqui para frente, tudo fica mais fácil. Chame o arquivo coranto.cgi pelo seu navegador favorito e comece a configurar o Coranto, diretamente pela web. Inicie informando setup como nome de usuário e deixando em branco a senha, para então informar os diretórios onde vão rodar os scripts e onde serão construídos seus arquivos HTML (ou PHP ou o que você quiser usar como extensão).

Depois de configurado, o Coranto irá construir um arquivo básico, news.txt, que deverá ser incluído nas suas páginas usando SSI (Server Side Includes), PHP includes ou até mesmo Javascript/ECMAScript.

Para incluir um arquivo de texto, renomeie seu arquivo de .htm para .shtml e use o comando abaixo, respeitando a estrutura dos seus diretórios:

<!-#include virtual="/coranto/news.txt" ->

Quando você usa SSI numa página, está dizendo ao servidor para que ele junte dois arquivos separados e os apresente como se fossem um só para o visitante do seu site. Mas, em vez de incluir arquivos de texto nas suas páginas .shtml ou .php, você poderá simplesmente construir diretamente os arquivos .html, como veremos a seguir na seção sobre Templates. Normalmente, essa é a parte mais complicada, uma vez que você precisa de um bom template para sua página ficar agradável, usável e eficiente. Isso requer uma certa paciência e talento. Normalmente, a melhor opção é pagar um bom webdesigner. Veja a seguir alguns conceitos básicos do programa:

Categorias

As categorias são as divisões por assuntos. Assim, você pode definir que usuário pode publicar em que área, restringindo o acesso.

Perfis

Para cada categoria, deve existir um perfil, que é a definição de quantos itens constarão na página ou mesmo no arquivo de chamadas (headlines). E justamente no sistema de perfis que reside grande parte da genialidade do Coranto, já que você pode criar inúmeras combinações, como, por exemplo, incluir num determinado perfil itens de várias categorias. Isto é especialmente útil num site de notícias, que pode gerar páginas independentes por categoria, mas também manter um índice atualizado com itens de várias delas. No perfil, você também especifica se a página será construída com base em tempo ou em número de itens.

Estilos

Os estilos definem como se dará a apresentação visual dos itens em cada perfil. No estilo, você pode incluir comandos HTML, tabelas e imagens, podendo customizar como quiser o aspecto visual de seu site ou intranet. Estilos informam ao Coranto os códigos para construir cada perfil, de acordo com as especificações.

A configuração básica de um estilo segue uma sintaxe própria do Coranto, muito simples:

<font size=3 face=verdana><b><Field: Subject></b></font><BR><BR>
<font size=1 face=verdana>publicado por <a href="mailto:<Field: UserField_Email>"><Field: User></a> em <Field: Date></font><br><BR>
<font size=2 face=verdana><div align=justify><Field: Text></div></font><BR><BR>

O exemplo acima vai incluir o título e o texto completo do item. Já o abaixo incluirá o título, os primeiros 180 caracteres do campo texto, com um link para a matéria completa (que deverá usar um perfil para página estática, onde o nome do perfil é html, como no exemplo):

<b>+<Field: Category> - <a href="<MaginotURL: html>">
<Field: Subject></a></b> <Field: Date> <br>
<Snip 180: Field: Text><BR><br>

Usando condicionais

<If: Field: UserField_Email>
<a href="mailto:<Field: UserField_Email>">mande um email </a>
</If>
<div align="right">Fonte: <a href="mailto:<Field: UserField_Email>"><Field: UserField_Nome></a> <If: Field: UserField_Website>
Website: <a href="<Field: UserField_Website>"><Field: UserField_Website>
</a>
</If></div><br>

Para fazer uma página de índice, você pode usar a seguinte sintaxe, no caso de páginas dinâmicas:

<Field: Date> <br><b>
<a href="http://www.seusite.com.br /cgi-bin/coranto/viewnews.cgi?id=<field: newsid>"><Field: Subject></a></b><BR>
Fonte: <a href=mailto:<Field: UserField_Email>><Field: UserField_Nome> </a>
<br>

Templates

O Coranto foi desenvolvido inicialmente para construir apenas arquivos de texto, que deveriam ser incluídos nas páginas .shtml com SSI. Mas uma grande melhoria apareceu com a utilização de templates (modelos), de modo que é possível gerar páginas web completas, separando o layout do conteúdo. Assim, se tiver que modificar um determinado layout, o fará isso somente uma vez, alterando o template. O Coranto, então, pega o template e reconstrói todos os seus arquivos. Legal, não?

O Coranto constrói cada perfil de textos, combinando o estilo e o template especificados, salvando os arquivos no diretório designado como área pública de seu website ou intranet. Um site simples pode ter apenas um arquivo news.txt, enquanto um site complexo pode (e vai!) ter centenas de arquivos.

Os arquivos de template devem ser publicados no mesmo diretório onde rodam os scripts, com a extensão .tmpl. É recomendável que você nomeie os templates com os mesmos nomes dos perfis, de modo que sempre fique fácil saber qual template é relativo a cada perfil. Na estrutura HTML do documento devem ser inseridos os comandos <Field: Subject> e <Field: Content>, de acordo com a disposição gráfica de sua página, para indicar onde o Coranto deverá incluir os itens desejados.

Addons

Addons são, como indica o nome, adicionais, que aumentam os recursos do Coranto, permitindo a implantação de sistemas de busca, enquetes e uma grande variedade de funções.

Para encerrar

O Coranto pode ser uma boa solução para empresas e organizações que precisam gerenciar seu conteúdo na web/intranet rapidamente e com base em padrões pré-estabelecidos. A sistematização das rotinas de publicação de conteúdo permite que múltiplos usuários mantenham os conteúdos atualizados, com distribuição de tarefas e racionalização de tempo. Além disso, o modelo de gerenciamento de conteúdo, separando o layout do conteúdo, ajuda nas futuras versões do site, uma vez que não é preciso refazer tudo, bastando atualizar o template. Então, se você quer ter mais tempo para fazer coisas divertidas na rede, que não sejam a tarefa chata de montar páginas HTML, o Coranto pode lhe ajudar muito!

PSM:

No website www.coranto.com.br, o autor mantém uma página que visa a divulgar o software e formar uma comunidade de usuários e desenvolvedores em língua portuguesa, com o objetivo de traduzir todos os arquivos e addons. Lá você pode baixar os arquivos para instalar o Coranto no seu site. Se quiser ajudar na tradução, esteja à vontade!


Eledovino Bassetto Junior - eledovino@casa6.com.br

É jornalista e sócio da Casa 6 Comunicação, empresa que se dedica a usar soluções em software livre para projetos de internet de empresas, organizações e pessoas físicas. Informações sobre serviços profissionais podem ser obtidas no website www.casa6.com.br


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux