Revista Do Linux
 
  
  
 

  Evento
  Serviço Público
  Fórum
  Especial
  Tutorial Foomatic
  Tutorial Cluster
  Tutorial Fax
  Tutorial FrameBuffer
  Tutorial Kiosk
  Software Eclipse
  Software Coranto
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Internacional
  Distro
assinantes
 

Dicas para iniciantes

Personalizando o prompt do Bash

A variável de ambiente PS1 é a responsável pelo prompt apresentado para o usuário na linha de comando do Bash. Além desta variável, existe também a PS2, que indica como será a string utilizada para o prompt secundário que é exibido quando o comando precisa de mais informações para ser finalizado (> é o valor padrão).

Como você já deve ter deduzido, para alterar a string do prompt, basta alterar o valor desta variável. O prompt primário no Conectiva Linux tem como padrão a sintaxe [usuário@host diretório]. Utilizando o comando export, podemos mudar o prompt para exibir data e hora, por exemplo:

$export PS1=[\\\d\ \\@\ \\\u]\$

Para entendermos melhor o que fizemos, segue um pequeno resumo:

\d - Exibe a data no formato dia da semana/mês/dia do mês;
\@ - Exibe o horário no formato de 12 horas;
\u - Exibe o nome do usuário que está utilizando o shell;
\\ - Uma contra-barra “escapada”. Deve preceder sempre os caracteres escapados acima.

Também foi utilizada uma contra-barra seguida de um espaço para deixar a saída mais legível, caso contrário, todas as informações ficariam agrupadas. Após executar o comando o prompt muda para:

[Tue Apr 1 11:32am user]$

Você também pode fazer com que o bash sempre inicie com este prompt, adicionando a linha PS1=[\\\d\ \\@\ \\\u]\$ no arquivo .bash_profile que está no seu diretório /home.

Para mais informações e uma lista completa de opções para a personalização do prompt, acesse a man page do bash com o comando $man bash.

Mogrify

Para redimensionar uma imagem utilizando o mogrify, ferramenta presente no pacote ImageMagick, basta utilizar o parâmetro -geometry como mostrado abaixo:

$mogrify -geometry WidthxHeight imagem.jpg

Onde Width e Height são a largura e altura da imagem, respectivamente.

Caso você queira girar uma imagem em 90º, o mogrify também pode ser útil. Para isto, basta utilizar o parâmetro -rotate e o sinal “menor que” (<), caso a largura da imagem seja menor que a altura, e o sinal “maior que” (>), no caso contrário. Em uma imagem de 640x480, por exemplo, utilizaríamos:

$mogrify -rotate '90>' imagem.jpeg

E em uma imagem de 480x640, o comando mudaria para:

$mogrify -rotate '90<' imagem.jpeg

O mogrify também pode ser utilizado para modificar o número de cores de uma imagem. Para reduzir o número de cores de uma figura para 2, por exemplo, utilizamos o comando:

$mogrify -colors 2 imagem.jpg

Com o parâmetro -comment, o mogrify permite ao usuário adicionar um comentário à imagem:

$mogrify -comment “Comentário do usuário!” imagem.jpg

Para ler o comentário de imagens jpg, podemos utilizar a ferramenta rdjpgcom:

$rdjpgcom imagem.jpg

O mogrify também permite que se inclua bordas em uma imagem. Para isto, basta utilizar o comando:

$mogrify -border WxH imagem.jpg

Onde w é a largura e H a altura da borda, ambos em pixels.

Reenvio de Mensagens

Para enviar, como mensagens individuais, todo o conteúdo de um determinado diretório, use o comando formail, integrante do pacote procmail.

formail -k -X From: -X Subject: -s /usr/sbin/sendmail queiroz@unicamp.br < folder

O comando acima reenviará para queiroz@unicamp.br todo o conteúdo da pasta folder, gerando mensagens individuais. As diretivas -k e -X instruem o programa a remover todas as linhas de cabeçalho da mensagem original com exceção das linhas que identificam o remetente (From:) e o assunto (Subject:). A diretiva -s especifica o programa a ser invocado para fazer a entrega das mensagens, em nosso caso, o sendmail. É uma mão na roda.

A redistribuição desta e de outras mensagens da lista Dicas-L pode ser feita livremente, deste que o conteúdo, inclusive esta nota, não sejam modificados.

Dicas para o StarCalc
Cristina Kawada - cristina@conectiva.com.br

Texto Vertical

Para colocar uma palavra na vertical no StarCalc, selecione algumas células da planilha em volta da palavra, como na figura abaixo:

Clique em Formatar -> Unir Células -> Definir. Caso já exista algum texto nas células selecionadas, como no exemplo, surgirá a seguinte mensagem: Deseja mover o conteúdo das células ocultas para a primeira célula?

Responda Sim. Após unir as células, o texto irá para a parte inferior desta nova célula. Para arrumar isso, selecione a célula e clique em Formatar -> Células -> Guia Alinhamento.

• Seção Horizontal : selecione Centrado
• Seção Vertical : selecione Meio
• Seção Orientação: é aqui que vamos colocar nosso texto na posição vertical.

Note que no círculo que aparece há uma bolinha amarela. Pode-se fazer a rotação do nosso texto através desta bolinha ou digitando o ângulo no campo de edição de graus (abaixo do círculo).

Feito isso, clique em ok, e o texto vai para a posição vertical, porém sua formatação permanecerá desta forma:

Outra forma de se colocar o texto na vertical, seria clicando no quadrado, ao lado do círculo da rotação. Ao clicar nesse quadrado, as outras opções da seção Orientação serão desabilitadas. Clique em OK, e o texto ficará desta maneira:

Agrupar

Para criar grupos em uma planilha, comece selecionando as células que deseja agrupar.

Depois clique em Dados -> Esquema -> Agrupar... -> Linhas, e o resultado será como a figura abaixo:

Observe que é criada uma coluna onde se pode “esconder” ou “mostrar” o conteúdo dos grupos.

Obs.: O mesmo pode ser feito para colunas, basta apenas seguir os passos acima e, no fim, selecionar colunas em vez de linhas.


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux