Revista Do Linux
 
  
  
 

  Evento
  Serviço Público
  Fórum
  Especial
  Tutorial Foomatic
  Tutorial Cluster
  Tutorial Fax
  Tutorial FrameBuffer
  Tutorial Kiosk
  Software Eclipse
  Software Coranto
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Internacional
  Distro
assinantes
 

Debate nos pampas

Figurinhas carimbadas do movimento Open Source e autoridades estarão presentes

A 4ª edição do Fórum Internacional Software Livre acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de junho, na PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre. A organização, liderada pelo Projeto Software Livre RS, composto por instituições públicas e privadas, prevê a presença de mais de 200 palestrantes. Haverá sessões internacionais, apresentando convidados estrangeiros, sessões livres, de debates não técnicos, sessões de casos, tutoriais, de caráter estritamente técnico, oficinas práticas, o Workshop Software Livre organizado pela SBC-RS (Sociedade Brasileira da Computação), a 2ª Mostra de Soluções Livres e o Seminário Internacional Governos e Software Livre.

Entre alguns dos nomes já confirmados estão Miguel de Icaza, criador do GNOME; Cláudio Menezes, da UNESCO; Eduardo Maçan; David Axmark, do MySQL; Diego Saravia, criador da distribuição UTUTO GNU/Linux; Jacó Aizeimann, do Free Software Consourtium; Jim McQuillan, criador do Linux Terminal Server Project; Patrick Volkerding, criador da distribuição Slackware; Hill Huges, editor do Linux Journal; Pia Smith, presidente do Grupo de Usuários Linux da Austrália; Rubens Queiroz, do Dicas-L; Djalma Valois, do CIPSGA; Sergio Amadeu, presidente do ITI; José Sarney, ex-presidente do Brasil e presidente do Congresso Nacional; Stefano Bareli, do Projeto Samba 3; e Till Kampetter, da LinuxPrinting e Mandrake Software.

Consolidado como o maior evento do gênero no país, o FISL reuniu três mil participantes em sua 3ª edição, no ano passado, quando recebeu representantes de 11 países. Foi uma grande festa da tecnologia e da liberdade.

Estreou na ocasião, com sucesso absoluto, a 1ª Mostra de Soluções Livres, congregando desenvolvedores individuais, pequenos e médios negócios e grandes empresas como a gigante HP e a Cyclades. Este ano a mostra retornará à cena, certamente com o mesmo sucesso.

A 4ª edição do FISL vem recebendo manifestações de apoio de autoridades dos três níveis de Poder (municipal, estadual e federal), além de incentivo e auxílio de segmentos do mercado e da vasta comunidade do software livre espalhada ao redor do mundo. O plano de captação para o evento, que tem atraído a atenção da mídia, consta do site do evento www.softwarelivre.org/forum2003/.

O presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, manifestou desejo de estar na abertura do FISL e garantiu a presença do Senado no evento. Simpático ao software livre, o ex-presidente da República foi convidado para o fórum por um dos integrantes da organização, Marcelo Branco.

O prefeito de Porto Alegre, João Verle, manifestou apoio ao FISL em solenidade na sede da Procempa, a empresa municipal de processamento de dados, uma das instituições públicas engajadas no esforço de fazer da 4ª edição um acontecimento coroado de êxito. Sede do mega Fórum Social Mundial, também na PUCRS, a capital gaúcha tem acumulado experiência na realização de grandes eventos. O presidente da Assembléia do Rio Grande do Sul, deputado Vilson Covatti, garantiu o apoio institucional do Legislativo ao FISL. Junto com o vice-presidente da Casa, deputado Ronaldo Zulke, ele recebeu em audiência a coordenação do Projeto Software Livre RS.

Tanto o Estado como a Capital dispõem de leis que dão preferência de uso ao software livre na administração pública estadual e municipal. Agora, o movimento do software livre nutre a expectativa de que legislação semelhante seja adotada pelo governo federal.

O objetivo do FISL é aprofundar o debate sobre a produção e uso de sistemas livres, mostrar experiências realizadas em várias áreas de interesse público, como educação e saúde, e fortalecer o desenvolvimento da indústria de informática nacional. A organização do FISL nota que de um ano para outro é significativa a evolução de soluções e de adeptos dessa área da tecnologia, abrangendo cada vez mais diferentes setores da sociedade. Convém lembrar que isso também vem ocorrendo nos países do Primeiro Mundo, onde o desenvolvimento tecnológico é maior e as carências financeiras são menores.

Para fazer sua inscrição e saber mais sobre o evento, visite: www.softwarelivre.org.


Das assessorias


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux