Revista Do Linux
 
  
  
 

  Capa
  Evento
  Serviço Público
  Corporativo
  Tutorial ECF Remota
  Tutorial Xdm
  Software
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Distro
assinantes
 

Um carro, um pingüim e um Xbox

Este foi o material utilizado por um geek do Reino Unido para construir um sistema de entretenimento para o seu carro, um Rover Coupe Turbo. O sistema foi construído com base em um console Xbox da Microsoft, modificado com um mod-chip e rodando uma variante do Debian GNU/Linux desenvolvida pela equipe do projeto Xbox-Linux. Com um HD de 40GB o rapaz agora tem acesso a diversos filmes, emuladores de videogames como NeoGeo e Super Nintendo, álbuns de diversos grupos musicais e alguns videos.

A interface utilizada no sistema foi o Freevo, um software open-source que funciona como uma espécie de gerenciador de vídeo e áudio e utiliza o MPlayer para reproduzir vídeos e músicas. Todo o controle é feito via um gamepad Logitech Wingman wireless, usado para navegar entre os menus, iniciar a reprodução dos arquivos de mídia e é claro, nos momentos de diversão com os jogos, o que dispensa totalmente o uso de teclado ou mouse.

Não deixe de visitar o endereço www.target-earth.net/xbox para saber mais sobre o projeto e ver as fotos do sistema em funcionamento. E se você resolver implementar algo similar em seu carro, siga o nosso conselho: evite jogar ou assistir filmes enquanto dirige.

Para saber mais:
xbox-linux.sourceforge.net
freevo.sourceforge.net

Fujitsu e Red Hat firmam parceria

As duas empresas firmaram um acordo no começo de maio para oferecer soluções Red Hat Enterprise Linux para os clientes que executam aplicações de missão crítica em servidores Fujitisu baseados na arquitetura Intel, utilizando os processadores Xeon e Itanium.

De acordo com a parceria a Fujitsu, e suas principais subsidiárias e afiliadas, incluindo Fujitsu Siemens Computers, tornaram-se parceiros Premier da linha completa de soluções Red Hat Enterprise Linux em servidores Fujitsu PRIMERGY.

As empresas irão colaborar no desenvolvimento de software, marketing, vendas, entregas, suporte e esforços para otimizar o uso do Red Hat Enterprise Linux para missão crítica em hardware Fujitsu. A Fujitsu também planeja trabalhar para garantir que todas as suas aplicações enterprise sejam compatíveis com a plataforma Red Hat Enterprise Linux, para que os clientes tenham o benefício de poder executar uma solução integrada completa.

Para saber mais:
www.redhat.com/about/presscenter/2003/press_fujitsu.html

Guerra dos Texels

A atual "guerra" entre a ATI e nVidia pelo título de melhor aceleradora 3D do mercado acaba de esquentar com uma virada inesperada. Há alguns meses, para promover sua nova linha GeForce FX, a nVidia produziu uma séries de demonstrações gráficas para exibir os avançados recursos das novas placas. Uma destas demonstrações, Dawn, mostra uma fada sentada em uma árvore, com asas irisadas refletindo a luz do sol e um rosto animado que parece real.

Intrigados, um grupo de estudantes do MIT resolveu ver qual seria o resultado da demonstração rodando em uma placa da ATI, uma Radeon 9800pro. Escreveram um pequeno "wrapper" OpenGL, uma biblioteca que traduz as chamadas gráficas da GeForce FX para os equivalentes da Radeon. Ao executar a demonstração, surpresa: mesmo com a carga extra de processamento gerada pela tradução das chamadas, ela rodou cerca de 15% mais rápido na ATI Radeon 9800pro do que na GeForce FX para a qual foi escrita, e com melhor qualidade de imagem. Resta saber agora como a nVidia vai contra-atacar...

Para saber mais:
www.rage3d.com/articles/atidawning/

Exclusão digital no Chile

Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, sob a responsabilidade da Direção de Bibliotecas, Arquivos e Museus, demonstrou que 71% dos chilenos não possuem conhecimento suficiente para utilizar todas as ferramentas que a Internet oferece, sendo a população adulta e de baixa renda a que menos sabe usufruir da tecnologia.

A pesquisa também revelou que 63,2% dos chilenos não conhecem os editores de textos e 67,8% não sabem utilizar as planilhas de cálculo. Dentro do grupo familiar as mães são menos familiarizadas com a tecnologia: 75,7% não sabem usar o computador, contra por 66,7% dos pais.

A pesquisa foi realizada em outubro de 2002 e reuniu um total de 2.992 famílias de 20 locais em diferentes regiões do país. E apesar de a maior parte da população não ter acesso à internet, 74%, dela possui uma boa impressão da ferramenta.

Para saber mais:
informatica.terra.com.br/interna/0,5862,OI106263-EI553,00.html

Novos processadores AMD

A AMD anunciou recentemente o lançamento do processador Opteron, primeiro processador de 64 bits compatível com a arquitetura padrão x86 e com melhor desempenho para servidores de duas e quatro vias. Este também é o primeiro processador na nova classe de computação, chamada AMD64, permitindo o desenvolvimento de uma infra-estrutura de computação unificada de 64 bits, totalmente compatível com a arquitetura x86 de 32 bits atualmente usada.

A tecnologia AMD64 possibilita aos consumidores proteger seu investimento já existente, uma vez que eles poderão continuar usando todos os softwares de 32 bits até que decidam implementar um software novo, de 64 bits. Devido à compatibilidade entre os softwares existentes e os de 64 bits, os sistemas baseados na AMD64 criaram a fundação da primeira infra-estrutura unificada de tecnologia de informação de 32 e 64 bits da indústria.

"O processador AMD Opteron é o primeiro processador do mundo a eliminar as barreiras da computação de 64 bits e acelerar a transição para um ambiente de 64 bits universal", afirma Hector Ruiz, presidente e CEO da AMD. ~SA partir de hoje, negócios de todos os tamanhos podem resguardar o investimento de suas bases de sistemas de 32 bits com uma migração suave - quando e como escolherem - para um poder de performance de processamento superior da computação de 64 bits.~T

A AMD também anunciou que sistemas de cinema digital baseados no novo processador AMD Opteron estão programados para serem lançados publicamente nos Estados Unidos para capacitar o cinema digital na rede de cinemas Landmark Theatres.

A utilização do Opteron no mundo cinematográfico não se resume apenas à reprodução de filmes, mas também à criação. Os servidores e workstations baseadas no processador AMD tem sido usados para criar e renderizar efeitos especiais para filmes como Men in Black II, Spy Kids 2: The Island of Lost Dreams e Star Wars: Episode II Attack of the Clones.

Para saber mais:
makeashorterlink.com/?P3D523094
makeashorterlink.com/?L5F554094

Spam é prejudicial ao bolso

K. C. Smith, um spammer de 20 anos que vive na cidade de Oakville, terá de pagar mais de cem mil dólares às autoridades americanas por usar a Internet para promover investimentos que não existiam.

O rapaz foi acusado de roubar US$ 102 mil de 29 pessoas entre maio de 2000 e fevereiro de 2003. Smith não utilizava o dinheiro para aplicar em investimentos, mas sim para pagar suas despesas pessoais, explicou a Securities and Exchange Commission (a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) no processo que foi movido num tribunal federal do Tennessee. Smith também prometia um retorno de dois dígitos para as pessoas que fizessem o "investimento". Para isto foram utilizadas 9 milhões de mensagens de spam e três sites da Web, inclusive um que continha o selo oficial da Securities and Exchange Commission, desta forma Smith, alegando que os investimentos tinham a aprovação do governo, conseguiu atrair até mesmo investidores mais conservadores.

Para saber mais:
busca.terra.com.br/wired/politica/03/05/12/pol_1.html


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux