Revista Do Linux
 
  
  
 

  Capa
  Evento
  Serviço Público
  Tutorial Programação Shell
  Tutorial PHP
  Software
  Entrevista
  Filosofia
assinantes
 

Cartas

Banco de Dados

Sou acadêmico do curso de Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - e estou trabalhando em um projeto de pesquisa que visa a migração de SGBDs privados para SGBDs livres, mais especificamente sobre a migração de MS Access para PostgreSQL.

O termo correto seria "proprietário"e não "rivado~T Um banco livre tem proprietários, pois os autores do código não abriram mão dos seus direitos autorais e de cópia (copyright), apenas concordaram em que as condições de utilização dele fossem mais flexíveis do que em softwares proprietários.

O nome proprietário vem do fato de que o dono (proprietário) reserva para si mesmo o direito exclusivo da maioria das atividades de uso do software, como distribuir cópias e realizar modificações no código.

Com a utilização de ferramentas como o pgAdmin tenho conseguido bons resultados, entretanto estou tendo problemas quando a base de dados no Access contém um campo tipo "Objeto OLE", que permite o armazenamento de figuras. O pgAdmin consegue migrar os demais dados para o PostgreSQL, porém o mesmo não ocorre com as figuras. Diante do exposto, solicito se possível alguma referência que me ajude a contornar este problema.

Também ficaria grato se me pudesse fornecer algum material extra acerca de outros bancos de dados livres. Aproveito a oportunidade para cumprimentá-lo pelas excelentes matérias publicadas na Revista do Linux.

Fernando Selleri Silva
fselleri@hotmail.com

O Access é sempre um problema, mesmo que você deseje mudar para o SQL Server da Microsoft, porque ele é uma mistura de banco de dados, linguagem de programação e gerador de relatórios, além de utilizar uma sintaxe SQL diferente de todo mundo. Mas a migração sempre vale, pois qualquer banco baseado em servidor (o Access é baseado em arquivos) é mais rápido e mais robusto. Você nâo vai precisar reindexar ou reparar arquivos mdb.

No seu caso, para armazenar arquivos quaisquer em um campo de um banco de dados, você quer definir uma coluna LOB (Large Object) como TEXT, VARBINARY ou outro nome, dependendo do banco. Como cada banco tem uma sintaxe diferente para os LOBs, provavelmente você terá que escrever um programa de migração, que leia de um banco e grave no outro.

Visite os sites dos bancos: PostgreSQL ( www.postgresql.org), MySQL (www.mysql.com) e Firebird (firebird.sourceforge.net). Nestes sites há referências a muitos artigos e tutoriais, além das listas de e-mail para dúvidas. Você também pode baixar os respectivos manuais, que são indispensáveis, como em qualquer banco.

Na minha página pessoal em www.lozano.eti.br há algum material de palestras comparando os bancos. Agradeço o elogio.

Fernando Lozano
fernando@lozano.eti.br

Coranto

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar a Revista do Linux por ser um referencial em publicações periódicas, no que se refere a Software Livre para os profissionais de TI. Quero comentar uma notícia sobre o Software Coranto, no qual se refere à utilização pelo portal do Governo do Paraná. A partir de Maio de 2003, foi colocado no ar o novo portal, desenvolvido em software livre com a utilização de scripts PHP e Banco de Dados InterBase 6. Esse portal possui algumas das mesmas caracteristicas do Coranto mencionadas pela reportagem, destacando-se:

  • Diferentes níveis de acesso, o que permite cada usuário atualizar somente os assuntos pertinentes a sua área
  • Possibilidade de comunicação com diversos bancos de dados
  • Facilidade de inclusão e manutenção de novos pacotes (funcionalidades) que possa vir a ser solicitado pelo cliente, através de classes
  • Sistema de menus, patrocinadores, novidades, notícias e outros

    Contudo, os scripts foram desenvolvidos pelos Analistas Alexandre Augusto Amaral e Luciano Aurélio Mittmann que compõem a equipe de Arquitetos e Desenvolvedores de Sistemas da CELEPAR (Cia. de Informática do Estado do Paraná), não utilizando em qualquer parte do projeto o Coranto ou algum trecho de código do mesmo.

    Alexandre Amaral

    Erramos

    Na edição 41 da Revista do Linux, página 40, artigo Configurando impressoras com o Foomatic 3.0, publicamos incorretamente o nome do autor. O correto é Till Kamppeter, com duas letras p e um t, e não Till Kampetter, como publicado.


    Fale conosco

    A seção C@rtas (cartas@RevistaDoLinux.com.br) é destinada ao leitor para que opine sobre o conteúdo da Revista do Linux, enviando suas sugestões ou comentários. As cartas podem ser resumidas por questão de espaço.