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CD do Mês

Em território inimigo

Gamers, alegrem-se! Trazemos no CD deste mês Return to Castle Wolfenstein - Enemy Territory, versão Multiplayer do sucesso Return do Castle Wolfenstein, da Activision. O jogo completo, com seis mapas que podem ser jogados com até 32 jogadores via Internet ou rede local, roda direto do CD, graças à tecnologia desenvolvida pela Gentoo Games (www.gentoogames.com). Leia nosso artigo, rode o CD e tente ficar fora da mira do inimigo.

Requisitos de sistema

  • Processador Intel Pentium III 600Mhz ou equivalente
  • 256 MB de RAM para execução a partir do CD. 128 MB de RAM são suficientes, caso o jogo seja instalado no HD. Veja detalhes em Instalando no HD.
  • Aceleradora 3D compatível (veja lista abaixo) com 32 MB de VRAM
  • Placa de som suportada pelo Linux. Modelos com aceleração via hardware, como as SoundBlaster Live! são recomendados. Placas on-board podem apresentar baixo desempenho. ,br.
  • Conexão à Internet funcional, via modem 56K ou rede (ADSL, LAN, Cabo, etc.). Em rede, é possível disputar partidas com até 32 jogadores simultâneos, dependendo da qualidade de sua conexão ao servidor. Recomenda-se limitar as partidas via modem a no máximo 8 jogadores.

    Segundo o fabricante, as seguintes aceleradoras 3D são oficialmente suportadas pelo jogo:

  • GeForce 4 Ti 4600
  • GeForce 4 MX
  • GeForce 3
  • GeForce 2 Ultra
  • GeForce 2 MX
  • GeForce 256
  • Radeon 8500/64
  • Radeon 7200/64
  • Radeon 9700 Pro/128
  • Xabre 400

    O CD já contém os drivers de vídeo adequados às aceleradoras nVidia GeForce e ATI Radeon. Não foi possível verificar a compatibilidade das aceleradoras SiS Xabre 400.

    Em nossos testes, o jogo rodou bem em um AMD Duron 1.1 GHZ com 256 MB de RAM, aceleradora 3D nVidia GeForce 2 MX com 64 MB de RAM e uma SoundBlaster Live!MP3. A conexão à Internet foi feita através de um link ADSL de 300Kb/s.

    Instalando o CD

    A melhor parte de um Live-CD é que não é necessário instalar nada em seu HD. Tudo roda direto do drive de CD-ROM e da memória RAM de sua máquina. Para jogar, basta colocar o CD que acompanha esta edição no drive de CD-ROM e reiniciar seu computador. Uma tela gráfica de boot informa o progresso no carregamento do sistema. Também neste passo é feita a autodetecção e configuração de seu hardware (placa de vídeo, som, rede, modem, etc...).

    Com o sistema carregado, surge na tela um desktop com o gerenciador de janelas Fluxbox e uma caixa de diálogo chamada Gentoo GameCD Launcher, com opções para iniciar o jogo ou reiniciar o sistema. Mas por enquanto, não utilizaremos nenhuma delas, pois há alguns ajustes que podem ser feitos para melhorar o desempenho do jogo.

    Se você quer rodar Enemy Territory direto do CD, sem nenhum ajuste ou configuração adiconal, é bom ter muita RAM. E quando digo muita, é muita mesmo! Uns 512 MB. Rodar o jogo direto do CD com "apenas" 256 MB de RAM é possível, mas requer paciência. 128 MB? Esqueça, você vai mesmo precisar da dica a seguir. O que vamos fazer para melhorar o desempenho do jogo (e diminuir o tempo de carga dos mapas das fases) é adicionar um pouco de memória virtual, ou swap, ao sistema, usando a partição de Swap que já existe em sua instalação do Linux. O ideal são 256 MB, mas qualquer MB que você puder usar já ajuda.

    Para isso, clique com o botão direito do mouse em uma área livre do desktop e selecione o item Terminals -> Xterm no menu. Em primeiro lugar, precisamos descobrir qual a partição de swap de sua máquina. Digite fdisk -l /dev/hda (se o Linux estiver em outro HD, substitua /dev/hda pelo disco correspondente), e observe, na coluna System, qual partição está marcada como Linux Swap. O tamanho da partição está indicado em blocos, no meu caso, 265041 blocos de 1K, ou 256 MB.

    Para ativar o swap, use o comando swapon <partição>, onde é a partição de troca identificada acima. Por exemplo: swapon /dev/hda5. Confirme o resultado com o comando free. Deve haver uma linha abaixo da coluna Mem: marcada como Swap:, com a quantidade de memória correspondente na coluna Total.

    Pronto, pode fechar o terminal. Com mais memória o jogo fica muito mais rápido, e mais divertido. Afinal de contas, quem quer ficar parado na frente do inimigo no momento crucial da batalha, só porque a máquina está carregando a próxima parte da fase?

    Configuração inicial

    Agora, conecte-se à Internet (se necessário, use o utilitário net-setup para configurar a rede, acessível clicando com o botão direito do mouse no desktop, item Setup Networking) e clique no botão Launch RTCW-ET para iniciar o jogo. Após o vídeo de abertura você deve escolher, em Player Alias, um nome para seu jogador. Em Video Quality você determina a qualidade das imagens do jogo, quanto maior, mais poder de processamento da placa de vídeo é necessário. Em Resolution, você escolhe a resolução, e em Brightness, o brilho da imagem. Indique a velocidade de sua conexão à Internet em Connection, e ajuste opções como sensibilidade e orientação do mouse em Mouse Sensitivity, e Invert Mouse. Se você é canhoto, ajuste Handedness para Left. Para reestabelecer a configuração padrão do jogo, clique em Default Settings.

    A próxima opção se refere à tecnologia PunkBuster, que impede que jogadores desonestos trapaceiem para conseguir melhores resultados. Muitos servidores não deixarão você jogar se o PunkBuster estiver desativado, então clique no botão Enable PunkBuster. Quando estiver satisfeito com suas escolhas, clique em Create.

    Jogando

    Via Internet

    Para se juntar a uma partida online, clique no botão Play Online. Uma lista dos vários servidores disponíveis na Internet será mostrada em Server Browser. Você pode ordenar a lista por nome (Server Name), mapa sendo jogado (Map), número de jogadores (#PLRS), tipo de jogo (Type), tempo de resposta (Ping) ou filtros (Filters) clicando no cabeçalho de cada coluna. Sempre escolha o servidor com o menor tempo de resposta possível, pois isso garante partidas sem o temido Lag (atraso), pior inimigo do jogador online. Não há nada mais desagradável que apertar o botão de tiro e só ver seu jogador responder tarde demais, após ter sido abatido pelo inimigo...

    Você pode filtrar a lista de servidores selecionando uma ou mais das várias opções disponíveis no campo Filters, no topo da tela. Você pode, por exemplo, mostrar (ou excluir) apenas os servidores que têm o PunkBuster habilitado, exigem equipes balanceadas e limitam o número de armas disponíveis. Para saber o que cada opção faz, basta parar o cursor do mouse sobre ela.

    Com o servidor escolhido, clique em Join Server. Surge na tela um mapa indicando onde será sua missão, além de um breve histórico, e a fase começa a ser carregada. O tempo de carga é inversamente proporcional à velocidade de seu CD-ROM e quantidade de RAM. Quanto mais, menos tempo o jogo demora para carregar.

    Via rede local

    Para se juntar a uma partida via rede local, o processo não é muito diferente. Clique em Play Online no menu principal e, no campo Filter, clique na opção Source e mude-a para Local. Todos os servidores que estiverem na mesma rede que você serão listados no campo Server Browser. Opcionalmente, você pode se conectar diretamente ao servidor: Clique em Connect to IP, digite o endereço IP do servidor (ex: 10.0.2.47) e clique em Connect.

    Criando um servidor

    Além de disputar partidas via Internet, você também pode criar seu próprio servidor e organizar jogos em rede local com seus amigos. Todo o software necessário está incluso no próprio jogo, basta seguir os passos abaixo:

    No menu principal, clique em Host Game. No painel Settings, indique um nome para seu servidor em Server Name. Em Game Type, escolha o tipo de jogo, entre os seguintes: Campaign (as equipes lutam para cumprir uma série de objetivos predeterminados, em três mapas consecutivos), Last Man Standing (as equipes lutam até restar apenas um soldado no jogo), Single Map Objective (como Campaign, mas limitado a um único mapa) e Stopwatch (vence quem completar o maior número de objetivos antes que o tempo acabe). Indique, em Maximum Number of Players, o número máximo de jogadores por rodada. A opção Auto-Configure Server pode ser usada para ajuste rápido do servidor a perfis predeterminados, como competição ou servidor de acesso público. A opção Dedicated Server permite escolher se a máquina será um servidor dedicado, ou seja, que se encarregará apenas das funções de gerenciamento das partidas, ou se também poderá ser usada como cliente para participar do jogo. Recomendamos que o servidor só seja usado também como cliente em partidas com pequeno número de jogadores, devido à maior demanda de processamento. Nesse caso, não habilite o recurso PunkBuster. Se quiser limitar o acesso ao servidor, especifique uma senha no campo Passeord.

    No painel Features, você pode acertar os recursos oferecidos pelo servidor. Entre eles, supressão de fogo amigo (um jogador não consegue matar outro da mesma equipe), PunkBuster, Anti-Lag (suporte a jogadores conectados via modem), Max Lives (limita o número de vidas por jogador em cada fase), Weapon Restrictions (limita os tipos de armamento disponíveis em cada fase) e Balanced Teams (cria equipes com igual número de jogadores).

    No painel Name você seleciona qual campanha, ou mapa, será jogado. Agora basta clicar no botão Start Server para iniciar o servidor. Os mais detalhistas tem à disposição, em Advanced, uma série de opções extras para controle do servidor. Para se conectar, os jogadores devem seguir os passos do item Via rede local, neste artigo.

    Para saber mais sobre Enemy Territory e Return to Castle Wolfenstein, visite a página oficial desses jogos em www.castlewolfenstein.com. Para saber mais sobre os criadores do jogo, incluindo entrevistas com os desenvolvedores, visite www.splashdamage.com.

    Instalando no HD

    OK, podemos ouvir alguns de vocês reclamando: "Ei! Vocês disseram que o jogo roda direto do CD!". E roda, o que não quer dizer que alguns de vocês não tenham motivos para querer instalá-lo no HD. Bons exemplos são os que se conectam à Internet via modem, ou que possuem um link ADSL, mas precisam realizar autenticação no servidor, via PPPOE, antes de cada conexão. O CD do Gentoo Games não contém ferramentas para isso, o que deixaria vocês na mão. Outro motivo é que a instalação do jogo no HD diminui consideravelmente a quantidade de memória necessária para rodá-lo, 128 MB de RAM passam a ser o suficiente. E além de tudo, a instalação é fácil de fazer e requer apenas 270 MB de espaço em disco. Siga os nossos passos, testados em uma máquina com o Red Hat Linux 9 e drivers oficiais da nVidia.

    1) Reinicie o computador com o CD no drive, e prossiga normalmente até a tela do Gentoo Game Launcher
    2) Abra um terminal, e crie um ponto de montagem para seu HD, com o comando: mkdir /mnt/hd
    3) Monte a partição Linux de seu HD no ponto recém-criado, com o comando: mount -t tipo /dev/hdx /mnt/hd. tipo é o tipo do sistema de arquivos de seu HD, ext2, ext3 ou reiserfs. hdx é a partição a ser montada (ex: hda8). Em caso de dúvidas, consulte a tabela de partições com o comando fdisk -l /dev/hda (substitua hda pelo HD que contém sua partição Linux, caso necessário)
    4) Copie o diretório /opt/enemy-territory/ do CD para o lugar desejado no seu HD. Por exemplo: cp -R /opt/enemy-territory /mnt/hd/home/rigues/. O diretório enemy-territory será criado no seu HD, contendo o jogo.
    5) Retire o CD do drive e reinicie o computador.

    Para executar o jogo, vá até o diretório enemy-territory e execute o binário et (./et). Para jogar, siga os mesmos passos de quem executa o jogo via CD.

    Procurando instruções?

    Instruções de instalação dos softwares contidos em nosso CD estão disponíveis nos arquivos LEIAME, no diretório do software, ou em arquivos README e INSTALL, geralmente inclusos nos pacotes .tar.gz. Em caso de dúvidas, dê uma olhada no site oficial do software, onde pode haver mais documentação, listas de discussão ou fóruns que podem lhe ajudar.


    IMPORTANTE!

    Lembramos que os softwares contidos no CD são distribuídos sem qualquer tipo de suporte técnico, seja pela Conectiva S.A., pela Revista do Linux ou pelos autores dos respectivos softwares. Eventuais problemas, físicos com a mídia devem ser reportados ao nosso serviço de atedimento ao cliente, SAC, que pode ser contatado através do e-mail sac@RevistaDoLinux.com.br


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