Revista Do Linux
 


 

Comunicação Total

Duas concessionárias Honda do Estado de São Paulo substituem sistemas proprietários por Linux para se integrar com segurança e comodidade à fábrica

As concessionárias Honda Norte Vel Distribuidora de Veículos, de São Paulo, e Tani Motors, de São José dos Campos, informatizaram os processos de trabalho com o aplicativo SIAC (Sistema de Automação de Concessionárias). O aplicativo, desenvolvido pela empresa Conclusão Informática, era destinado às concessionárias de veículos nacionais e importados da Honda e rodava no sistema operacional Novell 3.12, em seguida, foi convertido para Windows NT 4.0. O SIAC rodava em um servidor Windows NT, com 25 estações de trabalho com Windows 98, e tinha as funções de gerenciamento de estoque de peças e veículos, ordens de serviço, vendas, faturamento de peças/serviços/veículos, entre outras. “A linguagem de programação que usamos para escrever o aplicativo era a Clipper 5.2 e o gerenciador da base de dados, a ADS 5.0, sendo que o acesso à Internet foi implantado através do software Wingate, que tinha um custo de licenciamento muito alto”, explica José Vieira Júnior, desenvolvedor da Conclusão, responsável pela instalação das soluções.

Os problemas da configuração do sistema com o Windows não demoraram a aparecer. De acordo com Vieira, a manutenção era muito precária, demorada e trabalhosa. “As atualizações eram feitas por e-mail ou em visitas presenciais às concessionárias, sem contar que tínhamos que paralisar as atividades dos funcionários das áreas administrativa e de informática para efetuar as manutenções”, observa. As dificuldades não paravam por aí. O Windows NT 4.0 tinha que ser reiniciado pelo menos duas vezes por semana para evitar travamentos e a impressão dos relatórios era muito lenta e escravizava os terminais. Além disso, mesmo com o incremento na segurança e integridade das gravações de dados, o custo de instalação do gerenciador de base de dados ADS 5.0 era considerado muito elevado.

Em dezembro do ano passado, o sistema SIAC, que funcionava no Windows NT 4.0, foi substituído pelo Conectiva Linux 7.0. Foi configurado um servidor AMD Duron 750 Mhz, com 256 MB de RAM e com HD de 20 GB, com 15 estações de trabalho rodando Windows 98, com sistemas de estoque de peças e veículos, ordens de serviço, faturamento, contabilidade, entre outras aplicações, todos rodando em FlagShip. Fatores como alto custo nas atualizações das licenças, a não necessidade de realizar investimentos para a troca de equipamentos e a possibilidade de integrar remotamente as concessionárias (matriz e filial) via Internet foram decisivos para a mudança do NT 4.0 para o CL 7.0. “Tínhamos problemas com atualizações e integridade dos dados e dificuldades na atualização e comunicação remota entre as concessionárias”, diz Vieira.

Benefícios

Com o Linux, as concessionárias Honda não precisaram realizar nenhum investimento na compra de novos equipamentos, que seriam necessários, caso optassem por continuar com sistemas proprietários. Hoje, o servidor roda os serviços de Internet/Intranet, e-mail, o sistema de comunicação concessionária X fábrica Honda (IHS), correio de veículos (FTP) e outras aplicações. “Com toda a solução implantada, foi possível integrar todas as empresas envolvidas, Conclusão Informática, Norte Vel e Tani Motors, e executar qualquer tipo de serviços, como consultas, relatórios, atualizações, além de suporte online”, salienta Vieira. Outro benefício obtido com Linux é que as concessionárias se integraram, com melhora expressiva de performance, à fábrica Honda através do IHS. “Todos os departamentos da Norte Vel e da Tani Motors podem acessar o sistema possibilitando conforto, comodidade e agilidade”, conclui.


Rodrigo Asturian - asturian@RevistaDoLinux.com.br


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux