Revista Do Linux
 
 

A Web, e apenas a Web

Seguindo a filosofia UNIX do “faça apenas uma coisa, mas faça bem-feita”, o Galeon surge como uma ótima alternativa no mundo dos navegadores Web

Ele não tem cliente de e-mail, nem lê mensagens de newsgroups. Não serve para atualizar seu sistema operacional e nem se integra com seu programa de mensagens instantâneas. Apesar disso, ele, o Galeon, é muito bom no que faz: navegar na Internet. Nascido como uma simples “interface” mais leve para o Gecko, engine de renderização de HTML do Mozilla, o Galeon se tornou muito mais do que isso. Hoje, é um browser cheio de recursos e sem a “gordura” típica dos concorrentes, perfeito para uso no dia-a-dia, seja por usuários iniciantes ou internautas avançados. Conheça neste artigo alguns de seus principais destaques.

Abas

As abas (ou Tabs, em inglês) são um daqueles recursos que, quando você vê funcionando, fazem pensar: “Como consegui viver sem isso até hoje?”. Todo internauta mais experiente está acostumado a navegar em vários sites ao mesmo tempo, utilizando para isto várias janelas do seu navegador favorito. Dependendo do site (uma galeria de imagens, portal com links para vários sites de interesse ou os resultados de uma busca), é comum abrirmos uma grande quantidade destas janelas, que entulham a barra de tarefas de seu ambiente desktop e fazem o usuário se perder no meio da confusão rapidamente. As abas são uma solução simples e prática para este problema: Em vez de abrir um link em uma nova janela do navegador, você o abre em uma nova aba (clique no link com o botão direito do mouse e selecione Open in new tab, Abrir em nova aba, ou pressione Control+T para abrir uma aba vazia). Para alternar entre os sites abertos, basta clicar na aba correspondente, tudo dentro de uma única janela do navegador. Para fechar a aba, clique no pequeno X. É possível reordenar as abas simplesmente arrastando-as para a posição desejada, e uma série de operações, como clonar uma aba (Clone Tab), recarregar seu conteúdo (Reload Tab) ou promovê-la a uma nova janela (Detach Tab), estão disponíveis em um menu contextual (basta clicar com o botão direito do mouse sobre a aba). Outros navegadores, como o Opera, o Mozilla e o Konqueror, também têm este recurso (os dois últimos ganharam suas abas depois do Galeon) que vale a pena conhecer.

Smart Bookmarks

Este recurso geralmente é ativado na primeira vez em que você roda o Galeon, mas pode ser customizado através do editor de bookmarks. Os Smart Bookmarks (Marcadores Inteligentes) são caixas de texto adicionadas à barra de ferramentas do navegador, permitindo que você realize buscas em sites como o Google, Yahoo! e Freshmeat sem ter de visitar a página principal destes sites. Simplesmente, digite o termo que você procura na caixa correspondente, pressione Enter, e os resultados aparecerão na janela do navegador. Você também pode criar seus próprios Smart Bookmarks. Por exemplo, para adicionar um Smart Bookmark para o Cadê, entre no Editor de Bookmarks (menu Bookmarks -> Edit Bookmarks), clique no item Smart Bookmarks Toolbar e em Create a new Bookmark (primeiro botão da barra de ferramentas). Dê um nome para seu Bookmark em Name (ex: Cadê?), em URL, indique o endereço (www.cade.com.br), em Search URL, coloque a URL de busca (br.cade.busca.yahoo.com/search/cade?p=%s) e pronto. Uma nova caixa de busca surge em sua barra de ferramentas. Experimente digitar algo, e veja que você terá os resultados de uma pesquisa no Cadê. Prático, não?

Além disso, é possível associar apelidos aos bookmarks, facilitando o acesso a sites freqüentemente visitados. Você pode, por exemplo, criar no Editor de Bookmarks (selecione um Bookmark e digite um apelido para ele no campo Nick) um apelido RdL, que leve ao site da Revista do Linux. Para visitar o site, basta digitar RdL na barra de endereços, e o Galeon se encarrega do resto.

Bookmarklets

É uma coleção de pequenos scripts (escritos em Javascript) que realizam ações na página atualmente ativa. Alguns são úteis, como a rolagem automática (com velocidades variáveis, bom para sites de notícias ou longos e intermináveis artigos) e os marcadores dentro da página (para marcar um determinado ponto dentro de um texto), outros, quase inúteis, como mudar a cor de fundo de um site. Não são exclusividade do Galeon (estão disponíveis também para o Netscape e Internet Explorer, veja www.bookmarklets.com), mas ele ganha pontos por incluí-los na instalação padrão.

Gerenciador de Downloads

O Galeon possui um gerenciador de downloads embutido que, embora não seja nenhum Downloader for X, está muito à frente das janelas de download padrão encontradas na maioria dos navegadores. Além de ver todos os seus downloads numa única janela, você pode pausá-los para continuar mais tarde e obter mais detalhes sobre um item específico. Este recurso é muito similar ao gerenciador de downloads encontrado no Internet Explorer 5.x para Mac, e é provável que esta tenha sido a fonte de inspiração.

Mouse Gestures

Além dos tradicionais atalhos de teclado e menus e barras de ferramentas operados com o mouse, os Mouse Gestures (Literalmente, Gestos com o mouse) são gestos feitos com o mouse, que representam comandos do navegador. Você pode configurar quando um movimento do mouse será interpretado como um gesto em Settings -> Preferences -> User Interface -> Mouse (minha sugestão é Middle Button: Performs Gestures, ou seja, apenas quando o botão do meio estiver pressionado). O manual lista 20 diferentes gestos, seja parar o carregamento da página (mova o mouse para a esquerda e, em seguida para cima, como um L ao contrário) ou ver o código-fonte da página atual (desenhe um S com o mouse: esquerda, baixo, direita, baixo, esquerda). Para uma referência completa de todos os gestos, veja o box Mouse Gesture neste artigo.

Acabe com os Pop-Ups!

Não há nada mais irritante do que as dezenas de janelinhas de propaganda que ficam pulando na sua frente quando você visita um site. Assim como em outros navegadores, é fácil bloqueá-las com o Galeon. Basta desmarcar o item Allow Popups no menu Settings. No mesmo menu, também é possível desabilitar Java, Javascript e imagens GIF animadas.

Compatibilidade com plugins do Mozilla

O Galeon é compatível com os plugins do Mozilla, o que significa que Java, Flash, Real Player e os plugins de Windows (Quicktime, por exemplo), com a ajuda do CrossOver Plugin, funcionam sem problemas.

Recuperação de Crashes

Faça um teste: Abra o Galeon, alguns sites, e derrube o navegador (com o comando kill, por exemplo). Agora, abra o Galeon de novo. Uma caixa de diálogo surge perguntando se você quer recuperar a sessão anterior, incluindo todas as abas e janelas que estavam abertas no momento em que o navegador caiu, criar bookmarks para os sites que estavam abertos no momento da queda ou simplesmente abrir o navegador e descartar a seção anterior. Fizemos vários testes, com um número variado de abas e janelas abertas, e em todos eles o Galeon foi capaz de recuperar a seção interrompida sem problema algum.

O Galeon ainda tem um modo quiosque (aperte F11 para ativá-lo, F11 novamente para retornar ao modo normal), em que ocupa toda a tela e esconde do usuário as barras de menu e de status (ideal para quem quer construir quiosques públicos de acesso à Internet, mas não quer os usuários mexendo com as configurações), suporte a temas e uma extensa documentação, que cobre quase todos os recursos do programa, entre outros vários recursos. Entre seus contras, estão o fato de que o programa exige a instalação de algumas bibliotecas do Gnome e que, com as novas versões, ele já não é mais tão leve como antigamente (mais ainda é bem mais leve que o Mozilla). Experimente o Galeon, mas tenha cuidado: Pode ser que você não consiga mais viver sem ele!

Por onde andas?

Quer saber quais sites visitou hoje? Pressione Ctrl+H para acessar seu histórico de navegação. Se quiser ter esta janela sempre acessível, clique no botão Dock para acoplá-la ao lado da janela principal do navegador. Você pode fazer buscas no histórico e ver a lista dos sites acessados hoje, ontem, há dois dias, uma semana ou um mês atrás, ou simplesmente todos eles. Clique em Clear para limpar a lista.

Zoom

O site que você está visitando vem com uma lupa de brinde, de tão pequenas que são as fontes? Use o controle de zoom do Galeon, ao lado do botão Stop na barra de ferramentas, para aumentar o tamanho do texto em até 999%

Mouse Gestures

Esta é uma tabela dos principais gestos com o mouse suportados pela versão 1.2.5 do Galeon.

Em modo Full Screen, o Galeon esconde do usuário os menus e a barra de status. Ideal para quiosques de acesso à Internet

Para saber mais:
Projeto Mozilla - www.mozilla.org
Site oficial do Galeon - galeon.sourceforge.net
Skipstone, browser ainda mais leve que o Galeon - muhri.net/skipstone/


Rafael Rigues - rigues@revistadolinux.com.br

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux