Revista Do Linux
 
 

Preço novo

Os custos de produção da Revista do Linux aumentaram de forma significativa nos últimos 12 meses e, a fim de viabilizá-la comercialmente, a revista está sofrendo um acréscimo no seu preço ao consumidor final. A Revista do Linux assume o compromisso de não repassar integralmente o aumento nos seus custos de produção aos leitores e muda o seu preço nas bancas para R$ 11,90. A Revista do Linux continuará a trazer as principais informações do mundo do Linux e Software Livre, bem como artigos técnicos redigidos por profissionais especializados.

UERJ e o Software Livre

Um grupo de funcionários, alunos e ex-alunos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com o apoio da Associação dos Docentes da UERJ (ASDUERJ) está lançando o movimento LINUERJ, cujo objetivo é divulgar o Software Livre na UERJ, apoiando seu uso e desenvolvimento, tanto pelos alunos e professores como pela Administração da Universidade. Serão desenvolvidas atividades como: organização de coleções de softwares livres e alternativos para distribuição aos interessados, palestras para o público leigo e especializado e cursos rápidos e gratuitos, com o intuito de treinar novos usuários de programas livres. “Num primeiro momento estaremos concentrando nossos esforços na divulgação da suíte OpenOffice.org, versão brasileira para a plataforma Windows, já que programas voltados à edição de textos, planilhas e desenhos são os mais utilizados pela comunidade e, também, porque acreditamos que esta é a melhor estratégia de migração para o ambiente Linux”, afirma o professor da UERJ e secretário da ASDUERJ, Eurico Zimbres. A página oficial do movimento é www.linuerj.hpg.com.br.

Interface gráfica de cara nova

Uma das características que mais agradam aos usuários Linux é o suporte a temas e skins, presente na maioria dos gerenciadores de janelas e softwares.

No endereço themes.freshmeat.net você encontra centenas de temas para vários gerenciadores de janelas, entre eles o KDE, Sawfish, WindowMaker, FVWM, IceWM, Afterstep e Blackbox. Os temas estão classificados por seções, como por exemplo cartoons, animes, filmes, arte, computadores e outras.

O Licq e o XMMS são outros dois softwares utilizados freqüentemente pelos usuários Linux e que possuem suporte a skins. Você pode fazer o downloads de skins para estes softwares nos websites crewq.net/licq/download/skins/ e www.xmms.org/skins.html.

Para quem preferir fazer o download apenas de um papel de parede, uma visita ao endereço www.wapers.com/ pode valer a pena.

O Blender está livre!

A campanha para a compra do código fonte do software de animação 3D Blender atingiu o seu objetivo: cem mil euros. O código fonte do software estará disponível para a comunidade a partir do dia 13 de outubro. A campanha teve início quando a NaN (Not A Number) avisou que estava em processo de falência, não podendo assim continuar com o desenvolvimento do software.

Apesar da quantia desejada ter sido arrecadada, ainda é necessário mais dinheiro para pagar os custos da campanha. Nos dias 11, 12 e 13 de outubro será realizada uma conferência para traçar os rumos deste programa livre.

Para saber mais
www.blender3d.com/


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux