Revista Do Linux
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês

 Capa
 Entrevista
 Corporativo
 Editoração
 Segurança
 Hardware
 Produtos
 Programação
 Sistema
 

Coluna do Augusto

A importância da leitura

AUGUSTO CAMPOS
brain@matrix.com.br

Houve um período em que a única maneira viável de um brasileiro começar a entender o Linux era a leitura. Hoje lembro com saudade, mas durante um tempo passei por sérias dificuldades para configurar minha primeira conexão SLIP (PPP ainda era luxo) com um modem de 9600 em uma versão arcaica do Slackware. Era uma época em que o mercado editorial ainda não ouvira falar no Linux. Não existiam os websites nacionais nem livros e artigos em revistas — cursos, então, muito menos. Mesmo assim, pude contar com um aliado muito forte. Caiu em minhas mãos um exemplar de uma compilação impressa dos documentos do Linux Documentation Project (LDP) — hoje disponíveis em linuxdoc.org, juntamente com a primeira edição do livro Running Linux, de Matt Welsh, que provou ser um recurso essencial quando ainda não tínhamos a quem pedir ajuda.

A coluna deste mês é dedicada ao Running Linux e a todos aqueles que sabem recorrer à documentação (farta e livre) antes de levar suas dúvidas aos demais usuários, fazendo valer a pena o trabalho dos documentadores. Em primeiro lugar, é bom deixar claro que não estamos falando de um livro jurássico. Embora tenha estado disponível desde o início da maturidade do Linux, a terceira edição desse livro foi lançada em agosto de 2000 e é atualizadíssima, contendo temas improváveis em 1995, tais como o KDE, o Samba e o PPP. Mas o que tem este livro de tão especial?

A resposta é simples: tudo! Ele foi escrito originalmente por Matt Welsh, que também foi o primeiro coordenador do Linux Documentation Project — tendo, portanto, autoridade para falar sobre o assunto.

Seu objetivo vai bem além de ensinar a instalar e configurar o sistema; o autor consegue transmitir a sua paixão pelo Linux enquanto ensina praticamente tudo que um usuário precisa para preparar e usar seu ambiente.

Mais do que isso: ele explica as razões por trás de cada passo, sem deixar aquele ar de apostila de vestibular, comum a muitos livros da era moderna do Linux.

Hoje existem dezenas de cursos, livros, sites, fóruns, listas e outros recursos disponíveis para tirar suas dúvidas. Mais do que isso, já é perfeitamente possível (com uma dose de sorte e hardware favorável) instalar o Linux sem ler nenhum manual. Talvez essa seja a razão de parte da diferença que existe entre os usuários das primeiras gerações de Linux e os mais recentes: para os primeiros, ler os livros "sagrados" era uma obrigação, já que não havia alternativa; para os atuais, trata-se apenas de uma opção. Se você puder, procure a terceira edição desse livro nas livrarias que trazem livros importados. Caso o idioma seja uma barreira intransponível, existe também uma versão traduzida da segunda edição, publicada no Brasil pela editora Ciência Moderna em 1997. Lembre-se de que o gosto pela leitura pode não ser uma condição imprescindível para o domínio da arte e técnica da informática, mas certamente ajuda muito.

Running Linux, 3rd Edition.
Matt Welsh, Matthias Kalle Dalheimer & Lar Kaufman.
749 páginas, US$ 39,95
ISBN: 1-56592-469-X
O’Reilly & Associates
www.oreilly.com/catalog/runux3


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux