Revista Do Linux
 
  
  
   

EDIÇÃO DO MÊS
  Para assinantes

  CD do Mês
  Capa
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Desenvolvimento
  Programação
  Internacional
  Distro
assinantes
 

Linux na escola

Colégio Albert Sabin monta uma rede de comunicações que muito em breve deve ser 100% baseada em Softwares Livres

O Colégio Albert Sabin, localizado no bairro do Butantã em São Paulo-SP, está obtendo vários benefícios com a implantação de uma rede de comunicação com ambiente Linux. A escola, por meio da direção do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, em conjunto com a PL Tecnologia, integradora de São Paulo responsável pela implantação de toda a rede, optou pelo sistema Linux por três características: estabilidade, baixos custos e alta performance. De acordo com Natanael Gomes de Almeida, coordenador do CPD do Albert Sabin, esses benefícios vêm sendo comprovados desde a instalação do sistema.

A rede do colégio conta com seis servidores (sendo um gateway, três servidores Linux, um de arquivo e um servidor de e-mail) que administram mais de 80 estações de trabalho. Os servidores Linux estão instalados em três laboratórios, dois de pesquisa e um de consulta (biblioteca). Esses laboratórios estão interligados ao gateway por meio de fibra óptica. Entre os sistemas que rodam na rede está o Acadêmico, software customizado para o Albert Sabin que oferece recursos específicos para área da Educação ~V que, segundo o coordenador do CPD, é o único em toda a solução tecnológica implantada na instituição que ainda roda em Windows NT.

De acordo com Almeida, as funções dos servidores Linux que rodam na escola são as mais diversas. ~SCom o Squid são criadas as restrições de acesso aos alunos, de forma que só podem acessar o que os professores autorizam, e, com o auxílio do Samba, trabalho com o Scua, que é um programa que restringe o acesso às configurações internas do Windows~T, explica. Ele enumera ainda um servidor de gateway principal que distribui o acesso à Internet aos laboratórios, servidores e rede acadêmica, e o servidor de suporte, que faz o armazenamento de arquivos para backup, drivers do Windows para manutenção e DNS backup.

A solução tecnológica em operação no colégio ainda não está concluída, e mudanças estão previstas. ~SApós a conclusão de testes com o Samba e o Acadêmico, estaremos eliminando o único servidor Windows NT~T. Todo o processo de migração dos servidores para Linux não foi fácil. Para Almeida, o Windows está arraigado nos hábitos, na rotina das pessoas. ~SPassei por uma fase de desintoxicação com a implantação do Linux. Hoje, vejo que o Linux é amigável e permite às estações de trabalho os mesmos recursos que os sistemas operacionais concorrentes (editor de texto, editor de imagem, planilhas, entre muitos outros)~T, comenta.

O coordenador de CPD pretende implantar o Linux também nas estações de trabalho dos laboratórios do Colégio Albert Sabin. ~SEsse é um trabalho de médio prazo~T, conta. Ele explica que a mudança de plataforma de trabalho deve ser gradual. ~SPara isso, devo ministrar instruções para os funcionários da biblioteca e alguns professores~T, acrescenta. Quanto ao processo de adaptação dos usuários finais (no caso, os alunos do Colégio Albert Sabin), Almeida prevê que os problemas seriam pequenos, e que, ao disponibilizar o Linux como estação de trabalho, seria permitido apenas logar e executar o StarOffice e um navegador, entre outras aplicações, como impressão de arquivos. ~SPor ser um sistema operacional de código aberto, temos a facilidade de modelá-lo de acordo com nossas necessidades~T, complementa.

Modelo

Inaugurado no dia 3 de outubro de 1993, o Albert Sabin, localizado no bairro do Butantã em São Paulo, atende aos alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio. O colégio conta com 17.500 metros quadrados distribuídos em três prédios principais com 43 salas de aula no total, laboratórios, bibliotecas, ginásio poliesportivo e pátio externo. O espírito humanitário e perseverante do Dr. Albert Sabin é o modelo inspirador das diretrizes de ensino propostas pelos fundadores do Colégio que leva o seu nome.

Para saber mais:
Colégio Albert Sabin - www.albertsabin.com.br
PL Tecnologia - www.pl.com.br


Rodrigo Asturian - asturian@RevistaDoLinux.com.br

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux