Revista Do Linux
 
  
  
   

EDIÇÃO DO MÊS
  Para assinantes

  CD do Mês
  Capa
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Desenvolvimento
  Programação
  Internacional
  Distro
assinantes
 

O que eles prometem

Os principais candidatos à Presidência da República mostram as propostas para a área de Tecnologia da Informação

Você, leitor da Revista do Linux, já escolheu seu candidato a presidente da República? Apresentamos um resumo dos programas e propostas apresentadas pelos presidenciáveis mais bem posicionados nas pesquisas de opinião (Anthony Garotinho, Ciro Gomes, José Serra e Lula). Selecionamos as principais propostas na área de Tecnologia da Informação, principalmente na área de desenvolvimento de software (de importância fundamental para a comunidade de Software Livre no Brasil), feitas pelos candidatos.

De maneira geral, as propostas são bastante genéricas e não é difícil encontrar diferenças entre elas. Não é só por causa delas que um candidato pode ser melhor ou pior. A Revista do Linux não privilegia nenhum deles; apenas quer ajudar a você, leitor e eleitor, a escolher o candidato que melhor atenda às suas expectativas. Seja quem for eleito, o importante é guardar todas essas propostas para podermos, em 2003, cobrar do futuro presidente tudo aquilo que ele propôs em seu programa de governo.

As propostas dos quatro principais candidatos a presidente são bastante genéricas e, algumas vezes, semelhantes entre si

Anthony Garotinho

O candidato Anthony Garotinho, em sua proposta de governo, faz ressalvas aos esforços do Governo Federal para dar acesso à Internet. Para Garotinho, no século XXI, a criança que não souber ler, escrever e não tiver acesso à Internet será um jovem com poucas oportunidades de se inserir na sociedade. Se eleito, Garotinho pretende desenvolver uma infra-estrutura que assegure o livre acesso dos cidadãos à informação e ao conhecimento, condição necessária para que o Brasil entre na Sociedade do Conhecimento. De acordo com o programa de Garotinho, é importante que o Fundo de Universalização das Telecomunicações (FUST) seja empregado na ampliação dos projetos de Governo Eletrônico da União, Estados e Municípios e não apenas para projetos de educação e saúde. Para Garotinho, o Brasil precisa desenvolver e comercializar aplicativos, cuja demanda é crescente. Em seu programa de governo, o candidato vê o Brasil não apenas como um consumidor, mas também um produtor de bens e serviços intensivos em conhecimento para serem comercializados e consumidos em todo o mundo.

Ciro Gomes

A assessoria do candidato não quis responder às perguntas da Revista do Linux, alegando que Ciro Gomes não fala sobre seus programas de governo. No site do candidato, encontramos algumas propostas para a área de tecnologia. Para Ciro, é necessário implantar uma rede federal de centros de promoção projetos pilotos de inovação e adaptação tecnológica em parceria com a iniciativa privada, universidades e instituições estrangeiras semelhantes, sobretudo da Índia e China. Ciro pretende identificar, nesses centros, as experiências e inovações locais mais bem sucedidas para poder difundi-las. Resta saber que tipo de difusão o candidato pretende fazer. Finalizando, o candidato diz ainda, em seu site, que quer investir em bolsas de estudo em universidades estrangeiras mais avançadas, facilitar e financiar o estágio em empresas fora do Brasil e tornar a organização desses estágios em objeto de negociação com as empresas multinacionais que atuem ou queiram atuar no Brasil.

José Serra

O candidato José Serra pretende implantar uma política específica de incentivo às empresas brasileiras de software. Em entrevista ao site Computerworld, Serra disse que dará preferência aos softwares produzidos no Brasil nas compras estatais, criará linhas de crédito específicas para as empresas de software voltadas para a geração de novos negócios. O governo Serra dará apoio, por meio de fundos setoriais e agências de fomento, à criação e operação de incubadoras de empresas e pólos tecnológicos. Outro item abordado por Serra é o estímulo à participação institucional do Brasil em feiras e eventos internacionais na área de informática, pois para o candidato, é importante que o país seja reconhecido mundialmente como produtor e exportador de tecnologia de software. Para Serra, haverá uma política de incentivo para que empresas internacionais de software instalem centros de pesquisa e desenvolvimento no Brasil.

Lula

Para Lula, a Tecnologia da Informação é o grande fenômeno do final do século XX e deste início do século XXI. Em seu programa de governo, o desafio a ser enfrentado é evitar que a Tecnologia da Informação acabe criando um fosso entre os que têm e os que não têm acesso aos bens e habilidades requeridos na Era Digital. Um eventual governo do PT privilegiará a produção de software nacional, com soluções abertas e livres, e norteará sua política de gestão de informações a partir de três eixos. O primeiro, denominado Gestão e Governabilidade, promoverá a integração horizontal e vertical das estruturas de governo e a coordenação e acompanhamento de suas ações. O segundo eixo é o Governo Eletrônico. Para o governo Lula, o importante é estimular a mais ampla prestação de serviços e informações de qualidade para os cidadãos. Por último, o candidato Lula pretende democratizar o acesso à Tecnologia da Informação, com o incentivo para criação de mecanismos e políticas que permitam o aprendizado, o acesso e a incorporação maciça das tecnologias de informação e que possibilitem o compartilhamento de soluções entre diferentes níveis de governo.



A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux