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Fazendo arte com o pingüim

Saiba como o Software Livre pode ajudar artistas a expressarem seu lado criativo

A arte sempre esteve presente em nossas vidas. Desde os tempos da pré-história, quando os homens das cavernas representavam os animais e a natureza à sua volta por meio de pinturas em rochas, até os dias atuais, quando milhares de pessoas sem roupas reúnem-se em parques para que um artista tire uma foto.

Sem dúvida, a arte é uma das heranças mais importantes dos povos e com os avanços tecnológicos ela também evoluiu. Hoje, podem-se ver exposições de trabalhos artísticos feitos com o auxílio de computadores, como os dos artistas listados no site MOCA, Museum Of Computer Art (www.museumofcomputerart.com/) ou no DigitalFineArt.Org (www.digitalfineart.org/).

Os artistas que escolheram o Linux como sistema operacional também dispõem de softwares, na maioria das vezes livres, para poderem expressar toda a sua criatividade em forma de arte. Confira alguns dos principais softwares para Linux que podem lhe auxiliar.

The Gimp

O Gimp (GNU Image Manipulation Program) é um software para edição de imagens que executa com eficiência tarefas como retocar uma fotografia ou compor uma imagem. As capacidades do Gimp podem ser expandidas com o desenvolvimento de plugins e scripts para o software. No endereço skylab.org/~plumpy/gg/, por exemplo, existe um plugin que permite ao Gimp gerar uma página HTML com a galeria das imagens que estiverem em um determinado diretório.

Entre as capacidades e características suportadas pelo Gimp estão o suporte a camadas (Layers) e canais, ferramentas para desenho que imitam as características de spray, lápis e pincel, editor de gradientes, customização dos pincéis e padrões de preenchimento, além de suportar diversos formatos de arquivos como gif, jpg, png, xpm, tiff, tga, mpeg, ps, pdf, pcx, bmp e outros.

O software desenvolvido por Peter Mattis e Spencer Kimball está atualmente na versão 1.2.3 com versões para Linux, Windows e Mac OS X.

POV-Ray

O Persistence of Vision Raytracer, POV-Ray, é um software para a criação de imagens utilizando uma técnica de renderização chamada ray-tracing. A ray-tracing não é um processo muito rápido, porém, permite a criação de imagens de alta qualidade com efeitos bastante reais de reflexão, sombra, perspectiva e outros.

O POV-Ray lê um arquivo texto que contém a descrição dos objetos e iluminação de uma cena e gera uma imagem desta cena de acordo com o ponto de vista da câmera, também detalhado neste arquivo texto. Para colocar uma esfera amarela em uma cena com fundo vermelho, por exemplo, o arquivo teria estas linhas:

#include ~Scolors.inc~T
background { color Red }
camera {
location <0, 2, -3>
look_at <0, 1, 2>
}
sphere {
<0, 1, 2>, 2
texture {
pigment { color Yellow }
}
}
light_source { <2, 4, -3> color White}

Claro que os comandos podem variar de acordo com as coordenadas da luz, da esfera ou da posição da câmera, por exemplo.

Existem algumas interfaces gráficas para o software que podem facilitar a criação das imagens, como, por exemplo, o TrueVision (para Gnome) e o KPovModeler (para KDE).

ImageMagick

O ImageMagick é uma coleção de ferramentas e bibliotecas que permitem visualizar, converter e manipular imagens em mais de 80 formatos. Os populares TIFF, GIF, PNG, PDF, PhotoCD e JPEG estão entre os formatos suportados.

Para manipular as imagens, o ImageMagick fornece alguns filtros especiais e possibilidade de redimensionar, girar, reduzir cores e aumentar a nitidez das imagens, entre outros.

Os utilitários oferecidos pelo ImageMagick são: ~U animate: anima uma seqüência de imagens; ~U composite: junta duas ou mais imagens em uma; ~U conjure: processa um script feito com a MSL (Magick Scripting Language); ~U convert: converte uma imagem ou uma seqüência delas para outro formato; ~U display: exibe uma imagem em um ambiente de trabalho rodando X; ~U identify: descreve o formato e características de um arquivo de imagem; ~U import: captura uma janela ou toda a tela de um ambiente X e salva em um arquivo; ~U mogrify: transforma uma imagem ou uma seqüência de imagens. Esta ~Stransformação~T inclui efeitos de redução de cores, escalonamento, rotação, entre outros; ~U montage: baseado em duas ou mais imagens, o montage cria uma nova imagem com elas lado-a-lado. Várias linguagens e ambientes de programação e scripting podem acessar os recursos do ImageMagick para auxiliar o desenvolvedor. Entre estes ambientes e linguagens está o C, C++, Perl, Python, Java, ColdFusion, PtcMagick, Apple Script e outros. A maioria das ferramentas que constituem o ImageMagick podem ser executadas a partir do modo texto. Gráficos Vetoriais Para aqueles que precisam criar imagens vetoriais, o Linux oferece duas ferramentas que devem ser conhecidas. O Sketch e o Sodipodi. O Sketch é um Software Livre, desenvolvido com a linguagem interpretada Python. Entre as características suportadas pelo software estão o preenchimento com gradientes, curvas Bézier, conversão de texto para curvas bézier, leitura de arquivos SVG (Scalable Vector Graphics) e a possibilidade de ler e salvar as imagens no formato eps. Todos os objetos, incluindo imagens e textos, podem ser girados e escalonados. Entre os planos para as futuras versões do Sketch está o porte para o Toolkit gráfico GTK, melhor suporte para texto e uma interface para trabalhar com múltiplos documentos. Já o Sodipodi lê e grava arquivos no formato SVG (Scalable Vector Graphics), um padrão mantido pelo consórcio W3C, e também permite exportação para o formato PNG. O Sodipodi oferece algumas ferramentas como retângulos, elipses, textos, imagens bitmaps e curvas desenhadas à mão livre. Tantos as imagens vetoriais quanto os objetos bitmaps podem ter efeitos de transparência. Os objetos também podem ser girados, escalonados e modificados. Há a possibilidade de trabalhar com vários arquivos abertos ao mesmo tempo. Se você trabalha com algum destes softwares, pode colaborar com diversos projetos Open Source, como, por exemplo, os gerenciadores de janelas KDE e GNOME, fazendo ícones, Splash Screens, temas e logos. Tux Paint Os jovens artistas também podem se beneficiar com o Linux para começar a desenvolver seus trabalhos. Por ser um software de desenho voltado para crianças, o Tux Paint possui uma interface simples, tamanho fixo de tela e, para prender a atenção dos pequenos usuários, o software também oferece suporte a som e animação em diálogos na sua interface. Além do já esperado pincel e uma paleta de cores, o programa também traz outras ferramentas, como o carimbo, que permite o uso de algumas formas prontas, como pingüins, números e sinais matemáticos para a criança colar na gravura. Formas básicas como quadrados, retângulos, círculos e pentágonos estão disponíveis na ferramenta Shapes e podem ser giradas antes de serem realmente inseridas na imagem. Efeitos especiais também podem ser adicionados à imagem, como, por exemplo, efeitos de blocos, giz, fading, blur, mirror e flip. Estes efeitos são acessados a partir do botão Magic. Existe também uma ferramenta para fazer linhas retas, sendo possível, assim como no caso do pincel, escolher como será o formato da linha. Como um dos fortes do Linux é a segurança, com este software não poderia ser diferente. Imagine o estrago que seu filho de 6 ou 7 anos poderia fazer tendo acesso aos seus arquivos na caixa de diálogo para abrir/salvar arquivos. Pensando nisso, o Tux Paint trabalha de uma forma diferente com os arquivos gerados. Quando clicado no botão Save, nenhuma caixa de diálogo é aberta para ser indicado o nome ou local de gravação do arquivo. Na hora de abrir o arquivo, a criança vê apenas o thumbnail das imagens salvas, não tendo acesso aos outros arquivos do diretório ou sistema. Além de mais seguro, isto pode ser uma facilidade a mais para a criança trabalhar com o software. Para saber mais: O Gimp - www.gimp.org TuxPaint - www.newbreedsoftware.com/tuxpaint/ POV-Ray - www.povray.org/ ImageMagick - www.imagemagick.org/ Sodipodi - sodipodi.sourceforge.net/ Sketch - sketch.sourceforge.net/ LinuxArtist - www.linuxartist.org/ Pode-se utilizar várias linguagens para acessar os recursos do Image Magick. Entre elas estão: C, C++ e Python Legendas: Gimp em ação Exemplo de imagem criada com o POV-Ray Imagem Magick Sodipodi executado no WindowMaker Sketch Tuxpaint Felipe Arruda - felipe@RevistaDoLinux.com.br Felipe Arruda - felipe@RevistaDoLinux.com.br PERL POEMS Uma outra atividade em que alguns linuxers gostam de expressar seus sentimentos e criatividade é a poesia. E para escrevê-las, alguns não utilizam um idioma, mas sim uma linguagem de programação: Perl. O Perl Poetry Contest é um concurso para poesias escritas em Perl. O concurso tem algumas regras de julgamento, entre elas, além de possuir uma estrutura poética, o código escrito deve executar no mínimo sob o Perl 5.005 ou 5.6, e, se o código executar sem problemas com o parâmetro -w do interpretador Perl, o autor ganha mais alguns pontos. O vencedor do concurso de 2001 foi Steve Jenkins, que portou ~SThe Doom of Noldor / The Prophecy of the North~T de um livro de J.R.R. Tolkien para a linguagem de programação. Confira como ficou a poesia: #!/usr/bin/perl # # The Doom of the Noldor / The Prophecy of the North # J. R. R. Tolkien - Quenta Silmarillion # # Tears unnumbered ye shall shed; # and the Valar will fence Valinor against you, # and shut you out, # so that not even the echo of your lamentation # shall pass over the mountains. # # On the House of Feanor the wrath of the Valar lieth # from the West unto the uttermost East, # and upon all that will follow them # it shall be laid also. # $_ = 'The Doom of the Noldor' or 'The Prophecy of the North'; while( /Doom/ ) { shed(' tears '); Valar: do { $Valinor{'fence'}++ and $shut_out; } until not( $echo_of_lamentation > $mountains ); for( $West..$uttermost_East ) { map{$_ = $Valar{'wrath'}} (@House_of_Feanor, @followers); } } sub shed{print shift} Para Saber Mais TPJ Magazine - www.samag.com/documents/s=1337/sam05050005/ The 2nd Perl Poetry Contest - perlguy.com/contest.html Programmers Ponder Perl Poetry - www.mad.scientist.org/arts/perlpoetry.html


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