Revista Do Linux
 
  
  
   

EDIÇÃO DO MÊS
  Para assinantes

  CD do Mês
  Capa
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Desenvolvimento
  Programação
  Internacional
  Distro
assinantes
 

Você conhece estas distros?

Neste artigo, mais duas distros pouco conhecidas. Desta vez, uma para usuários iniciantes e outra para os mais avançados

Icepack Linux

A Icepack Linux é uma distribuição Linux independente que tem como objetivo oferecer um ambiente de trabalho pré-configurado, fácil de usar e com as últimas versões estáveis das maiores aplicações para Linux existentes. A distribuição é composta de dois CDs com aplicativos, um CD com jogos, um CD com documentação e dois CDs (opcionais) com o código-fonte dos pacotes. Também acompanham a compra da distro o suporte ao sistema e adesivos da Icepack Linux.

O processo de instalação é feito utilizando um instalador gráfico com suporte aos idiomas inglês e alemão. Alguns gerenciadores também estão inclusos na distribuição. Entre eles, temos um gerenciador de boot (The icepack boot manager), que pode ser utilizado em máquinas com mais de um sistema operacional instalado, um gerenciador para configuração de periféricos e redes (The icepack config manager) e outro para cuidar dos logins (The icepack login manager), que possibilita escolher um ícone para representar o usuário, definir um papel de parede para a área de trabalho e o gerenciador de janelas que deverá ser utilizado.

Até o fechamento desta edição, o Icepack Linux trazia a versão 2.4.18 do kernel, o KDE 3.0.1, XFree86 4.2.0 e o Gnome 1.4.1. No CD de jogos, títulos como PARSEC (Combate espacial 3D), Crystal Space (um engine 3D escrito em C++), Defendguin, um clone do clássico Defender, com a diferença que, no lugar de humanóides, você resgata pingüins (já no lugar dos UFOs você encontra... bem, é melhor você mesmo conferir) e Tux: A Quest for Herring, um jogo 3D Open Source, onde o nosso conhecido pingüim Tux enfrenta alguns perigos para trazer arenques de volta à comunidade dos pingüins.

ROCK Linux

Antes de ser considerada uma distribuição Linux, a ROCK Linux é um kit para construção de sua própria distro, assim como o Gentoo Linux. Você pode facilmente configurar sua distro, baixar os pacotes e compilá-los. Entre as opções de configuração estão:

• Seleção de pacotes: selecione os pacotes que serão utilizados pela sua distribuição. Os pacotes que não forem selecionados não serão compilados.

• Compilador e otimização: pode-se escolher o compilador (gcc2 é o default) e as opções de otimização para compilar sua distribuição. Isto oferece uma melhor otimização do sistema para o hardware utilizado.

• A dietlibc – versão menor da GNU LibC: pode ser utilizada como a biblioteca C do sistema. Esta biblioteca também é recomendada para uso em sistemas embarcados.

Apesar da maior parte do desenvolvimento do ROCK Linux ser feita em processadores x86, a distribuição também suporta arquiteturas Alpha AXP, PowerPC, Sparc 32X, Sparc 64 e MIPS.

Além da opção de personalizar sua distro, a ROCK Linux pode ser utilizada como uma distribuição Linux normal. São mais de 500 pacotes, que incluem, entre outros softwares, o X11, GNOME e KDE. A instalação padrão (generic) retira algumas ferramentas para configuração de menus, pois, segundo os desenvolvedores da distro, usuários profissionais preferem editar manualmente os arquivos de configuração.

A compilação de todos os pacotes da ROCK Linux pode acabar levando muito tempo, pensando nisso, a distribuição também oferece o suporte para que a compilação seja realizada em um cluster de estações de trabalho.

Para saber mais:
Icepack Linux - www.icepack-linux.com
Rock Linux - www.rocklinux.com


Felipe Arruda - felipe@RevistaDoLinux.com.br

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux