Revista Do Linux
 
  
  
   

EDIÇÃO DO MÊS
  Para assinantes

  CD do Mês
  Capa
  Entrevista
  Estudo de Caso
  Desenvolvimento
  Programação
  Internacional
  Distro
assinantes
 

Digitalize seus discos e fitas

O Gramofile é a ferramenta que faltava para você aposentar de vez as vitrolinhas e gravadores cassete

Sempre temos em casa alguns discos de vinil, aqueles bolachões pretos, ou alguma fita K-7 com músicas das quais gostamos muito, e que são difíceis, senão raras, de serem encontradas em CD ou até mesmo em MP3 na Internet.

Contudo, há ferramentas livres que tornam a digitalização desse material acessível a qualquer um que tenha um aparelho de som, placa de som e gravador de CDs. Uma delas é o Gramofile, sobre o qual falo neste artigo.

Após baixar o pacote gramofile-1.6.tar.gz, descompacte e compile o código fonte com os comandos:

tar -zxvf gramofile-1.6.tar.gz
cd gramofile-1.6
make

Para facilitar a vida de quem não gosta de compilar programas, um pacote RPM com o Gramofile já compilado, para o Conectiva Linux, está disponível em www.martinsmc.hpg.com.br/gramofile-1.6-1cl.i386.rpm e no diretório software/Gramofile no CD desta edição

Com o programa instalado, conecte seu aparelho de som na entrada LINE IN (ou MIC) de sua placa de som, e inicie o Gramofile. Em um terminal digite: gramofile

Apesar de não ter apelos gráficos, o programa é bem simples de ser operado. Para navegar entre as opções do menu, use a tecla TAB, para seleção, use a Barra de Espaço e para confirmar uma escolha, use a tecla ENTER. Após a tela inicial de créditos, surge um menu de opções, como o da figura 1.

O primeiro passo é gravar o áudio do LP no micro. Para isso, acione a primeira opção: Record audio to a sound file. Em seguida, indique o nome do arquivo a ser gravado, vá até o item Start recording. Agora, coloque seu LP para tocar e selecione Start. Pronto, o Gramofile vai gerar um arquivo WAV do disco.

A grande vantagem do Gramofile é que podemos deixar todo o disco tocar sem nos preocuparmos com a separação das faixas, já que o programa tem um recurso que detecta o intervalo de silêncio entre elas e, posteriormente, faz automaticamente a divisão do arquivo WAV em arquivos menores, um para cada faixa. Para isso, após o término da gravação do áudio, escolha a opção 3: Locate tracks, selecione o arquivo WAV contendo todas as faixas do LP e escolha a opção Next Screen. Nesta tela, entre outras opções, você pode especificar o tempo de intervalo entre as músicas. A configuração padrão é suficiente para a maioria dos casos.

Após o processo, o programa exibe quantas faixas foram detectadas. O próximo passo, é separar as faixas e aplicar alguns filtros que retiram o chiado comum nos LPs. Combinando os filtros podemos colocar alguns efeitos, ou mesmo melhorar a qualidade da gravação. Mas os filtros não são mágicos, limpar seu LP (você pode lavá-lo com detergente neutro e um pano macio) antes de gravar o som ajuda muito.

Para usar os filtros, escolha a opção 4, Process the audio signal, e informe qual o arquivo WAV de origem e, em seguida, escolha os filtros que mais lhe agradem. Como um exemplo simples, escolhi as opções: Double Median Filter e Experimenting Filter. Marque também a opção Split tracks, para que o programa separe cada faixa detectada em Locate Tracks em um arquivo WAV diferente.

A próxima tela pedirá para que seja informado o arquivo de destino. Escolha um, ou aceite a sugestão oferecida, e pressione Next Screen. Pronto. O programa irá separar as músicas e aplicar os filtros que podem melhorar a qualidade do som capturado.

Após o término deste processo, temos vários arquivos .WAV que contém as músicas de nosso LP. Agora podemos fazer duas coisas: converter em MP3 ou, se tivermos um gravador de CDs, gerar um CD de áudio com essas músicas.

Gerando CDs de áudio

Para gerar um cd de áudio com as músicas gravadas, utilizaremos o programa cdrecord. A maioria das distros atuais traz este programa já instalado e deixa seu sistema pré-configurado para a gravação de CDs. Antes de tudo, verifique se suas músicas vão caber no disco. Em um CD comum, de 650 MB, podemos colocar até 740 MB de arquivos WAV, totalizando 74 minutos de áudio (10 MB por minuto, em WAV, Estéreo, 44100 Khz). Um jeito fácil é rodar o utilitário du no diretório onde estão os arquivos .WAV

du -h

Tendo a certeza de que há espaço suficiente, grave o CD com o seguinte comando:

cdrecord -pad -v dev=0,0,0 -audio *.wav

Onde as opções são:

• -pad: Esta opção é estritamente necessária para gravar CDs de áudio com o cdrecord. Ela alinha o tamanho do arquivo com o final dos setores no disco.

• -v: Verbose, ou seja, mostra na tela o que está sendo executado.

• -dev-0,0,0: É o dispositivo SCSI onde está seu gravador de CDs, para saber qual é o dispositivo correto em seu sistema, digite: cdrecord -scanbus e procure pelo nome de seu gravador na lista.

• -audio: Indica que será gerado um CD de áudio, com todos os arquivos WAV do diretório. (*.wav)

Gerando MP3

Caso prefira gerar arquivos MP3 de suas músicas, basta utilizar seu encoder favorito. Em nosso exemplo, usaremos o BladeEnc, disponível para download em bladeenc.mp3.no. O programa aceita vários parâmetros para conversão, mas o jeito mais simples de fazê-la é simplesmente digitar:

bladeenc *.wav

E aguardar. Como vocês puderam ver, com alguns softwares Open Source e um pouquinho de trabalho, fomos capazes de digitalizar um velho LP, gravando-o em um CD que podemos ouvir em casa, no carro ou no trabalho. Não se trata de um trabalho profissional de digitalização, que exigiria equipamento caro e especializado, mas para uso doméstico é mais do que suficiente. Divirta-se com as suas músicas favoritas!

Material necessário

• Um aparelho de som que toque discos de vinil.

• Um micro que tenha placa de som, e um gravador de cd para gerar o cd de áudio.

• Uma distribuição Linux instalada.

• E o programa Gramofile, que pode ser baixado em: panic.et.tudelft.nl/~costar/gramofile/.

Para saber mais:
Gramofile - panic.et.tudelft.nl/~costar/gramofile
CDRecord - www.fokus.gmd.de/research/cc/glone/employees/joerg.schilling/private/cdrecord.html
Blade Enc - bladeenc.mp3.no
Ogg Vorbis, uma alternativa livre ao MP3 - www.xiph.org/ogg
X-CD-Roast - www.xcdroast.org


Marcelo Martins - martinsmc@ieg.com.br

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux