Tutorial Anti-Vírus
Livre-se dos vírus
Vírus de e-mail são uma das piores ameaças da informática na atualidade e podem facilmente parar uma empresa ou espalhar seus documentos confidenciais por toda a Internet. Veja como uma combinação de softwares Open Source pode ajudá-lo a resolver o problema
Ninguém discute a superioridade do Linux nos servidores, principalmente nos serviços de Internet. Mas nas estações de trabalho de nossos usuários, temos de conviver com outros sistemas operacionais, como o Windows, que apresentam um alto grau de vulnerabilidade a vírus, principalmente vírus de e-mail.
Como administradores de sistema, temos a obrigação de garantir a produtividade de nossos usuários. Não podemos deixá-los parados, às vezes por horas a fio, enquanto executamos um anti-vírus local para livrar sua máquina de uma infecção.
Neste artigo, mostramos uma forma simples de implementar um sistema de detecção de vírus no servidor de e-mail Postfix, garantindo, assim, tranqüilidade e segurança aos nossos usuários no envio e recebimento de mensagens.
A primeira coisa a fazer é instalar e configurar corretamente o servidor de e-mail, em nosso caso, o Postfix. Caso tenha dúvidas ou não saiba como fazê-lo, siga o tutorial disponível na seção Perguntas e Respostas da área de suporte do site da Conectiva, em www.conectiva.com.br/suporte/pr/servidores.postfix.html.
Agora iremos instalar o AMaViS, cuja função é receber as mensagens do servidor e repassá-las ao software anti-vírus. O AMaViS é escrito em Perl, portanto você precisará instalar em seu sistema o interpretador Perl e alguns de seus módulos, além de alguns utilitários que fazem parte da maioria das distribuições Linux. Baixe o AMaViS em www.AMaViS.org e descompacte o pacote com o comando tar -zxvf amavis-perl-11.tgz. Um diretório chamado amavis-perl-11 será criado.
Verifique se o seu sistema possui os seguintes aplicativos instalados:
• file
• arc
• bunzip2
• lha (Versão 1.14g ou posterior)
• unarj
• uncompress
• unrar
• zoo
Veja também se seu sistema possui os seguintes módulos Perl:
• Unix::Syslog
• Convert::UUlib
• Convert::TNEF
• Compress::Zlib
• Archive::Tar
• Archive::Zip
• MailTools-1.15.tar.gz
• MIME::Tools
• Bundle::libnet
Se algum módulo estiver faltando instale-o, usando a CPAN para facilitar as coisas. Por exemplo: perl -MCPAN -e 'install Unix::Syslog'. Se preferir, você pode também usar os pacotes RPM de sua distribuição ou procurar por pacotes RPM compatíveis, em sites como o www.rpmfind.net.
Com todas as dependências instaladas, é hora de configurar o AMaViS. Iremos fazer com que ele analise tanto os e-mails recebidos como os enviados por seus usuários.
Crie um usuário para o AMaViS (com o comando adduser vscan) , e no diretório onde o programa foi descompactado (amavis-perl-11), digite:
# ./configure —enable-smtp —enable-postfix —with-amavis-user=vscan
Ao final do processo, você deverá ver um resumo do que será feito, como no quadro 1.
Caso o script configure acuse algum erro, verifique novamente se você tem todos os módulos Perl e utilitários necessários, bem como as bibliotecas de desenvolvimento, instaladas em seu sistema.
Agora, inicie a compilação do AMaViS com o comando make e instale-o com o comando make install.
Pronto, o AMaViS está instalado em /usr/sbin/amavis. Se quiser, edite o arquivo para traduzir as mensagens do programa para o português. Assim, quando o usuário receber um alerta indicando uma mensagem contaminada, saberá do que se trata.
Aproveite e configure também qual anti-vírus o AMaViS irá utilizar. Não trataremos do anti-vírus em si neste artigo, pois o AMaViS pode lidar com vários deles, cada um com suas próprias configurações e modo de funcionamento. Para testes, utilizei o OpenAntivirus (www.openantivirus.org), um projeto Open Source que parece promissor. Mas você pode usar o anti-vírus que quiser, desde que rode em Linux.
A edição do arquivo do AMaViS é fácil, mas você deve ter cuidado: se alterar uma linha do código, tudo pára de funcionar, e seu servidor não vai mais enviar nem receber e-mails. Por segurança, faça uma cópia do arquivo (cp /usr/sbin/amavis /usr/sbin/amavis.bk) antes de realizar qualquer modificação.
Agora, vamos configurar o Postfix para trabalhar em conjunto com o AMaViS. Edite o arquivo /etc/postfix/main.cf e adicione a seguinte linha ao final do arquivo:
content_filter = vscan
Agora, edite o arquivo /etc/postfix/master.cf e adicione as linhas conforme quadro 2.
Agora, reinicie o serviço Postfix e pronto, seu servidor de e-mail irá repassar todas as mensagens ao AMaViS, que, por sua vez, irá verificá-las com o anti-vírus que você escolheu.
Para testar se tudo está funcionando, você pode utilizar o eicar.com, um arquivo inofensivo, mas que simula a assinatura de um vírus real. Ele pode ser baixado no site www.eicar.org/anti_virus_test_file.htm.
Note que uma mensagem infectada não é entregue ao usuário. Em seu lugar, ele recebe um aviso dizendo que a mensagem original continha um vírus, e quem o enviou. O remetente da mensagem recebe outro aviso dizendo que seu sistema pode estar infectado e deve ser verificado.
Sem muita complicação, usando software Open Source, conseguimos implantar uma solução antivírus que certamente lhe trará menos dores de cabeça, mais segurança aos seus usuários e maior produtividade à sua empresa. Para resultados ainda melhores, siga estas recomendações finais:
• Mantenha seu software antivírus sempre atualizado para evitar surpresas, geralmente desagradáveis. Um software antivírus desatualizado é o mesmo que nada.
• O AMaViS funciona bem, mas exige muito em termos de recursos do seu servidor, principalmente se a mensagem contiver arquivos anexos compactados. Faça alguns testes antes de implantar a solução e dimensione corretamente seu hardware, ou você pode ter problemas.
• Evite o uso do Microsoft Outlook Express. Seu histórico de vulnerabilidades já provou que ele é um excelente meio para disseminação de vírus. Há várias alternativas no mercado, tanto comerciais quanto Open Source, como o Eudora ou o Mozilla Mail.
Quadro 1
** Configuration summary for amavis perl-11 2002-10-07:
Install amavis as: /usr/sbin/amavis
Configured for use with: postfix
Relay configuration: no
Enable SMTP: yes
Use SMTP port: 10025
Use virus scanner(s): McAfee Virusscan
Scanner runs as: vscan
Logging to syslog: yes
Quarantine directory: /var/virusmails
Max. recursion depth: 20
Add X-Virus-Scanned header: yes
Display AMaViS credits: no
Warn sender: yes
Reports sent to: virusalert
Reports sent by: postmaster
To accept the above, type “make”
Quadro 2
#amavis
vscan unix - n n - 10 pipe user=vscan argv=/usr/sbin/amavis ${sender} ${recipient}
localhost:10025 inet n - n - - smtpd -o content_filter=
para saber mais:
Postfix - www.postfix.com.br
Amavis - www.amavis.org
OpenAntivirus - www.openantivirus.org
Eicar - www.eicar.org
Marcelo Martins - martinsmc@ieg.com.br