Download do CMS Axe - versão 0.93, de junho de 2013

Atenção: esta não é a versão atual. Visite: Axe 0.98a.2 - Download e instruções de uso.

O texto abaixo fica preservado para propósito de histórico.

A versão atual do gerenciador de conteúdo estático Axe é a 0.93, disponibilizada em 16.06.2013. Saiba mais: o que é o Axe.

Atenção: trata-se de versão Alfa, e seu público-alvo são os desenvolvedores interessados em testá-lo. Após um período de testes alfa, previsto para durar 3 semanas, o Axe deve entrar em versão beta, já voltada a testes por usuários, e incluindo o script de importação de blogs baseados no WordPress.

Atualmente a instalação exige algum conhecimento de administração de servidores, e intimidade com o terminal e a shell.

Lendo os artigos "Estrutura de diretórios e arquivos do Axe" e "O arquivo de configuração do Axe" você deverá estar apto a instalar e configurar.

O artigo "Comandos básicos do Axe" explica como operá-lo, o "Como nasce um post no Axe: o arquivo de entrada" explica como é criado um post, e em "As variáveis de exibição para usar no seu tema" você descobre como personalizar seu visual.

A documentação sobre o agendamento e priorização de posts e sobre a interface de plugins, que são recursos já existentes no sistema, deve surgir em conjunto com a versão beta, no início de julho.

Atenção: o Axe vem com 2 arquivos .htaccess que, em servidores web com configurações comuns e suporte ao mod_rewrite, impedirão que sites de busca indexem os arquivos de dados do Axe, sem impedir que eles indexem normalmente o conteúdo que você publicar. Se o seu servidor tiver necessidades especiais, configure-os de acordo.

Recomendação expressa e clara: instale esta versão do Axe em um diretório à parte no seu sistema, e não dependa dela para nada antes de testar se ela faz o que você deseja. O Axe foi criado para meu uso pessoal e será um prazer se você também tiver interesse em usá-lo, mas não ofereço nenhum suporte ou garantia.

Dica extra: a primeira linha do arquivo axe/axe.php é #!/usr/bin/php e aponta para a localização do interpretador do PHP nos servidores mais comuns. Se necessário (por exemplo, se você receber o erro "Bad interpreter"), edite-a para apontar para a localização correta do PHP 5.3 ou superior no seu sistema, que o provedor de hospedagem poderá lhe informar. No caso do Dreamhost, por exemplo, ela deve ficar assim: #!/usr/local/bin/php-5.3

O Axe é software livre e open source, sob a licença Apache 2.0.

Download desta versão alfa do Axe: axe-2013-06-16-2353-269348.tar.gz.

Não há suporte, nem serviços. Para relatar problemas, enviar a solução deles ou buscar recorrer à ajuda dos demais usuários, inscreva-se na lista axe-users.