Axe 0.98a.3: atualização, e disponibilização no Github

Em reconhecimento ao interesse causado pela divulgação da adoção do Axe no Vida de Programador, do André Noel (em adição aos meus próprios sites, onde ele já roda desde 2013), e em especial como resposta aos comentários dos leitores no post em que referenciei esse assunto no BR-Linux, coloquei no ar uma versão nova do Axe.

A versão atual do gerenciador de conteúdo estático Axe passa a ser a 0.98a.3, o terceiro alfa público do gerenciador de conteúdo Axe, criado para uso no BR-Linux.org, BR-Mac.org e Efetividade.net (e disponível a outros interessados aventureiros). Saiba mais: o que é o Axe.

Atenção: trata-se de versão Alfa, e seu público-alvo são os desenvolvedores interessados em testá-lo. Após um novo período de testes alfa, previsto para durar 3 semanas, o Axe deve entrar em versão beta, já voltada a testes por usuários, e aí incluindo o script de importação de blogs baseados no WordPress, que talvez precise passar também por um período de testes antes de ser considerado estável (mas já foi usado para importar meus 3 blogs).

Atualmente a instalação exige algum conhecimento de administração de servidores, e intimidade com o terminal e a shell. Não há previsão de que isso mude no futuro.

Instruções básicas

Lendo os artigos "Estrutura de diretórios e arquivos do Axe" e "O arquivo de configuração do Axe" você deverá estar apto a instalar e configurar. Todas as instruções pressupõem que você sabe operar o seu servidor web e mantê-lo seguro.

O artigo "Comandos básicos do Axe" explica como operá-lo, o "Como nasce um post no Axe: o arquivo de entrada" explica como é criado (e atualizado) um post, e em "As variáveis de exibição para usar no seu tema" você descobre como personalizar o visual do seu blog, modificando seu tema ou criando outro.

Usuários avançados e desenvolvedores terão interesse também nos artigos sobre agendamento de posts e sobre criação de plugins para o Axe.

Atenção: o Axe vem com 2 arquivos .htaccess que, em servidores web com configurações comuns e suporte ao mod_rewrite, impedirão que sites de busca indexem os arquivos de dados do Axe, sem impedir que eles indexem normalmente o conteúdo que você publicar. Se o seu servidor tiver necessidades especiais, configure-os de acordo.

Recomendação expressa e clara: instale esta versão do Axe em um diretório à parte no seu sistema, e não dependa dela para nada antes de testar se ela faz o que você deseja. O Axe foi criado para meu uso pessoal e será um prazer se você também tiver interesse em usá-lo e conseguir fazê-lo, mas não ofereço nenhum suporte ou garantia.

Dica extra: a primeira linha do arquivo axe/axe.php é #!/usr/bin/php e aponta para a localização do interpretador do PHP nos servidores mais comuns. Se necessário (por exemplo, se você receber o erro "Bad interpreter"), edite-a para apontar para a localização correta do PHP 5.3 ou superior no seu sistema, que o provedor de hospedagem poderá lhe informar.

O Axe é software livre e open source, sob a licença Apache 2.0.

Download desta versão alfa do Axe: Axe 0.98a.3.

Se você estiver fazendo upgrade, simplesmente faça um backup e depois sobreponha a versão anterior. Note que o seu arquivo axe_config.php não será sobreposto, pois ele não é incluído no pacote. Se você estiver usando o tema default (panzer3), os arquivos dele serão sobrepostos!

Não há suporte, nem serviços, e especialmente não há nenhuma garantia. Para relatar problemas, enviar a solução deles ou buscar recorrer à ajuda dos demais usuários, inscreva-se na lista axe-users (baixo tráfego, usualmente).

Mudanças da versão 0.98a.3

O Axe 0.98a.3 inclui todas as melhorias já listadas no anúncio do Axe 0.98a.2, e mais as seguintes, incluídas em 2014:

  • Novo recurso de quadro de links para os posts mais recentes, referenciado no template como %%QUADRORECENTES%% (arquivo recentes.html, funções setquadrorecentes(), grava_postsrecentes())
  • Melhoria na formatação das notas de rodapé
  • Correção na definição do %%POSTICON%% em templates de índices
  • O título da página de um post passou a ser simplesmente o título do post, sem adicionar o nome do blog como sufixo.
  • Correção na criação de arquivo com cópia editável do fonte de um post.
  • Correção para permitir que o usuário defina que o número de posts do feed RSS seja diferente do número de posts do index.

Repositório no Github

O Axe agora tem um repositório no Github, para facilitar eventual compartilhamento de código e contribuições de interessados. Mas, se quiser a minha participação no processo, combine antes ;-)

A distribuição oficial do Axe continua a ser o arquivo .tar.gz do link acima, e não o repositório.