Revista Do Linux  
EDIÇÃO DO MÊS
  Atualidades
  Banco de Dados
  CAPA
  Gestão
  Grupos de Usuários
  Gráficos
  Jogos
  Mercado
  Mundo Corporativo
  Opinião
  Plugue-se
  Ponto de Vista
  Primeiros Passos
  Rede

Ferramentas Office

O lançamento do StarOffice 5.1 em português vai atrair para o Linux muita gente que usa intensamente a informática, mas não tem interesse ou tempo de aprender novos programas

Sandro Henrique

Não é segredo que as ferramentas office são as principais responsáveis pela fidelidade dos usuários de computador, uma vez que elas definem os formatos e os padrões dos trabalhos. Assim, entre as principais características apresentadas pela suíte StarOffice 5.1, merece destaque sua grande semelhança com outros produtos office disponíveis no mercado. Com o StarOffice, que foi desenvolvido propositalmente dessa forma, o usuário pode aderir ao Linux, por exemplo, e mudar as ferramentas usuais, sem traumas, sem precisar recorrer a novo aprendizado.

A suíte StarOffice 5.1 é um produto comercial desenvolvido pela empresa alemã Star Division (www.stardiv.com), recentemente adquirida pela Sun Microsystems. Disponível em diversas plataformas, como Linux, Java, Windows e OS/2, o Star Office 5.1, já pode ser encontrado em diversas línguas.

Por estar em português de Portugal, a suíte StarOffice 5.1 contém algumas expressões que, a princípio, podem soar um pouco estranhas. Por exemplo, traz ficheiro em lugar de arquivo, rato em vez de mouse, ecrã em vez de tela e hiperligação em vez de link. Mas nada que em pouco tempo de uso não esteja assimilado.

Após instalado, e caso se tenha optado pelos padrões do StarOffice, o sistema estará no diretório /opt/Office51, e o executável principal estará localizado em /opt/Office51/bin/soffice. Ao se executar este comando, será automaticamente carregada a área de Trabalho do StarOffice.

Na área de Trabalho existem três barras de ferramentas que podem ser configuradas como visíveis através da Barra de Menus, onde cada uma atende a um conjunto específico de funções. E, para desativar a visualização, deve-se clicar Ver -> Barra de Ferramentas.

São elas:

  • Barra de Funções (em cor verde): traz as funções básicas como nome de documento, navegação web, abrir documentos, salvar, imprimir, etc. É um misto de objetos de navegação Internet com funções de aplicativos tradicionais.

  • Barra de Endereços(em cor vermelha): a janela da esquerda mostra o conteúdo da área selecionada e a janela da direita apresenta o endereço para o qual a área selecionada aponta.

  • Barra de Objetos (em cor amarela): mostra diversos ícones, variáveis de acordo com o aplicativo que se utilize ou com a funcionalidade ou contexto em que o usuário se encontre. Pode mudar ao se editar uma planilha, uma apresentação, uma tabela, uma lista. Ao apresentar uma seta na extremidade direita permite a "rolagem" horizontal dos ícones.

Explorer e Beamer

A área de Trabalho pode ser dividida em outras áreas menores, tendo cada uma funções específicas:

  • Explorer: na área esquerda da tela, abaixo. Funciona como uma série de pastas com atribuições específicas, customizáveis pelo usuário. Os formatos predefinidos permitem a organização de correio eletrônico, agenda, sites preferidos (bookmarks), etc.

  • Beamer: localizador de diretórios que permite diversas visões dos arquivos (ícones, texto, etc.), assim como a navegação através da estrutura de diretórios.

Para ativar a visualização destas funcionalidades, deve-se selecionar Ver -> Explorer e Ver -> Beamer.

Configurações

As mais diversas configurações podem ser realizadas pelos usuários através de menus predefinidos no sistema. Itens como menus, teclados, barras de ferramentas e ações podem ser totalmente personalizados através de janelas. Para ativar esta funcionalidade é necessário selecionar Ferramentas -> Configurar.

Outras customizações, como a personalização da área de Trabalho, podem ser realizadas em cada aplicativo, através da opção Ferramentas -> Opções.

Sistema de Ajuda

A partir de qualquer tela é possível acessar um sistema de auxílio sensível ao contexto, que se encontra ainda na língua inglesa. Para acessá-lo, basta clicar em Ajuda, na Barra de Funções. Imediatamente será aberta uma janela com uma descrição do local onde se encontra o usuário. A seguir é possível fazer uma leitura linear ou executar uma pesquisa. Na tela subseqüente é apresentada a seleção de Localizar. Neste caso, o sistema pesquisará, em uma base de dados, a expressão procurada e mostrará uma lista de tópicos que tenham coincidência com o valor informado.

Piloto Automático

O StarOffice possui um sistema de auxílio ao desenvolvimento dos mais diversos documentos, de extrema utilidade para o usuário menos experiente ou para aquele que necessita executar uma atividade com rapidez. Para ativar o Piloto Automático deve-se selecionar Ficheiro -> Autopiloto -> Tipo de Documento Desejado. Através dele é possível gerar documentos integrados com o Livro de Endereços e com Bancos de Dados.

Outra forma rápida de criar documentos é a utilização do caminho Ficheiro -> Novo -> A Partir de Modelo ou simplesmente o uso das teclas Control+n. Esta funcionalidade exibe dezenas de modelos de documentos, como textos, cartas, planilhas, apresentações, entre outros, que podem ser utilizados como base no desenvolvimento de novas tarefas.

O Piloto Automático suporta os seguintes tipos de documentos: cartas, fax, memorandos, agenda, documentos e convocações internas, documentos HTML, para visualização via navegador; mensagens para correio eletrônico; framesets, que são documentos HTML com propriedades de uso parcial da área da tela, documento mestre, que define a forma da divisão da tela em framesets; base de dados, capaz de criar tabelas, formulários, consultas e relatórios em bases de dados; diagramas para criação de gráficos; fórmula, para criação de ../imagens contendo caracteres especiais usados em fórmulas matemáticas; imagem, para tratamento em modo bitmap.

Neste último caso de documento, existe a opção Ficheiro -> Novo -> Desenho que permite a criação de ../imagens vetoriais.

Importação Microsoft

O StarOffice disponibiliza um sistema de conversão automática de todos os arquivos do Microsoft Word, Excel ou Powerpoint para seus formatos, de uma única vez.

Para ativar o Conversor Automático deve-se selecionar Ficheiro -> Autopiloto -> Importação Microsoft. Todos os arquivos originais, modelos ou documentos serão mantidos no formato original, sendo os documentos convertidos depositados conforme especificado na janela Atalho dos documentos StarWriter exportados.

Configuração de Impressora

A configuração da impressora no StarOffice é feita de maneira independente da realizada no sistema operacional. Assim, para poder configurar esses periféricos, é necessário selecionar Configuração de Impressora na área de Trabalho inicial. Feita esta opção, surge uma imagem em que é preciso selecionar o modelo da impressora, assim como diversos de seus atributos. Itens como orientação e tipo do papel, densidade de impressão, além de configurações mais avançadas, podem ser escolhidos através desta função.

Configuração de Internet

O StarOffice traz o conceito de Internet embutido no seu ambiente natural. Assim, ao se incluir uma URL qualquer no campo presente na Barra de Hiperligações, imediatamente a página Web será mostrada na área de Trabalho.

Para configurar o StarOffice como navegador, leitor de correio eletrônico e de notícias, deve-se selecionar Ficheiro -> Autopiloto -> Configuração Internet. Na janela que se abre em seguida, será possível configurar todos estes elementos de forma intuitiva. Esta ferramenta permite que o StarOffice atue de forma integrada com documentos provenientes da Internet.

Livro de Endereços

O StarOffice dispõe de uma agenda ou livro de endereços que pode ser utilizado integrado a outros aplicativos da suíte. Por exemplo, na hora de fazer um memorando com cópias para todas as pessoas de um departamento, a interação entre o editor de textos Star Writer e o livro de endereços permitirá a execução da tarefa de forma muito simples.

Para criar um endereço no livro deve-se selecionar Editar -> Livro de Endereços, quando então será aberta uma janela. E no rodapé da tela constará a funcionalidade de pesquisa, inserção, eliminação de novos registros, etc.

Agenda de Compromissos

Ativada através do ícone Compromissos, localizado na área de Trabalho, permite várias alternativas de consulta: por data, período, tarefa, etc. A Agenda de Compromissos está bem integrada com a Agenda de Endereços, o que possibilita rápida troca de informações.

Macros

O StarOffice disponibiliza uma linguagem denominada StarBasic, capaz de automatizar tarefas repetitivas, executar tratamento de textos, validar entradas na planilha ou ainda atuar em processos de interação com bases de dados. Trata-se de uma ferramenta extremamente poderosa para automatizar desde tarefas simples, através do sistema de gravação de ações de teclados (botão Gravar), até a inclusão de comandos de tratamento de dados (botão Editar). Para acessar a janela de macros deve-se selecionar Ferramentas -> Macro.

Conclusão

Quem experimentar o StarOffice 5.1 ficará surpreso com a quantidade de recursos que ele oferece e com a facilidade de uso, até porque ele é de fato muito similar ao MS Office, tanto na interface gráfica quanto na funcionalidade. Até a falta de material de referência, que poderia ser um empecilho à sua aceitação, já está sendo resolvida.

 

A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade