Revista Do Linux
 
  
EDIÇÃO DO MÊS
 CD do Mês

Somente para assinantes
 Capa
 Estudo de Caso
 Entrevista
 Corporativo
 Desenvolvimento
 Iniciantes
 Solução
 Desktops
 Compras
 Produto
 

PRODUTO

Banco de Dados
Eles rodam em diferentes plataformas e atendem necessidades de pequenas e médias empresas

PostgreSQL

O PostgreSQL é um banco de dados open source baseado na linguagem SQL (Structured Query Language).

No Brasil, temos disponível um produto que utiliza os recursos da linguagem SQL, chamado dbExperts/PostgreSQL 7.1.2, que roda em plataformas Linux e Windows. A dbExperts (www.dbexperts.com.br) é uma empresa sediada em São Paulo, cuja finalidade é levar a tecnologia de banco de dados relacionais para PMEs (pequenas e médias empresas). A dbExperts também oferece treinamento e consultoria.

De acordo com a distribuidora dbExpress, o PostgreSQL oferece vantagens como menor custo, reaproveitamento do hardware existente, não pagamento de licenças por estação, além de ser multiplataforma e os requisitos de hardware são mínimos, comparável em características e performance ao Oracle. O produto custa R$ 299,00 e dispensa atualização das máquinas em que vai ser rodado, o que contribui para reduzir ainda mais seu custo de implantação.

O manual do produto explica de uma forma muito clara e objetiva como instalar e/ou configurar este banco de dados. A única coisa que ficou devendo na parte de documentação foi o manual em português no CD, já que há uma versão em Inglês.

Existem vários e interessantes aplicativos no CD-ROM. Um deles, chamado de mysql2pgsql, é na verdade um conversor de conteúdo do banco de dados MySQL para o PostgreSQL. Outra aplicação é o phppgadmim, que possibilita ao administrador do banco de dados administrá-lo via browser.

A instalação é muito tranqüila e usual para usuários de Linux. A primeira pode ser feita por meio de script. Há possibilidade de a instalação ser feita mediante pacote RPM. As distribuições Conectiva, Red Hat, SuSE, Mandrake e Turbo Linux são suportadas. Observação: Outras distri-buições como, por exemplo, Slackware e Debian, podem utilizar o produto, con-tanto que instalem e com-pilem o fonte do programa.

D3

O D3 é um sistema de gerenciamento de banco de dados multiusuário e multitarefa, disponível para diversas plataformas, entre elas o Linux. Embora a instalação do D3 seja simples, ela exige a existência de espaço não particionado no disco para uso próprio. Isso pode desagradar alguns administradores menos experientes. O D3 tem uma peculiaridade frente a outros SGBD, disponíveis no fato de que ele usa uma máquina virtual, isto é, ele é um programa rodando sob o Linux simulando uma máquina real com seus próprios recursos (disco, memória, dispositivos, etc.) obtidos do próprio Linux. Cada processo do D3 roda um código virtual utilizando os recursos de uma máquina virtual D3.

A documentação do D3 é extensa e completa cobrindo todo o processo de instalação e configuração do SGBD. Há também um bom capítulo sobre migração de dados de versões antigas do D3, com dicas para facilitar o processo e uma seção de resolução de problemas, sempre bem-vinda pelos marinheiros de primeira viagem. Só se pode reclamar do fato de a documentação só estar presente em inglês.

Outro ponto interessante do D3 é a performance. Seu consumo de memória mínimo é bem baixo, assim como o espaço necessário para instalação do programa (obviamente o tamanho necessário para as bases de dados pode variar bastante dependendo da quantidade de dados), sendo vantajoso frente a outros bancos de dados comerciais que exigem verdadeiras super máquinas para rodar.

O D3 está sendo utilizado por diversas empresas, como a Federação das Uni-meds de Minas Gerais, a Dataprev do Rio de Janeiro e o Dieese (De partamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos), em São Paulo. A empresa que distribui e oferece suporte ao produto com exclusividade no Brasil é a Integral Sistemas (www.integral.com.br). Ela possui revendas espalhadas por diversas localidades do país, cuja relação está no site da Integral. O valor da licença de cópias novas do D3 é R$ 936,00 (uma licença por usuário).


A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
Anuncie na Revista do Linux