Revista Do Linux
 
OUTRAS SEÇÕES
  Cartas
  Variedades
  Rádio Linux
  CD do Mês
  Coluna do Augusto
  Leitura
  Dicas e truques
  Opinião
 

Para o dia-a-dia

SpamAssassin

  • softwares/SpamAssassin/

    Um dos maiores problemas que os usuários de computadores enfrentam atualmente é o excesso de junk mail em suas caixas postais. Propagandas de empresas tentando vender desesperadamente seus produtos, candidatos a cargos públicos pedindo votos com mensagens apelativas e “divulgação” de websites que dificilmente interessam a quem está recebendo as mensagens invadem diariamente as caixas postais de todos, fazendo os usuários perder tempo de conexão e até mesmo dinheiro.

    O SpamAssassin é um programa para filtragem de e-mails que faz vários testes nos cabeçalhos e corpo das mensagens para identificar as que são spam. Depois de identificada como spam, a mensagem é marcada com algumas tags e pode ser facilmente filtrada por um cliente de e-mail.

    No CD desta edição você encontra os fontes do programa no arquivo Mail-SpamAssassin-2.43.tar.gz, que pode ser compilado e utilizado em qualquer distribuição. Além disso, incluímos pacotes RPMS para os usuários do Red Hat 7.3 com Perl 5.6.1. Os pacotes são:

    • spamassassin-2.43-2.src.rpm - Fontes do programa
    • perl-Mail-SpamAssassin-2.43-2.i386.rpm - Módulos Perl necessários para o SpamAssassin
    • spamassassin-2.43-2.i386.rpm - Script principal, spamc/spamd e regras
    • spamassassin-tools-2.43-2.i386.rpm - Ferramentas opcionais necessárias para verificação em massa.

    Não deixe de conferir a matéria de capa desta edição para conhecer um pouco da história do spam, algumas dicas sobre como evitar os spammers e, claro, aprender como instalar e configurar o SpamAssassin para trabalhar junto com seu cliente de e-mail.

    Magic Point

  • softwares/MagicPoint

    O Magic Point é um software de apresentação um pouco diferente dos demais. As apresentações são geradas a partir de arquivos de puro texto, que podem ser feitos em seu editor favorito. Quem está acostumado com o StarImpress poderá ficar um pouco decepcionado com a falta da interface gráfica, mas não deixe que isto o impressione e tire o mérito do software. O fato de o software não apresentar uma interface amigável não significa que suas apresentações serão “pobres” em recursos gráficos ou que conterão apenas textos.

    As apresentações feitas com o Magic Point podem conter a maioria dos recursos utilizados em outros softwares de apresentação, como figuras, gradientes, imagens de fundo, suporte a fontes TrueType e outros. Uma característica interessante no Magic Point é que pode exportar facilmente as apresentações criadas para outros formatos como, por exemplo, o HTML.

    Além dos arquivos fonte do Magic Point, você também encontra no CD desta edição alguns templates que podem ser modificados e utilizados em suas palestras ou apresentações.

    Não deixe de ler na edição deste mês a matéria escrita por Fernando M. Roxo da Motta, onde você aprenderá a utilizar o Magic Point.

    Phoenix

  • softwares/Phoenix

    Baseado no Mozilla, assim como o Galeon, K-Meleon e Chimera, este software pode ser a solução para os leitores que possuem uma máquina com poucos recursos de processamento e desejam navegar na Internet. O navegador Phoenix é leve, muito rápido e exibe perfeitamente a maioria dos websites existentes.

    Apesar da simplicidade e leveza do navegador, ele oferece recursos indispensáveis nos browsers atuais, como marcadores, histórico dos websites visitados, visualização do código fonte das páginas, possibilidade de visualização dos sites em abas, o que evita ter várias janelas abertas em seu desktop, personalização da barra de ferramentas, barra lateral com informações sobre downloads, histórico ou marcadores e outras funções.

    Estamos distribuindo no CD que acompanha esta edição as versões do Phoenix para Linux, Windows e OS/2. Assim, todos podem aproveitar os recursos de mais um Software Livre.

    Cool Linux

  • software/CoolLinux

    Para todos aqueles que sempre quiseram experimentar o Linux, mas ainda têm “medo” de instalar e acabar perdendo a partição com seu outro sistema operacional, ou então para os leitores que gostariam de utilizar o Linux em máquinas onde não possuem permissão para instalá-lo, como, por exemplo, laboratórios de faculdades, o Cool Linux pode ser uma ótima alternativa.

    O que diferencia o Cool Linux das distros convencionais é que não necessita ser instalado na máquina, pois ele roda a partir do CD. Tudo o que o usuário precisa fazer é gerar um CD com a imagem iso que está sendo distribuída nesta edição, e dar o boot em sua máquina a partir do CD criado. Entre os aplicativos que acompanham o Cool Linux estão o OpenOffice 1.0, AbiWord, Acrobat, xine, xmms, licq, xchat, sylpheed, pine, opera, mozilla, icewm, ROX Filer, ngrep, nmap, ppp-redialer, DivX, pgp e muitos mais.

    Para criar seu Cool Linux CD, você precisará de um CD-R virgem com capacidade de 700MB. O arquivo cool-linux-cd-2.00beta1.iso pode ser gravado com o cdrecord, cdrdao ou seu software favorito.

    Confira nesta edição a seção distro sobre o Cool Linux CD, escrita por Augusto Campos, para entender melhor os recursos que esta distribuição pode oferecer. Aproveite a oportunidade e crie um Cool Linux CD para aquele seu amigo que vive reclamando das dificuldades de instalação do Linux.

    Kernel e Edições Offline

  • /kernel e /RevistaDoLinux

    Como de costume, temos em nosso CD as versões mais recentes do kernel Linux nas séries 2.4, tanto para a arquitetura Intel 32 Bits (em kernel/i386/v2.4) quanto para PowerPC (em kernel/PPC), e 2.2 (subdiretório kernel/i386/v2.2/), além de todas as edições anteriores da Revista do Linux em formato HTML. Basta apontar o seu navegador para o arquivo www.RevistaDoLinux.com.br/index.html, em nosso CD.

    Procurando instruções?

    Instruções de instalação dos softwares contidos em nosso CD estão disponíveis nos arquivos LEIAME, no diretório do software ou em arquivos README e INSTALL, geralmente inclusos nos pacotes .tar.gz. Em caso de dúvidas, dê uma olhada no site oficial do produtor do software, onde pode haver mais documentação, listas de discussão ou fóruns que podem lhe ajudar.

    IMPORTANTE!

    Lembramos que os softwares contidos no CD são fornecidos sem qualquer tipo de suporte técnico, seja pela Conectiva S.A., pela Revista do Linux ou pelos autores dos respectivos softwares. Eventuais problemas físicos com a mídia devem ser reportados ao nosso serviço de atendimento ao cliente, que pode ser contatado através do endereço: sac@RevistaDoLinux.com.br


  • A Revista do Linux é editada pela Conectiva S/A
    Todos os Direitos Reservados.

    Política de Privacidade
    Anuncie na Revista do Linux