Comandos básicos do Axe

A comunicação entre o usuário e o Axe ocorre por meio de parâmetros do executável axe.php no seu Terminal, e é por isso que o Axe tem como requisito o acesso shell (ssh ou similar) ao servidor de hospedagem.

Para emitir os comandos, você pode chamar o axe.php pelo seu caminho completo, como no exemplo a seguir, que recriaria os índices do seu blog:

/users/fulano/www/blog/axe/axe.php -R

Outra alternativa é usar as expansões da shell, conforme a configuração da sua conta, como no exemplo:

~/www/blog/axe/axe.php -R

Ou ainda ir ao diretório do Axe e chamá-lo de lá:

cd ~/www/blog/axe
./axe.php -R

Usuários experientes certamente preferirão criar um alias ou mesmo incluir o Axe no path da sua shell.

Os parâmetros essenciais

Não esqueça de antes entender a estrutura de pastas do Axe e o ciclo de vida de um post do Axe.

Veja como comandar o Axe, com comandos curtos (exemplo: -d) e longos (exemplo: --draft):

  • axe.php -d nome.txt
    --draft: pré-publica um post a partir de um arquivo de entrada gravado na pasta staging.

  • axe.php -v nome.php
    --preview: cria, a partir de um draft gerado pelo axe.php -d, uma versão completa do post em HTML para conferência na pasta de previews, mas não a publica. A URL para que ela possa ser acessada pelo autor é exibida na tela.

  • axe.php -P nome.php
    --post: publica um post em HTML puro a partir de um draft gerado pelo axe.php -d, e atualiza o index, as tags, o sitemap e o feed.

  • axe.php -U nome.php
    --update: atualiza um post a partir de um draft gerado pelo axe.php -d, e atualiza o index, as tags, o sitemap e o feed. O arquivo de entrada que gera um draft de atualização tem requisitos especiais: incluir as variáveis @@POSTTIME e @@POSTNAME correspondentes à publicação inicial. Elas podem ser geradas automaticamente, veja na documentação sobre ciclo de vida de um post do Axe os detalhes sobre o acesso rápido ao fonte de um post para atualização.

  • axe.php -X /AAAA/MM/nome.html
    --delete: apaga um post a partir da sua URL relativa (/ano/mes/nome.html), e atualiza o index, as tags e o feed.

  • axe.php -e
    --feed: força atualizar o feed, mesmo sem ter publicado ou atualizado nada.

  • axe.php -R
    --rebuild: força atualizar o index, as tags, o sitemap e o feed, mesmo sem ter publicado ou atualizado nada.

  • axe.php -L
    --catalogs: para manutenção. Força a recriação, a partir dos posts arquivados, os catálogos internos de posts e de tags, usados para fazer os rebuilds.

  • axe.php -m
    --map: Atualiza apenas o sitemap.

  • axe.php -M
    --monthly: Atualiza apenas os índices mensais (archive*.html).

Os parâmetros modificadores

Alguns dos parâmetros essenciais do Axe, acima, aceitam modificadores, na forma de parâmetros adicionais. Por exemplo, se você quiser que o comando de rebuild atualize todos os índices e posts do blog, mesmo nos casos em que ele notar que já estão atualizados, pode trocar o parâmetro -R pelo parâmetro -Rf ou -R --force

Veja a lista de modificadores:

  • -f
    --force: força o rebuild a atingir todos os arquivos, e não apenas os que precisam de atualização.

  • -i
    --indexonly: Ao chamar 'axe.php -Ri', será feito um rebuild completo de todos os índices (index*.html, tag-*.html, archive*.html, sitemap-axe.xml e o feed rss), mas não dos arquivos de posts individuais (que também seriam reconstruídos no caso de um 'axe.php -Rf').

  • -q
    --quiet: reduz as mensagens exibidas pelo Axe no Terminal.

  • -t
    --talkative: aumenta a quantidade de mensagens exibidas pelo Axe no Terminal.

  • -n
    norebuild: usado em conjunto com os comandos de post, update ou delete, impede que os índices, tags e feeds sejam atualizados automaticamente ao final da operação. Eles ficarão desatualizados, lembre-se de comandar um rebuild logo depois.

  • -o
    --noold: usado em conjunto com o comando de draft, impede que o arquivo-texto de entrada seja movido automaticamente para a pasta old ao final da operação.

  • -1
    --nofirstimage: não usa a primeira ilustração do post como um ícone para o mesmo (veja os detalhes no exemplo do arquivo de entrada).

  • axe.php -r
    --strict: esta opção1 desabilita qualquer significado especial para as 2 primeiras linhas do arquivo txt de entrada, que passam a ser meras linhas do corpo de texto. Ao usá-la, o título e as tags do post passam a ter de ser definidos com as linhas @@POSTTITLE: e @@POSTTAGS: ao final do arquivo txt de entrada.

  • axe.php -h
    --hereconf: Permite executar um Axe instalado em outro diretório, e fazê-lo ler o axe_config.php do diretório corrente, e não do diretório em que o Axe reside. Casos de uso: múltiplas instalações do Axe no mesmo ambiente, ou Axe instalado fora da árvore de diretórios do servidor web.

Combinando parâmetros

Além de poder combinar parâmetros essenciais aos parâmetros modificadores, é possível combinar o parâmetro do comando draft (-d) aos dos comandos preview (-v), post (-P) e update (-U).

Exemplos:

  • axe.php -dv nome.txt
    draft+preview: pré-publica um post a partir de um arquivo de entrada gravado na pasta staging, e cria uma versão completa do post em HTML para conferência na pasta de previews, sem publicá-la. A URL para que ela possa ser acessada pelo autor é exibida na tela.

  • axe.php -dP nome.txt
    draft+post: pré-publica um post a partir de um arquivo de entrada gravado na pasta staging, gera o post correspondente em HTML e o publica, atualizando index, tags, sitemap e feed.

  • axe.php -dPn nome.txt
    draft+post+norebuild: pré-publica um post a partir de um arquivo de entrada gravado na pasta staging, gera o post correspondente em HTML e o publica, mas sem atualizar index, tags, sitemap e feed.
 
  1.  Criada por sugestão do Aurélio Jargas, autor do filtro txt2tags